Detetives de Energia em Ação!

Desenvolvida por: Ciro D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Energia Renovável e Não Renovável

Esta atividade propõe transformar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em 'Detetives de Energia', incentivando a exploração e investigação das diversas fontes de energia presentes no ambiente escolar e na comunidade local. Divididos em equipes, os alunos receberão a tarefa de descobrir, classificar e analisar as fontes de energia disponíveis, sejam elas renováveis ou não renováveis, utilizando para isso um guia de pesquisa elaborado pelo professor. Através dessa investigação, os estudantes desenvolverão habilidades de observação, análise crítica e apresentação, ao mesmo tempo em que aprendem sobre a importância da sustentabilidade e do uso consciente dos recursos energéticos. Cada equipe apresentará suas descobertas à turma, destacando as vantagens e desvantagens de cada tipo de energia, promovendo um rico debate sobre os desafios e soluções para questões energéticas na atualidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade visam aprimorar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes fontes de energia, seu uso, impacto ambiental e papel na sociedade. Pretende-se promover a capacidade analítica, o espírito crítico, o trabalho em equipe e habilidades de comunicação oral. Ao explorar a realidade local, os alunos conectarão o conteúdo teórico com suas observações práticas, fomentando a consciência ambiental e a curiosidade científica.

  • Identificar e classificar as fontes de energia presentes no ambiente escolar e na comunidade.
  • Analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo de fonte de energia.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação.
  • Promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e do uso responsável dos recursos energéticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI01: Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • EF08CI03: Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
  • EF08CI04: Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve o estudo aprofundado das fontes de energia, tanto renováveis quanto não renováveis, e a investigação sobre como estas fontes são utilizadas no cotidiano da comunidade e escola. Os alunos também aprenderão sobre a conversão de energia em equipamentos elétricos e o impacto do consumo de energia no ambiente e na economia.

  • Fontes de energia renováveis e não renováveis
  • Transformação e consumo de energia em equipamentos elétricos
  • Impacto ambiental e econômico das fontes de energia

Metodologia

A metodologia ativa adotada neste plano de aula focaliza a participação ativa dos alunos na sua aprendizagem. Através de pesquisas de campo, trabalho em grupo e apresentações orais, os estudantes serão os protagonistas do processo educativo, aplicando na prática os conceitos estudados sobre as fontes de energia.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para a atividade de investigação
  • Utilização de um guia de pesquisa para a identificação e análise das fontes de energia
  • Preparação e apresentação de um relatório de descobertas por cada grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada, consolidando um total de 2 horas de trabalho. Na primeira sessão, os alunos receberão as orientações e iniciarão a pesquisa de campo. Na segunda sessão, concluirão a pesquisa e prepararão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Orientações gerais, formação dos grupos e início da pesquisa de campo.
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa de campo, preparação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base na participação ativa durante todo o processo da atividade, na qualidade das informações coletadas e analisadas, e na clareza das apresentações feitas pelos grupos. A qualidade do trabalho em equipe também será considerada, avaliando-se a distribuição de tarefas e a colaboração entre os membros do grupo. Exemplos concretos e soluções inovadoras para questões relacionadas ao uso de energia na comunidade escolar e local serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso à internet para pesquisas adicionais, materiais de escrita para anotações e elaboração do relatório, e um guia de pesquisa elaborado pelo professor. Também é recomendável que os alunos tenham câmeras fotográficas (ou celulares com câmera) para registrar evidências durante sua investigação no campo.

  • Guia de pesquisa fornecido pelo professor
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis)
  • Acesso à internet
  • Câmeras fotográficas ou celulares com câmera

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo