Debate Evolutivo: Lamarck x Darwin

Desenvolvida por: Natáli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Evolução das Espécies

Esta aula tem como tema central o debate sobre as ideias evolutivas de Lamarck e Darwin, elementos chave para a compreensão da diversidade e evolução das espécies. Divididos em dois grandes grupos, os alunos irão representar e defender as teorias propostas por Lamarck e por Darwin, respectivamente. Para tanto, será necessário um processo de pesquisa e estudo prévio, a fim de que os estudantes possam fundamentar seus argumentos com profundidade e precisão. A atividade prevê também a exploração das habilidades argumentativas e de pesquisa dos alunos, promovendo um espaço de expressão e reflexão crítica acerca dos processos evolutivos e seu impacto no entendimento da biodiversidade. Ao longo do debate, os participantes deverão comparar as ideias de cada cientista, identificando semelhanças e diferenças, e discutir a relevância de seus legados para a ciência moderna.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é promover a compreensão crítica das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin, destacando suas contribuições para a ciência e para o entendimento da biodiversidade. Os alunos poderão desenvolver habilidades de argumentação, pesquisa e análise crítica, além da capacidade de trabalhar em equipe e de sintetizar informações complexas. Será também uma excelente oportunidade para explorar as metodologias ativas de aprendizagem, incentivando o envolvimento direto dos alunos na construção do conhecimento e na aplicação prática das teorias estudadas.

  • Comparar e contrastar as ideias evolutivas de Lamarck e Darwin.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
  • Fomentar o pensamento crítico sobre a diversidade biológica.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI10: Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
  • EF09CI11: Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
  • EF09CI12: Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo detalhado das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin, o papel da seleção natural na biodiversidade, e a importância das unidades de conservação no contexto da preservação das espécies. Este enfoque permite uma reflexão abrangente sobre os conceitos de evolução, e promove uma análise comparativa entre duas das mais influentes teorias da biologia.

  • Teoria da Evolução segundo Lamarck
  • Teoria da Evolução segundo Darwin
  • Seleção Natural e Diversidade de Espécies
  • Importância das Unidades de Conservação

Metodologia

A atividade será organizada conforme as metodologias ativas de aprendizagem, incluindo a Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos, divididos em grupos, terão um período para pesquisa e preparação, seguido por um encontro para o debate. Será incentivada a utilização de diversas fontes de informação, bem como a elaboração de argumentos sólidos, preparando os estudantes para uma discussão produtiva e informativa.

  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos grupos, introdução das teorias e instruções para a pesquisa. A segunda aula será destinada ao debate, onde cada grupo apresentará seus argumentos e responderá às questões propostas pelos colegas e pelo professor.

  • Aula 1: Introdução e Preparação para o Debate
  • Aula 2: Realização do Debate

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios claros de argumentação, uso de evidências, capacidade de resposta a questionamentos e trabalho em equipe. Também será considerado o empenho na fase de pesquisa e a contribuição individual para o sucesso do grupo. Um checklist com os critérios de avaliação será fornecido, garantindo transparência e ajudando os alunos a se orientarem quanto às expectativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais de leitura recomendados pelo professor, além de um espaço adequado para a realização do debate. Ferramentas digitais de organização e apresentação, como slides ou plataformas de colaboração, podem enriquecer a experiência e auxiliar no processo de aprendizagem.

  • Acesso à Internet
  • Materiais de Leitura
  • Espaço adequado para debate
  • Ferramentas digitais de apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo