Criando um Inseticida Natural

Desenvolvida por: Jocile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sustentabilidade e Consciência Ambiental

A atividade 'Criando um Inseticida Natural' é uma proposta pedagógica que visa introduzir os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao mundo da química verde e sustentabilidade por meio da criação de inseticidas naturais. Ao longo de duas horas de atividades práticas, os estudantes serão desafiados a investigar, selecionar e utilizar ingredientes encontrados em suas próprias casas para desenvolver repelentes naturais contra insetos. Esta tarefa começa com uma introdução feita pelo professor sobre os princípios ativos das plantas com propriedades repelentes e sua importância no ecossistema, como uma alternativa segura aos produtos químicos sintéticos. Posteriormente, em grupos, os estudantes pesquisarão diferentes receitas, escolherão uma e procederão com a criação de seus próprios repelentes, aplicando os conceitos de misturas, soluções e reações químicas aprendidos em sala. Eles também testarão a eficácia de seus produtos, avaliando e discutindo os resultados obtidos em uma apresentação final para a turma, que incluirá as dificuldades enfrentadas durante o processo, a eficácia do repelente e sugestões para melhorias futuras. Esta atividade não só promove o aprendizado prático e científico, mas também fomenta habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e inovação, enquanto incute uma conscientização ambiental nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal fornecer uma aprendizagem prática e interdisciplinar que conecte os alunos com conceitos de química, biologia e ecologia, por meio da elaboração de um inseticida natural. Almeja-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar os princípios ativos das plantas utilizadas como repelentes naturais, compreender a importância de alternativas sustentáveis para o controle de pragas, e aplicar os conhecimentos de misturas e reações químicas na preparação de um produto seguro e eficaz. Ao trabalhar em grupos para pesquisar, desenvolver e testar os repelentes, eles também desenvolverão habilidades de colaboração, comunicação e resolução de problemas. A apresentação das descobertas promove o espírito crítico e a capacidade de argumentação, estimulando a inovação e a consciência ambiental.

  • Identificar e compreender os princípios ativos de plantas utilizadas como repelentes naturais.
  • Aplicar conceitos de química na preparação de soluções sustentáveis para problemas cotidianos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação ao trabalhar em grupo.
  • Analisar e apresentar resultados de experimentos, fomentando o pensamento crítico.
  • Promover a consciência ambiental e a inovação por meio de alternativas sustentáveis.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará conceitos de química verde e sustentabilidade, centrando-se no estudo dos princípios ativos de plantas repelentes naturais e sua aplicação no desenvolvimento de inseticidas naturais. Os alunos explorarão como diferentes substâncias químicas presentes nas plantas possuem propriedades capazes de repelir insetos e aprenderão a aplicar este conhecimento na criação de alternativas seguras e sustentáveis aos inseticidas sintéticos. Durante a pesquisa e desenvolvimento de repelentes, conceitos de misturas, soluções, e reações químicas serão revistos, proporcionando um contexto prático que reforça a aprendizagem científica e promove a aplicação do conhecimento em cenários da vida real.

  • Princípios ativos de plantas como repelentes naturais.
  • Conceitos fundamentais de misturas, soluções e reações químicas.
  • Química verde e seu papel na sustentabilidade.
  • Processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos sustentáveis.
  • Técnicas de apresentação e comunicação científica.

Metodologia

A atividade será conduzida utilizando uma metodologia ativa para engajar os alunos de maneira participativa em todo o processo de aprendizado. Inicialmente, haverá uma breve explanação teórica para situar os alunos no tema e nos objetivos da atividade. Após isso, os estudantes serão divididos em grupos para pesquisa e seleção de receitas de inseticidas naturais, seguida da fase prática onde eles mesmo produzirão os repelentes. Esta abordagem promove a autonomia dos alunos em seu próprio processo de aprendizado, incentivando a investigação, colaboração e aplicação prática dos conceitos estudados. O trabalho em grupo e a apresentação final visam desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico, além de permitir uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade.

  • Explanação teórica sobre princípios ativos de plantas e sustentabilidade.
  • Trabalho em grupo para pesquisa e seleção de receitas.
  • Produção prática do inseticida natural pelos próprios alunos.
  • Testes de eficácia do produto e coleta de dados.
  • Apresentação e discussão dos resultados em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução ao tema e iniciarão a pesquisa e seleção das receitas de inseticidas naturais. A segunda aula será dedicada à produção dos repelentes, testes de eficácia e preparação da apresentação final. Este cronograma é projetado para permitir uma investigação aprofundada, além de tempo suficiente para a parte prática e para a síntese dos aprendizados em uma apresentação.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa.
  • Aula 2: Produção, teste de eficácia e preparação da apresentação.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante todo o processo, na qualidade e originalidade do inseticida natural produzido, e na apresentação final dos resultados. Será dado especial atenção ao desenvolvimento e aplicação dos conceitos científicos, à colaboração dentro dos grupos e à capacidade de reflexão crítica sobre o trabalho realizado. A apresentação deverá evidenciar o entendimento do tema, a metodologia utilizada, os resultados obtidos e as possíveis melhorias, demonstrando habilidades de comunicação eficaz. Exemplos de como serão avaliados incluem: clareza na explicação dos princípios ativos escolhidos, eficácia do repelente em testes práticos, e a qualidade do debate gerado durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, tanto para a pesquisa quanto para a produção dos repelentes naturais. Além do acesso à internet para a fase de pesquisa, os alunos necessitarão de ingredientes básicos, que podem facilmente ser encontrados em casa ou adquiridos a baixo custo, para a produção dos inseticidas. Equipamentos de proteção individual como luvas e óculos de segurança são recomendados para manipular alguns dos ingredientes. Para as apresentações finais, será necessário contar com um espaço adequado para que todos possam compartilhar suas descobertas de forma clara e organizada.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Ingredientes caseiros para produção do inseticida.
  • Equipamentos de proteção individual (EPIs) para a manipulação segura.
  • Materiais para documentação e apresentação dos resultados (computador, projeção).
  • Espaço adequado para as apresentações finais.

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