A atividade proposta desafia os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem um projeto voltado para a otimização do uso de energia elétrica na escola ou na comunidade. Inicialmente, os alunos assistirão a vídeos e lerão materiais sobre eficiência energética, desenvolvendo um entendimento básico e contextualizado sobre o tema. Em seguida, os estudantes, divididos em grupos, colaborarão para criar propostas de ações práticas e sustentáveis que promovam uma redução no consumo de energia. As propostas podem incluir a escolha de equipamentos mais eficientes e a adoção de mudanças de hábitos diários. Ao final da atividade, cada grupo apresentará seu plano de ação, destacando de forma realista os benefícios ambientais de suas propostas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem promover a consciência ambiental e capacitar os alunos a identificar e aplicar conceitos de eficiência energética em contextos práticos. A atividade visa desenvolver habilidades de colaboração entre os estudantes, encorajando-os a trabalhar em equipe para solucionar um problema real. Além disso, busca-se que os alunos analisem criticamente as fontes de energia e os impactos de seu consumo, propondo soluções fundamentadas em dados e boas práticas de sustentabilidade.
O conteúdo programático desta atividade se concentra em temas relacionados à eficiência energética e sustentabilidade aplicados ao cotidiano dos alunos. Inicialmente, abordaremos os diferentes tipos de energia, distinguindo entre fontes renováveis e não renováveis. Em seguida, os alunos explorarão os tipos de transformações de energia realizadas pelos aparelhos elétricos comuns em suas casas e escolas. Finalmente, os estudantes utilizarão esse conhecimento para identificar práticas de redução de consumo energético e elaborar um plano de ação sustentável.
A metodologia da atividade é baseada na Aprendizagem por Projetos, que incentiva os alunos a participarem ativamente de seu aprendizado por meio de um desafio prático e colaborativo. Utilizando tecnologias educacionais, os alunos assistirão a vídeos informativos e realizarão leituras sobre eficiência energética para formar uma base teórica sólida. Na sequência, os grupos irão discutir e pesquisar para construir seus planos de ação, desenvolvendo competências socioemocionais e habilidades de resolução de problemas.
O cronograma da atividade está dividido em dois encontros de 60 minutos. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao tema por meio de vídeos e leituras, seguidos de discussões em grupos para identificar problemas e oportunidades de melhoria na escola ou comunidade. No segundo encontro, os grupos dedicarão o tempo para desenvolver e finalizar as propostas, as quais serão apresentadas e discutidas com a turma.
A avaliação da atividade será realizada de forma contínua e formativa. Os alunos serão incentivados a contribuir durante todas as etapas do projeto, e a participação será um dos critérios avaliativos. As apresentações finais dos grupos serão avaliadas quanto à clareza, viabilidade e inovação das propostas, além do embasamento teórico demonstrado por meio de referências e argumentos sólidos. Exemplos de critérios de avaliação incluem a capacidade do grupo de apresentar propostas concretas e mensuráveis, bem como o uso eficiente de recursos sustentáveis e argumentação fundamentada. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos para promover a melhoria contínua dos alunos.
Os materiais e recursos utilizados durante a atividade incluirão ferramentas tecnológicas e educacionais que facilitem o entendimento dos tópicos abordados e o desenvolvimento dos projetos. Os alunos terão acesso a vídeos e leituras online sobre eficiência energética e sustentabilidade, além de material impresso para anotações e rascunhos. Outros recursos, como computadores, projetores e acesso à Internet, serão fundamentais para a realização das pesquisas e apresentações.
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