Plantas e Animais: Reproduzindo Ideias

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Comparação de processos reprodutivos em plantas e animais

A atividade 'Plantas e Animais: Reproduzindo Ideias' visa capacitar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a explorar e compreender as complexidades dos processos reprodutivos em plantas e animais. Usando a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, os alunos conduzirão pesquisas para comparar diferentes estratégias reprodutivas, identificando como cada organismo se adaptou para melhorar sua reprodução e sobrevivência ao longo do tempo. Com isso, desenvolverão um entendimento profundo dos mecanismos adaptativos e evolutivos que possibilitam a perpetuação das espécies. Ao final do projeto, os alunos apresentarão suas descobertas, demonstrando não só o conhecimento adquirido, mas também suas habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem envolvem fomentar a compreensão dos processos adaptativos e evolutivos presentes nos sistemas reprodutivos de plantas e animais. Os alunos aprenderão a identificar semelhanças e diferenças nesses processos e avaliarão como essas características contribuem para a sobrevivência e evolução das espécies. A atividade também visa incentivar os alunos a desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.

  • Compreender mecanismos adaptativos e evolutivos na reprodução de plantas e animais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e apresentação de projetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI01: Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • EF08CI05: Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
  • EF08CI07: Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático oferece uma base sólida para explorar temas relacionados à biologia reprodutiva, enfatizando os padrões e processos adaptativos que se desenvolvem em diferentes espécies para otimizar a sobrevivência e a reprodução. Isso inclui o estudo de ciclos reprodutivos, estratégias de polinização, fecundação, e mecanismos de seleção natural que favorecem características específicas.

  • Estudo dos ciclos reprodutivos em plantas e animais.
  • Análise de estratégias de polinização e fertilização.
  • Entendimento dos processos de seleção natural e evolução.

Metodologia

A metodologia se fundamenta na aprendizagem baseada em projetos, incentivando os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem por meio da investigação ativa e colaborativa. Os estudantes seguirão um cronograma de pesquisa, discussão e apresentação, orientados a utilizar recursos variados para coletar e analisar informações, como artigos científicos, livros didáticos e entrevistas com especialistas.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Pesquisa e investigação ativa por meio de diversas fontes.
  • Trabalho colaborativo em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em três aulas de 60 minutos cada, proporcionando um equilíbrio entre teoria e prática. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e planejamento do projeto. A segunda focará na pesquisa e desenvolvimento dos projetos pelos grupos. A última aula será reservada para apresentações e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao tema e planejamento do projeto.
  • Aula 2: Pesquisa e desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 3: Apresentações dos projetos e feedback.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando-se a participação dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão considerados critérios como a qualidade e relevância das informações pesquisadas, a criatividade e clareza na apresentação final, e a capacidade de trabalho em equipe. Exemplos de avaliação incluem a elaboração de um relatório sobre as descobertas e a realização de uma apresentação oral, onde os alunos devem argumentar sobre os processos reprodutivos e suas vantagens adaptativas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade englobam uma variedade de materiais que facilitam a pesquisa e a apresentação dos projetos. Isso inclui livros didáticos, acesso a bibliotecas online e físicas, computadores para pesquisa de campo, além de materiais de apresentação visual como cartolinas, canetas coloridas e projetores multimídia.

  • Livros e artigos científicos sobre biologia reprodutiva.
  • Acesso a bibliotecas online e recursos digitais.
  • Materiais de papelaria para elaboração de apresentações visuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo