Ciclo da Água em Ação: Construindo Modelos

Desenvolvida por: Karen (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ciclo da água e sustentabilidade

Nesta atividade prática denominada 'Ciclo da Água em Ação: Construindo Modelos', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental trabalharão em pequenos grupos para projetar e construir modelos físicos que representem o ciclo da água, utilizando para isso materiais recicláveis. O objetivo central é criar sistemas que simulem não somente a dinâmica natural da água em nosso planeta - evaporação, condensação, precipitação e coleta - mas também, e especialmente, seu uso e reuso de maneira sustentável por comunidades humanas. Assim, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aplicada do ciclo da água, além de estimular a criatividade, o trabalho colaborativo e o pensamento crítico acerca das problemáticas contemporâneas relacionadas à gestão sustentável dos recursos hídricos. Esta atividade se destaca por incorporar a metodologia ativa, onde os estudantes são estimulados a serem protagonistas do processo de aprendizagem, aplicando seus conhecimentos teóricos à solução de problemas práticos e relevantes.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito dessa atividade é proporcionar aos estudantes uma compreensão prática e teórica do ciclo da água, destacando sua importância para os ecossistemas e para a vida humana, bem como fomentar uma consciência acerca do uso sustentável dos recursos hídricos. Além disso, objetiva-se promover habilidades de trabalho em equipe, criatividade, aplicação prática de conhecimentos científicos e pensamento crítico através da resolução de problemas ambientais reais. Incorporando metodologias ativas, esta atividade estimula os alunos a tomarem as rédeas de seu processo de aprendizado, colocando-os em posições onde eles precisem pesquisar, planejar, executar e apresentar seus projetos, encorajando assim uma postura ativa frente aos desafios propostos.

  • Compreender os processos do ciclo da água.
  • Promover a consciência acerca do uso sustentável da água.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a aplicação de conhecimentos teóricos em situações práticas.
  • Fomentar o pensamento crítico e resolução de problemas ambientais.

Conteúdo Programático

A atividade se alinha ao conteúdo programático do 9º ano do Ensino Fundamental, abordando o ciclo da água, sustentabilidade, e o impacto humano nos recursos hídricos. Centra-se em oferecer uma experiência de aprendizagem que transcende a memorização de conceitos para aplicação direta em desafios práticos e contextuais. A incorporação de materiais recicláveis na construção dos modelos promove ainda a reflexão sobre reciclagem e reutilização de materiais, reforçando a necessidade de práticas mais sustentáveis em nosso cotidiano.

  • Ciclo da água: evaporação, condensação, precipitação, infiltração.
  • Importância da água para os seres vivos.
  • Uso e reuso da água em contextos urbanos e rurais.
  • Impactos ambientais e humanos no ciclo da água.
  • Práticas sustentáveis relacionadas à gestão de recursos hídricos.

Metodologia

Aplicando a metodologia ativa, esta atividade divide-se em etapas de planejamento, construção, apresentação e reflexão. Inicialmente, os alunos serão instigados a pesquisar sobre o ciclo da água e práticas de sustentabilidade, estimulando o aprendizado autônomo e crítico. Posteriormente, a fase de construção dos modelos promoverá a colaboração entre os estudantes, exigindo deles uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Por fim, na apresentação dos projetos, os alunos deverão expor seus modelos, explicar o funcionamento e discutir como este pode ser aplicado para promover a economia de água, desenvolvendo assim habilidades de comunicação e argumentação.

  • Pesquisa sobre o ciclo da água e sustentabilidade.
  • Planejamento e desenho dos modelos utilizando materiais recicláveis.
  • Construção dos modelos em pequenos grupos.
  • Apresentação dos projetos e discussão em classe.
  • Reflexão sobre o aprendizado e aplicabilidade do modelo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será dedicado tempo para pesquisa, planejamento e início da construção dos modelos. A segunda aula será destinada à finalização dos modelos e apresentações dos grupos. Esse cronograma permite um equilíbrio entre teoria e prática, assegurando que os alunos tenham tempo suficiente para explorar o tema, construir seus modelos e compartilhar suas descobertas com a turma.

  • Aula 1: Pesquisa e planejamento; Início da construção dos modelos.
  • Aula 2: Finalização dos modelos; Apresentações dos projetos dos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade e na viabilidade técnica dos modelos construídos, além da qualidade das apresentações. Cada projeto será avaliado quanto à sua capacidade de simular o ciclo da água e promover práticas sustentáveis de uso e reuso da água. A clareza na explicação do funcionamento do modelo, a aplicação dos conceitos científicos e a reflexão sobre a importância da gestão sustentável da água serão igualmente consideradas. Será incentivado o feedback construtivo entre os pares, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos (garrafas PET, caixas de papelão, jornais, etc.), tesouras sem ponta, cola, fita adesiva, canetas coloridas e água. Estes materiais permitirão aos alunos construir os modelos de forma criativa, ao mesmo tempo que reforça a mensagem sobre a importância da reciclagem e reutilização de materiais. Computadores ou tablets com acesso à internet também serão úteis na fase de pesquisa. A disponibilidade desses recursos materiais e digitais é crucial para o sucesso da atividade, apoiando o engajamento e o aprendizado dos estudantes.

  • Materiais recicláveis (garrafas PET, caixas de papelão, jornais).
  • Tesouras sem ponta, cola e fita adesiva.
  • Canetas coloridas e marcadores para decoração dos modelos.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa.
  • Recipiente para demonstração prática do ciclo da água.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo