Detetives de Energia: Renováveis vs Não Renováveis

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Energias Renováveis e Não Renováveis

Nesta atividade interativa e investigativa, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental transformar-se-ão em 'Detetives de Energia', uma missão educativa excitante que os instiga a descobrir e classificar as diversas fontes de energia usadas em residências dentro de suas comunidades. Esta atividade é projetada para ser executada em grupos menores, promovendo a colaboração, pesquisa e apresentação de dados coletados. A missão dos alunos é investigar, seja por entrevistas com familiares e vizinhos ou por pesquisas na internet, as diferentes fontes de energia utilizadas cotidianamente, e classificá-las como renováveis ou não renováveis. Posteriormente, cada grupo irá demonstrar suas descobertas através da criação de mapas conceituais ou gráficos intuitivos. O objetivo desta atividade é não apenas educar os alunos sobre os tipos de energias e suas fontes, mas também cultivar uma consciência sobre a sustentabilidade e a importância de escolher fontes de energia que sejam menos prejudiciais ao ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é dotar os alunos do 8º ano com habilidades investigativas e analíticas no contexto de ciências, enfocando a identificação e classificação de fontes de energia renováveis e não renováveis utilizadas nas residências. Esta atividade procura promover a compreensão da importância das escolhas energéticas para a sustentabilidade ambiental, além de estimular habilidades de pesquisa, colaboração em equipe e apresentação de informação de forma clara e visual.

  • Desenvolver habilidades investigativas sobre fontes de energia.
  • Classificar as fontes de energia como renováveis ou não renováveis.
  • Compreender o impacto das escolhas energéticas na sustentabilidade ambiental.
  • Fomentar capacidades de trabalho em equipe e pesquisa.
  • Melhorar habilidades de apresentação e representação visual de dados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI01: Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • EF08CI02: Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
  • EF08CI04: Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a exploração dos diferentes tipos de energia, focando em suas classificações como renováveis e não renováveis. Será dada ênfase no papel da energia na sociedade contemporânea, as implicações do uso de diferentes tipos de energia e a importância da sustentabilidade energética. Além disso, os alunos irão desenvolver habilidades práticas ao apresentar suas descobertas utilizando recursos visuais.

  • Tipos de energia: renováveis e não renováveis.
  • Uso e impacto da energia nas residências e comunidade.
  • Sustentabilidade e escolhas energéticas.
  • Técnicas de coleta de dados e entrevista.
  • Criação de mapas conceituais e gráficos.

Metodologia

Esta atividade adota uma metodologia ativa, onde os alunos atuam como participantes principais em sua aprendizagem. Serão formados grupos pequenos que receberão o desafio de investigar tipos de energia usados em suas comunidades. A coleta de dados poderá ser feita por entrevistas ou pesquisas online. Posteriormente, os alunos organizam as informações reunidas em mapas conceituais ou gráficos, facilitando a visualização e apresentação dos dados coletados.

  • Trabalho em grupo para promover colaboração.
  • Pesquisa de campo através de entrevistas.
  • Pesquisa online para coleta de dados adicionais.
  • Análise e classificação das informações coletadas.
  • Criação e apresentação de mapas conceituais ou gráficos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 7 aulas de 50 minutos, contemplando fases de introdução ao tema, preparação para a pesquisa, coleta e análise de dados, criação dos mapas conceituais ou gráficos, e por fim, apresentação dos resultados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aula 2-3: Preparação e início da pesquisa de campo.
  • Aula 4-5: Análise dos dados coletados e início da criação dos mapas/gráficos.
  • Aula 6: Finalização dos mapas/gráficos.
  • Aula 7: Apresentação dos resultados pelos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Cada grupo será avaliado pela qualidade e profundidade da pesquisa realizada, incluindo a abrangência das fontes de energia identificadas e a precisão na sua classificação como renováveis ou não. A apresentação dos mapas conceituais ou gráficos também será levada em consideração, avaliando a clareza, criatividade e a capacidade de síntese das informações. Além disso, será avaliada a participação individual dentro do grupo, levando em conta o engajamento e contribuição de cada aluno no desenvolvimento do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos de pesquisa, como acesso à internet para busca de informações e realização de entrevistas. Além disso, materiais para criação dos mapas conceituais ou gráficos, tais como papel, canetas coloridas, marcadores e adesivos serão fundamentais. Softwares de edição gráfica ou plataformas online para a criação de mapas conceituais podem enriquecer a qualidade das apresentações finais.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Papel, canetas e marcadores para mapas conceituais.
  • Softwares de edição gráfica ou plataformas de mapas conceituais online.
  • Questionários para entrevistas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo