Esta atividade pedagógica prática emprega a metodologia Sala de Aula Invertida, complementada pela Roda de Debate, para engajar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na investigação dos efeitos dos sais minerais sobre a saúde humana. Através de um trabalho preparatório com vídeos e infográficos sobre as consequências do excesso ou deficiência de diferentes sais minerais, os estudantes chegarão à aula equipados com conhecimento preliminar sobre o tema. Em sala, serão organizados em pequenos grupos para apresentar suas descobertas e envolver-se em discussões produtivas sobre possíveis medidas preventivas contra desequilíbrios minerais. A apreciação de uma caixa misteriosa contendo amostras reais de sais minerais proporcionará uma experiência tátil e visual que auxilia na fixação do conhecimento teórico, incentivando a correlação direta com o material estudado em casa, e potencializando o aprendizado através da discussão coletiva sobre a importância desses nutrientes essenciais.
O principal objetivo desta atividade é fortalecer a compreensão dos alunos sobre a importância dos sais minerais para a saúde, bem como as consequências do seu excesso ou deficiência no organismo humano. Procura-se estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, ao mesmo tempo que se promove a colaboração e o trabalho em equipe. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar fontes alimentares saudáveis de minerais, reconhecer os sinais de desequilíbrio mineral e sugerir estratégias de prevenção.
No cerne do plano de aula está o entendimento sobre os sais minerais, essenciais ao metabolismo humano, incluindo cálcio, ferro, potássio, entre outros. Discutiremos suas funções, fontes alimentares, e impactos na saúde decorrentes de suas excessivas ou insuficientes quantidades no corpo.
Adotando a Sala de Aula Invertida, os alunos estudarão o material de apoio antecipadamente. Em classe, a atividade se desdobrará em apresentações de grupos, seguidas de Rodas de Debate, onde todos terão a chance de discutir e aprofundar o conhecimento adquirido. A interação com a caixa misteriosa de sais minerais dará uma dimensão prática ao aprendizado.
A atividade será executada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira, realiza-se as apresentações em grupo e início das discussões. A segunda aula focará nas Rodas de Debate e na exploração da caixa misteriosa.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, qualidade das apresentações dos grupos, compreensão demonstrada durante as Rodas de Debate e a capacidade de estabelecer relações práticas com os materiais da caixa misteriosa. Considerar-se-á também a reflexão individual ou em grupo sobre estratégias de prevenção contra desequilíbrios minerais. Exemplos específicos ou propostas de melhoria na dieta serão valorizados.
Os recursos para esta atividade incluem acesso a vídeos e infográficos sobre sais minerais disponibilizados digitalmente antes da aula, uma caixa contendo amostras reais de diferentes sais minerais para a exploração em sala, além de materiais de apoio para registro das discussões e conclusões dos grupos.
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