Esta aula tem como tema central o debate sobre as ideias evolutivas de Lamarck e Darwin, elementos chave para a compreensão da diversidade e evolução das espécies. Divididos em dois grandes grupos, os alunos irão representar e defender as teorias propostas por Lamarck e por Darwin, respectivamente. Para tanto, será necessário um processo de pesquisa e estudo prévio, a fim de que os estudantes possam fundamentar seus argumentos com profundidade e precisão. A atividade prevê também a exploração das habilidades argumentativas e de pesquisa dos alunos, promovendo um espaço de expressão e reflexão crítica acerca dos processos evolutivos e seu impacto no entendimento da biodiversidade. Ao longo do debate, os participantes deverão comparar as ideias de cada cientista, identificando semelhanças e diferenças, e discutir a relevância de seus legados para a ciência moderna.
O objetivo central desta atividade é promover a compreensão crítica das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin, destacando suas contribuições para a ciência e para o entendimento da biodiversidade. Os alunos poderão desenvolver habilidades de argumentação, pesquisa e análise crítica, além da capacidade de trabalhar em equipe e de sintetizar informações complexas. Será também uma excelente oportunidade para explorar as metodologias ativas de aprendizagem, incentivando o envolvimento direto dos alunos na construção do conhecimento e na aplicação prática das teorias estudadas.
O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo detalhado das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin, o papel da seleção natural na biodiversidade, e a importância das unidades de conservação no contexto da preservação das espécies. Este enfoque permite uma reflexão abrangente sobre os conceitos de evolução, e promove uma análise comparativa entre duas das mais influentes teorias da biologia.
A atividade será organizada conforme as metodologias ativas de aprendizagem, incluindo a Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos, divididos em grupos, terão um período para pesquisa e preparação, seguido por um encontro para o debate. Será incentivada a utilização de diversas fontes de informação, bem como a elaboração de argumentos sólidos, preparando os estudantes para uma discussão produtiva e informativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos grupos, introdução das teorias e instruções para a pesquisa. A segunda aula será destinada ao debate, onde cada grupo apresentará seus argumentos e responderá às questões propostas pelos colegas e pelo professor.
A avaliação dos alunos será baseada em critérios claros de argumentação, uso de evidências, capacidade de resposta a questionamentos e trabalho em equipe. Também será considerado o empenho na fase de pesquisa e a contribuição individual para o sucesso do grupo. Um checklist com os critérios de avaliação será fornecido, garantindo transparência e ajudando os alunos a se orientarem quanto às expectativas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais de leitura recomendados pelo professor, além de um espaço adequado para a realização do debate. Ferramentas digitais de organização e apresentação, como slides ou plataformas de colaboração, podem enriquecer a experiência e auxiliar no processo de aprendizagem.
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