Nesta atividade prática, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para construir modelos simples que simbolizem o Sol, a Terra e a Lua. Utilizando-se de recursos acessíveis como lanternas para representar o Sol e bolas de diferentes tamanhos para a Terra e a Lua, cada grupo será desafiado a simular as fases da Lua e os diferentes tipos de eclipses. A atividade inclui a criação de vídeos curtos por parte dos alunos, nos quais explicarão os fenômenos observados, relacionando-os com as posições relativas entre Sol, Terra e Lua. Tal prática visa não apenas ilustrar, mas também proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre as fases da Lua e eclipses, elementos fundamentais para o estudo da astronomia e dos movimentos celestes. A interação com os modelos torna o aprendizado mais significativo, permitindo que os estudantes visualizem conceitos muitas vezes abstratos a partir de uma perspectiva tangível e participativa.
A presente atividade tem como objetivo principal facilitar a compreensão dos estudantes sobre o complexo movimento dos corpos celestes, especificamente as posições e movimentos relativos do Sol, da Terra e da Lua, que dão origem às fases da Lua e aos eclipses. Pretende-se cultivar uma aprendizagem significativa por meio da experimentação e da construção de modelos físicos, incentivar o trabalho em equipe e desenvolver habilidades de comunicação eficaz através da criação e apresentação de vídeos explicativos. Este exercício vislumbra também proporcionar um entendimento mais rico sobre como os fenômenos observados no céu são resultado direto das interações dinâmicas no sistema Sol-Terra-Lua.
O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos fundamentais da astronomia, focando no sistema Sol-Terra-Lua e nos fenômenos resultantes das suas interações, como as fases da Lua e os eclipses. Através da aplicação prática e da construção de modelos, os estudantes poderão compreender melhor esses conceitos, enriquecendo sua visão sobre a mecânica celeste.
A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será empregada nesta atividade. Os estudantes, divididos em grupos, serão os protagonistas do processo de aprendizagem, investigando, construindo, discutindo e compartilhando os conhecimentos adquiridos. A construção de modelos físicos e a criação de vídeos educacionais possibilitarão o engajamento ativo dos alunos na exploração dos conteúdos de astronomia.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, realizaremos a introdução dos conceitos e a divisão dos grupos. Na segunda aula, as equipes irão construir seus modelos e iniciar as simulações. Na última aula, finalizaremos as simulações, e os grupos produzirão seus vídeos para apresentação e discussão.
A avaliação será formativa e baseada na participação, colaboração, compreensão dos conceitos e na capacidade de síntese e comunicação das equipes. Os vídeos produzidos pelos alunos serão analisados segundo critérios claros de avaliação, como precisão conceitual, criatividade, clareza na comunicação e qualidade técnica. Exemplos de perguntas que o vídeo deve responder: 'Como as fases da Lua ocorrem?' e 'Qual a diferença entre um eclipse solar e um lunar?'. A autoavaliação e a avaliação entre pares também farão parte do processo, fomentando a reflexão crítica e a valorização do trabalho colaborativo.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem bolas de diferentes tamanhos para representar o Sol, a Terra e a Lua, lanternas que simularão a luz solar, cartolinas ou papéis de construção para a criação de um ambiente escuro que permita uma melhor visualização dos modelos e dos efeitos simulados, e dispositivos móveis ou câmeras para a gravação dos vídeos explicativos.
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