Energia em Debate: Fontes e Impactos

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental participarão de uma roda de debate sobre diferentes fontes de energia, explorando suas características renováveis e não renováveis. Cada grupo será responsável por pesquisar uma fonte de energia específica, preparando e apresentando suas descobertas sobre os modelos de uso, impactos ambientais e potencial para sustentar a sociedade moderna. O objetivo é promover uma compreensão mais abrangente das opções energéticas disponíveis, auxiliando os alunos a identificarem e classificarem essas fontes, enquanto discutem suas implicações socioambientais e a eficiência energética.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem da atividade é permitir que os estudantes identifiquem e classifiquem as variadas fontes de energia, diferenciando entre renováveis e não renováveis. Ao discutir e apresentar suas pesquisas, os alunos desenvolverão habilidades de crítica e avaliação, essenciais para julgar os diferentes modelos de geração de energia e seus impactos. A atividade visa também incentivar a proposição de soluções sustentáveis, familiarizando os estudantes com princípios de economia de energia e eficiência, e como estas práticas podem ser aplicadas em suas próprias vidas e comunidades.

  • Identificar diferentes fontes de energia.
  • Classificar fontes renováveis e não renováveis.
  • Discutir impactos socioambientais das fontes de energia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI01: Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • EF08CI05: Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
  • EF08CI06: Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a exploração das diversas fontes de energia, suas características e impactos ambientais. Os estudantes irão investigar os métodos utilizados para gerar energia a partir de fontes como solar, eólica, hídrica e fósseis, e suas adequações para garantir sustentabilidade. Com isso, o debate entre alunos trará uma visão crítica sobre as alternativas energéticas e a importância do uso consciente e responsável.

  • Fontes de energia renováveis.
  • Fontes de energia não renováveis.
  • Impactos ambientais das fontes de energia.

Metodologia

A metodologia da atividade baseia-se na pesquisa ativa e no debate orientado, promovendo o aprendizado colaborativo e a capacidade de argumentação dos estudantes. A divisão dos alunos em grupos facilita a distribuição das tarefas de pesquisa, proporcionando um ambiente de cooperação. Os alunos serão encorajados a explorar fontes de informação variadas, resultando em apresentações que fomentam o debate crítico em sala, garantindo uma maior apropriação do conhecimento.

  • Pesquisa em grupos sobre fontes de energia.
  • Apresentação das descobertas.
  • Debate em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão instruídos sobre a tarefa e terão tempo para começar suas pesquisas em grupo sobre a fonte de energia designada. A segunda aula será dedicada às apresentações das pesquisas e ao debate coletivo sobre as vantagens, desvantagens e impactos de cada fonte de energia apresentada.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentação e debate das pesquisas.

Avaliação

A avaliação será feita com base em dois principais aspectos: o processo e o produto final. Durante o processo, o comprometimento de cada aluno dentro do grupo será avaliado por meio de observações do professor. O produto final, sendo a apresentação do grupo, será avaliado a partir de critérios como clareza na apresentação, entendimento do tema, capacidade de argumentação e participação no debate. Exemplos incluem a habilidade dos alunos em relacionar fontes de energia com seus impactos ambientais e a articulação das ideias durante a discussão.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, diversos materiais e recursos serão necessários, garantindo que os alunos tenham suporte completo para suas pesquisas e apresentações. Isso inclui acesso à internet para pesquisa, plataformas de apresentação para a demonstração dos resultados e materiais impressos com orientações sobre a tarefa. Esses recursos são essenciais para assegurar a obtenção eficaz de informações e a comunicação clara durante as exposições.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor ou TV para apresentações.
  • Folhetos informativos sobre fontes de energia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo