Montando uma Usina de Energia!

Desenvolvida por: Jamile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Fontes de Energia Renováveis

A atividade prática propõe que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental realizem uma pesquisa individual sobre diferentes tipos de usinas de energia, como eólica, solar e hidroelétrica. Após a pesquisa, os alunos serão divididos em grupos e utilizarão materiais recicláveis para construir uma maquete funcional de uma usina de energia escolhida pelo grupo. O objetivo é estimular o aprendizado colaborativo e a aplicação de conhecimentos teóricos na prática. No final, cada grupo apresentará sua maquete, explicando o funcionamento da usina criada e discutindo a importância do tipo de energia selecionado para a sociedade. Esta atividade busca desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e comunicação efetiva, além de aumentar a conscientização sobre a importância das fontes de energia renováveis.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem promover a compreensão dos alunos sobre os principais tipos de fontes de energia renováveis, incentivar o desenvolvimento de habilidades técnicas e colaborativas para a construção de maquetes e fomentar uma discussão crítica sobre a importância da energia renovável para a sustentabilidade ambiental. Além disso, busca-se fortalecer a capacidade dos alunos de comunicar ideias de forma clara e eficaz, por meio de pesquisas e apresentações.

  • Compreender os principais tipos de usinas de energia.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração em grupo.
  • Fomentar a discussão sobre a importância das energias renováveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI10: Discutir a importância das fontes de energia renováveis e não renováveis.
  • EF08CI11: Propor soluções para o uso sustentável das diferentes fontes de energia.
  • EF08CI12: Analisar o funcionamento de diferentes tipos de usinas energéticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade aborda a classificação das fontes de energia renováveis e suas principais características, o impacto ambiental das diferentes fontes de energia e o funcionamento de usinas energéticas. Os alunos deverão investigar as vantagens e desvantagens de cada tipo de usina, bem como os aspectos técnicos envolvidos no seu funcionamento, integrando conhecimentos teóricos sobre energia à prática de construção de modelos.

  • Classificação de fontes de energia renováveis.
  • Impactos ambientais das usinas energéticas.
  • Técnicas de montagem de maquetes funcionais.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada no aprendizado ativo por parte dos alunos através de pesquisa individual, colaboração em grupos e apresentação de seus projetos. O uso de materiais recicláveis confere um aspecto prático ao aprendizado teórico, incentivando a inovação e criatividade. Discussões em sala de aula serão encorajadas para fortalecer o entendimento dos conceitos e habilidades desenvolvidas.

  • Pesquisa individual sobre usinas de energia.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Apresentação oral e funcionamento das maquetes.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária está organizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Durante a primeira aula, os alunos realizarão pesquisas e discutirão em grupo suas ideias para a construção das maquetes. Na segunda aula, dedicarão tempo à criação das maquetes e ao ensaio das apresentações, finalizando com a apresentação de seus trabalhos para a turma.

  • Aula 1: Pesquisa e planejamento da maquete.
  • Aula 2: Construção e apresentação da maquete.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em critérios como a qualidade e funcionalidade da maquete, a coerência e clareza da apresentação e a capacidade de trabalhar em grupo. A avaliação compreenderá autoavaliação, onde os grupos poderão refletir sobre o próprio processo de criação, e uma avaliação pelos pares, onde os outros grupos fornecerão feedback construtivo. Isto garantirá que os alunos não só demonstrem domínio do conteúdo, mas também desenvolvam habilidades interpessoais essenciais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem itens básicos que podem ser reciclados, tais como caixas de papelão, garrafas plásticas, papel alumínio, e componentes eletrônicos básicos como LEDs. Além disso, serão necessários materiais de pesquisa, como acesso à internet e livros didáticos, para embasamento teórico e apoio durante a construção.

  • Materiais recicláveis diversos.
  • Componentes eletrônicos básicos.
  • Acesso à internet e bibliografia específica.

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