Neste plano de aula, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão convidados a embarcar em uma jornada interativa que explora o caminho da energia elétrica desde sua geração até o ponto de consumo nas residências. Através da metodologia da Sala de Aula Invertida, esta atividade pedagógica prática começará com uma fase de pesquisa onde os estudantes levantarão informações sobre diversos tipos de usinas geradoras de energia, como hidrelétricas, termelétricas, eólicas, entre outras. Apoiando-se no princípio da sustentabilidade e na responsabilidade socioambiental, os alunos utilizarão materiais recicláveis para construir modelos simplificados dessas usinas. Esta etapa não só fomentará a criatividade como também servirá de base para discussões sobre os impactos ambientais, semelhanças e diferenças entre as formas de geração de energia. Posteriormente, os grupos de alunos conectarão suas usinas a miniaturas de casas, demonstrando visualmente como a energia é distribuída e consumida. Este projeto visa promover uma reflexão crítica sobre os desafios associados à geração e distribuição de energia em grandes cidades e comunidades, incentivando uma compreensão mais profunda das implicações da produção de energia no meio ambiente e na sociedade.
O cerne desta atividade está em equipar os alunos com conhecimentos e habilidades para compreender a jornada da energia elétrica e seus impactos socioambientais. Visando não apenas um entendimento teórico, esta aula prática espera desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia, fomentando uma consciência sobre sustentabilidade. Além disso, ao proporem ações coletivas visando otimizar o uso de energia elétrica, os alunos estarão aplicando conhecimentos de forma prática, engajando-se com problemas reais e soluções sustentáveis. Ao final, espera-se que os discentes tenham uma visão crítica e ampliada sobre os desafios e responsabilidades relacionados à geração, distribuição e consumo responsável de energia elétrica.
O conteúdo programático desta atividade aborda de maneira integrada aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais relacionados à geração, distribuição e consumo de energia elétrica. Através de uma abordagem prática e reflexiva, os alunos serão instigados a explorar as várias fontes de energia, seus princípios de funcionamento, vantagens, desvantagens e impactos socioambientais. Este enfoque multidisciplinar é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e capazes de atuar de forma responsável e inovadora frente aos desafios energéticos contemporâneos.
A metodologia aplicada nesta atividade combina a Sala de Aula Invertida com a Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os alunos sejam agentes ativos no seu processo de aprendizagem. Inicialmente, os estudantes serão incumbidos de realizar pesquisas prévias sobre os temas abordados, trazendo informações relevantes para construir uma base sólida de conhecimento. Em sala de aula, a construção de modelos usando materiais recicláveis promoverá o aprendizado lúdico, enquanto discussões guiadas e reflexões coletivas permitirão aprofundar a compreensão dos conteúdos. Esta abordagem hands-on facilita a conexão entre teoria e prática, estimulando a criatividade, colaboração e pensamento crítico.
Esta atividade está planejada para ser realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão as informações coletadas e iniciarão a construção dos modelos das usinas. A segunda aula será dedicada à finalização dos modelos, discussões sobre os impactos socioambientais e a simulação da distribuição de energia elétrica para as miniaturas de casas.
A avaliação desta atividade será realizada de forma processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a profundidade e relevância das pesquisas apresentadas, a criatividade e a precisão na construção dos modelos, bem como a qualidade e a pertinência das reflexões e proposições relacionadas aos impactos socioambientais e ao consumo responsável de energia. Será dada especial atenção à capacidade dos estudantes de trabalhar cooperativamente, aplicar o conhecimento teórico na construção dos modelos e na discussão dos temas, e de elaborar propostas práticas para otimizar o uso da energia em contexto escolar ou comunitário.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais básicos de reciclagem (papelão, garrafas plásticas, papel alumínio, etc.), tesouras, cola, fita adesiva, miniaturas de casas e cartolina para a construção das usinas e simulação da distribuição de energia. Além disso, acesso à internet para realização das pesquisas prévias e recursos audiovisuais para apresentação das pesquisas e discussões em sala de aula. Estes recursos são essenciais para proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica, interativa e significativa.
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