Debates Científicos: mitos vs. fatos

Desenvolvida por: Raquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Método Científico, Pesquisa e Pensamento Crítico

Nesta atividade, dedicamos a desenvolver o pensamento crítico e científico dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio da metodologia ativa Roda de Debate, combinada com Aprendizagem Baseada em Jogos. Os estudantes serão estimulados a investigar, compreender e argumentar sobre conceitos científicos, diferenciando fatos científicos de mitos populares. Ao serem divididos em dois grupos, um defendendo mitos e o outro apresentando refutações baseadas em evidências científicas, os alunos vivenciarão a importância de pesquisar, preparar e apresentar argumentos sólidos. Esta estratégia não apenas promove a aprendizagem significativa como também valoriza a utilização do método científico como ferramenta para a investigação do mundo ao redor. O objetivo é permitir que os alunos não apenas absorvam conhecimentos, mas que se tornem atores ativos no processo de desmistificação de crenças populares, destacando a relevância da ciência e do pensamento crítico na sociedade contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo promover o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de pesquisa e da argumentação baseada em evidências entre os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. Ao final, espera-se que os estudantes possam distinguir claramente entre o que constitui um fato científico e o que se configura como um mito popular. A habilidade de argumentar de forma fundamentada, utilizando o método científico como base, além de reconhecer a importância da ciência como meio para compreender e explicar fenômenos da vida e do universo, são competências chave a ser desenvolvidas.

  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de questionar informações.
  • Estimular a pesquisa como ferramenta para a obtenção de conhecimento científico.
  • Praticar a arte da argumentação baseada em fatos e evidências.
  • Promover o entendimento do método científico.
  • Reconhecer a importância da ciência na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI01 - Identificar e discutir as várias fontes e modos de produção de energia (eólica, solar, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, combustíveis fósseis e termonuclear) e os impactos socioambientais associados a elas.
  • EF09CI02 - Associar a presença e a concentração de poluentes atmosféricos a problemas de saúde e ao efeito estufa.
  • EF09CI03 - Discutir o papel dos indivíduos, dos organismos nacionais e internacionais na promoção da saúde global, considerando também seu papel na garantia do direito universal à saúde.
  • EF09CI04 - Explicar a importância das campanhas de vacinação para a saúde individual e coletiva.
  • EF09CI05 - Investigar e argumentar sobre questões socioambientais atuais, considerando suas complexidades, riscos e impactos.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, abordaremos conceitos fundamentais da ciência, tais como o método científico, a importância da pesquisa científica e o papel do pensamento crítico na análise de informações. Utilizaremos exemplos práticos e atuais para estimular o debate e a reflexão crítica, preparando os alunos para identificar e argumentar contra mitos populares utilizando fatos científicos. Esta abordagem visa não apenas transmitir conhecimentos, mas também desenvolver habilidades essenciais para a formação de cidadãos responsáveis e informados.

  • Método científico
  • Diferenciação entre fato científico e mito popular
  • Importância da pesquisa e do pensamento crítico
  • Preparação e apresentação de argumentos baseados em evidências
  • Análise de casos atuais em ciência e tecnologia

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade envolve a divisão da turma em dois grupos, promovendo uma Roda de Debate. Cada grupo receberá a tarefa de defender um lado da discussão: mitos populares ou fatos científicos. Para enriquecer o debate, os alunos utilizarão a Aprendizagem Baseada em Jogos, onde cada equipe terá que pesquisar e se preparar para a argumentação. Essa abordagem assegura que o aprendizado seja ativo, interativo e significativo, fornecendo às equipes a oportunidade de praticar técnicas de pesquisa, elaboração de argumentos e habilidades de apresentação.

  • Divisão da turma em grupos para debate
  • Pesquisa e preparação de argumentos
  • Apresentação de defesas
  • Rodas de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao objetivo da atividade, divididos em grupos e iniciarão a pesquisa sobre os temas designados. Na segunda aula, os grupos apresentarão seus argumentos na Roda de Debate, seguida de uma sessão de reflexão e discussão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Roda de Debate e sessão de reflexão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na profundidade da pesquisa realizada, na clareza e solidez dos argumentos apresentados e na habilidade de defesa e contra-argumentação dos grupos. Cada grupo receberá uma pontuação baseada nestes critérios, além de pontos extras por colaboração e engajamento durante todo o processo. A avaliação também considerará a participação individual dentro dos grupos, incentivando o envolvimento de todos os alunos. Feedback será fornecido ao final, destacando pontos fortes, áreas para melhoria e a importância do pensamento crítico e científico.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, projetor para apresentações, além de materiais para anotação e organização das ideias. Recomenda-se que os professores preparem uma lista de recursos confiáveis para auxiliar os alunos em sua pesquisa, garantindo que as informações utilizadas sejam precisas e fundamentadas em fontes científicas.

  • Acesso à internet
  • Projetor para apresentações
  • Materiais para anotação
  • Lista de recursos e fontes científicas confiáveis

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