Nesta aula, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental participarão de uma roda de debate para discutir a eficácia e os modos de ação de diferentes métodos contraceptivos. A atividade promoverá a formação de grupos, cada um responsável por estudar um método específico, avaliando sua eficácia, vantagens e desvantagens. O debate também abordará a importância do compartilhamento de responsabilidades na escolha e uso dos métodos para prevenir gravidez precoce e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), destacando a relevância da educação sexual no contexto escolar para o desenvolvimento integral dos alunos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos em relação aos métodos contraceptivos e sua eficácia, além de fomentar o reconhecimento da importância do compartilhamento de responsabilidades na prevenção da gravidez precoce e DSTs. A atividade visa aumentar a consciência dos alunos sobre as múltiplas dimensões da sexualidade, incorporando aspectos biológicos, socioculturais, afetivos e éticos, com ênfase em promover o diálogo e a reflexão crítica.
O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo de diferentes métodos contraceptivos, incluindo suas características, eficiência, além de uma análise das vantagens e desvantagens de cada um. Os alunos deverão também entender a importância do envolvimento de ambos os parceiros na escolha do método contraceptivo. É fundamental que os estudantes se familiarizem com os sintomas e tratamentos das DSTs, bem como compreendam a importância das práticas seguras e responsáveis.
A metodologia utilizada para esta atividade pedagógica será baseada em dinâmicas de grupo e rodas de conversa. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e preparar apresentações sobre um método contraceptivo específico. Essas atividades serão guiadas por diretrizes claras e apoiadas por materiais didáticos adequados. A segunda parte da aula será um debate estruturado, onde cada grupo terá a oportunidade de expor suas conclusões e interagir com os demais, fortalecendo a argumentação, o trabalho em grupo e o espírito crítico.
O cronograma da atividade foi planejado para ser executado em duas aulas consecutivas de 60 minutos, totalizando uma carga horária de 2 horas. A primeira aula será dedicada ao desenvolvimento da pesquisa e preparação das apresentações pelos grupos. Na segunda aula, realizaremos o debate, permitindo que os alunos apresentem e discutam suas descobertas, incentivando a troca de opiniões e o fortalecimento da aprendizagem colaborativa.
A avaliação dos alunos será conduzida de maneira contínua e formativa, com foco em sua participação e engajamento durante a atividade. Serão considerados critérios como a qualidade das pesquisas realizadas, a capacidade de trabalho em equipe, a clareza e organização das apresentações e a habilidade de argumentação durante o debate. Exemplos de avaliação podem incluir rubricas ou listas de verificação que contemplem análise crítica, originalidade na apresentação das ideias, além de cooperação e respeito nas interações durante o debate.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais de pesquisa impressos ou digitais sobre métodos contraceptivos e DSTs, equipamentos de apresentação multimídia, como projetores e computadores, além de fichas ou flipcharts para anotações durante a preparação e o debate.
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