Construindo um Telegrafo Caseiro

Desenvolvida por: Everto… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Eletricidade e Comunicação

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão o desafio de conectar conceitos de ciências à prática através da construção de um telegrafo simples. Utilizando materiais básicos como madeira, arame, uma pequena lâmpada e uma bateria, eles projetarão, construirão e testarão seus próprios dispositivos de comunicação. A atividade culminará com uma emocionante competição de decifração de mensagens utilizando código Morse, permitindo aos alunos vivenciarem na prática um dos primeiros métodos de comunicação à distância. Esta atividade hands-on, baseada no aprendizado ativo e enriquecida com debates e reflexões sobre a importância dos sistemas de comunicação e a evolução do mesmo com o decorrer da história humana, objetiva não apenas a construção do conhecimento científico no conteúdo de circuitos, mas também estimula o trabalho em equipe, criatividade, habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é permitir que os alunos compreendam os princípios básicos da eletricidade e da comunicação, especialmente através da construção e utilização de um telegrafo. Os estudantes irão aplicar conceitos científicos para criar um dispositivo que converta mensagens escritas em código Morse e vice-versa, promovendo assim uma compreensão prática sobre como mensagens podem ser transmitidas e recebidas à distância. Além disso, esta atividade tem como meta desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficiente, pensamento crítico e resolução de problemas, essenciais para o aprendizado multidisciplinar.

  • Compreender os princípios de funcionamento de circuitos elétricos simples.
  • Explorar a história e o papel do código Morse na comunicação à distância.
  • Desenvolver habilidades práticas em construção de dispositivos elétricos simples.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz durante o projeto.
  • Aplicar pensamento crítico e resolução de problemas na concepção e aperfeiçoamento do telegrafo.

Conteúdo Programático

Esta atividade cobre os conteúdos de circuitos elétricos, histórico e funcionamento do telégrafo, além de introduzir os alunos ao código Morse. Vai além da teoria, convidando os alunos a aplicarem conhecimentos de física de forma prática e integrada a conceitos históricos e tecnológicos. Tais conteúdos são essenciais para o entendimento dos princípios de comunicação e eletricidade, bem como para o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas e o pensamento crítico acerca dos avanços tecnológicos e seu papel na sociedade.

  • Princípios de eletricidade e circuitos elétricos
  • História da comunicação: O telégrafo e o código Morse
  • Construção de dispositivos elétricos simples
  • Transmissão e recepção de mensagens em código Morse

Metodologia

A metodologia ativa será o pilar desta atividade, incorporando a Aprendizagem Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em equipes para projetar, construir e testar seus telegrafos, favorecendo a colaboração e a aplicação de conhecimentos teóricos em desafios práticos. A competição de decifração de mensagens promoverá um ambiente dinâmico e motivador. Rodas de debate ao final permitirão a troca de experiências e aprofundamento na importância histórica e tecnológica do tema.

  • Atividade Mão-na-massa para construção do telegrafo
  • Aprendizagem Baseada em Projetos durante o planejamento e execução
  • Aprendizagem Baseada em Jogos na competição de mensagens
  • Roda de Debate para discussão e reflexão sobre o processo e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de duas horas, divididas em quatro aulas de 50 minutos. A primeira aula será dedicada à introdução teórica e divisão de equipes. Nas duas aulas seguintes, os alunos construirão seus telegrafos, aplicando conceitos de circuitos elétricos. A última aula envolverá a competição de decifração de mensagens e uma roda de debates para consolidar os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação de equipes
  • Aula 2 e 3: Construção dos telegrafos
  • Aula 4: Competição de mensagens e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, levando em consideração o envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto. Avaliaremos a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação dos conceitos teóricos na construção dos dispositivos, e a eficácia na comunicação através do código Morse. A participação na roda de debate também será considerada, assim como a criatividade e inovação na solução de problemas. Utilizaremos rubricas para avaliar cada componente, facilitando o feedback construtivo e específico para cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais básicos para a construção dos telegrafos, como madeira, arame, pequenas lâmpadas e baterias. Além disso, recursos didáticos para o ensino do código Morse e princípios de circuitos elétricos serão utilizados para apoiar o desenvolvimento teórico. Espaços adequados para a construção e a competição, como a sala de ciências, serão essenciais para o sucesso da atividade.

  • Madeira (base para a montagem do telegrafo)
  • Arame (para fazer a conexão)
  • Pequenas lâmpadas e baterias
  • Ferramentas para montagem (alicates, fita adesiva)
  • Materiais didáticos sobre o código Morse e circuitos elétricos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo