A atividade 'CSI: Investigação Genética' tem como propósito envolver os alunos em uma simulação prática de investigação criminal, onde terão que identificar o 'culpado' em uma cena de crime fictícia utilizando análise de DNA. Os alunos receberão ribossomos de papel com sequências de DNA que precisaram ser comparadas para reconhecer o 'suspeito'. Durante esta atividade interativa, conceitos fundamentais sobre o DNA, sua função na hereditariedade, e a singularidade genética entre diferentes indivíduos serão abordados. O objetivo é tornar os princípios da genética mais palpáveis e demonstrar sua relevância e aplicação em situações do dia a dia, como em investigações criminais. Além disso, a atividade fomenta o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a argumentação baseada em evidências.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em proporcionar uma compreensão prática dos conceitos de genética e biologia molecular. A atividade permite aos alunos aplicarem conhecimentos teóricos ao analisar sequências de DNA, sensibilizando-os para a importância da individualidade genética e das suas aplicações, como na resolução de crimes. Através do aprendizado prático, deseja-se que os alunos compreendam melhor a transmissão de características hereditárias e desenvolvam habilidades de análise crítica e científica.
O conteúdo programático da atividade está voltado para o aprofundamento do conhecimento em genética, com ênfase na estrutura e função do DNA, a importância dos ribossomos e a aplicação prática destes conhecimentos. Os alunos terão a oportunidade de explorar conceitos como a sequência de bases nitrogenadas e a variabilidade genética. Além disso, o conteúdo explorará a inter-relação entre genética e mecanismos evolutivos, destacando a seleção natural.
A metodologia da atividade será centrada na aprendizagem prática e investigativa, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva na aplicação de conceitos científicos. O enfoque será dado no trabalho colaborativo, onde os alunos deverão formar grupos para compartilhar ideias e discutir resultados. A aula será dividida em uma parte expositiva para a introdução dos conceitos e uma prática para a simulação e comparação das sequências de DNA.
A atividade será dividida em duas aulas de 30 minutos cada para garantir uma exploração eficaz do conteúdo. Na primeira aula, os conceitos fundamentais de genética serão apresentados, seguidos da distribuição dos materiais e explicação do procedimento. A segunda aula será dedicada à execução da comparação das sequências de DNA, debates sobre as descobertas e conclusões finais.
A avaliação dos alunos será realizada com base em observações durante a atividade prática, participação nos debates, e um pequeno relatório escrito ao final da atividade que deverá ser entregue por grupo. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade de identificar corretamente as sequências de DNA suspeitas, a colaboração dentro dos grupos e a clareza no relatório final. Exemplos de itens avaliativos seriam a identificação correta do 'culpado' com base nas amostras, a argumentação lógica e o uso adequado do vocabulário científico nos debates e no relatório.
A realização da atividade requer materiais que possibilitem a prática de comparação de DNA de forma palpável para os alunos. Os recursos devem incluir materiais didáticos que simulem a estrutura de DNA e que sejam facilmente manipuláveis. Além disso, a atividade necessita de um espaço adequado para que os alunos possam trabalhar em grupos e realizar todas as etapas propostas.
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