Detetives da Evolução: Caso Lamarck vs. Darwin

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Teorias Evolucionistas: Lamarck e Darwin

A atividade Detetives da Evolução: Caso Lamarck vs. Darwin visa promover a compreensão das teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando uma abordagem prática e colaborativa. Os estudantes serão divididos em grupos e receberão pistas relacionadas às teorias de Lamarck e Darwin. Previamente à aula, cada grupo deve pesquisar uma das teorias utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, o que envolve estudar o conteúdo em casa e trazer conhecimento prévio para o ambiente escolar. Durante a aula, cada grupo compartilhará suas descobertas, participando ativamente da construção do conhecimento coletivo. Eles montarão um painel comparativo que destacará as semelhanças e diferenças entre as duas teorias, além de discutir a importância delas para a compreensão da diversidade biológica. Esta atividade busca desenvolver habilidades críticas de análise, comparação e trabalho colaborativo, fundamentais para a formação científica dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver nos alunos a capacidade de comparar e contrastar diferentes teorias científicas, promovendo o pensamento crítico e analítico. Através da metodologia em sala de aula invertida, os estudantes são encorajados a pesquisar, sintetizar e apresentar informações de forma clara e coerente. Esta abordagem estimula a autonomia no processo de aprendizagem, essencial para o desenvolvimento das competências científicas necessárias para o século XXI.

  • Compreender as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
  • Desenvolver a habilidade de comparação de teorias científicas.
  • Incentivar a pesquisa e autonomia na aprendizagem.
  • Fomentar a colaboração e a troca de ideias em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI10: Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
  • EF09CI11: Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado nas teorias evolucionistas propostas por Lamarck e Darwin, evidenciando suas abordagens únicas sobre a evolução das espécies. As discussões não se limitarão apenas às teorias em si, mas também abordarão sua relevância histórica e impacto no entendimento atual da biologia. Este conteúdo oferece uma rica oportunidade para explorar a evolução como um conceito central nas ciências biológicas.

  • Teoria da Herança dos Caracteres Adquiridos de Lamarck.
  • Teoria da Seleção Natural de Darwin.
  • História das ideias evolucionistas.
  • Impacto das teorias na biologia moderna.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade promove a interação ativa dos alunos com o material de estudo através da Sala de Aula Invertida, que oferece uma maneira dinâmica e envolvente de engajar os estudantes com o conteúdo. Além disso, o uso de painéis comparativos e atividades de apresentação em grupo incentiva habilidades de comunicação, espírito de investigação e cooperação entre os alunos.

  • Metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Trabalho em grupo para pesquisa e discussão.
  • Montagem de painel comparativo.
  • Apresentação e discussão em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está cuidadosamente planejado para garantir que os alunos possam explorar o conteúdo de forma aprofundada e significativa. Com duas aulas de 60 minutos cada, os alunos terão tempo para pesquisar, discutir, preparar seus materiais e apresentar suas descobertas, assegurando uma compreensão robusta das teorias evolucionistas abordadas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão dos grupos e pesquisa prévia.
  • Aula 2: Apresentação dos grupos, montagem do painel comparativo e discussão final.

Avaliação

A avaliação será estruturada em múltiplas etapas para capturar o envolvimento e o entendimento dos alunos. Primeiramente, será avaliado o conhecimento prévio demonstrado por cada grupo durante suas apresentações. Em seguida, o painel comparativo criado por cada grupo será avaliado quanto à precisão das informações, capacidade de destacar semelhanças e diferenças e clareza na comunicação das ideias. Finalmente, a participação individual durante as discussões em sala será considerada, avaliando a capacidade dos alunos de colaborar efetivamente e contribuir com reflexões críticas sobre as teorias de Lamarck e Darwin. Exemplos incluem a qualidade das perguntas feitas, a profundidade das respostas e a capacidade de interagir com as contribuições dos colegas de forma construtiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a condução bem-sucedida desta atividade incluem materiais facilmente acessíveis e tecnologias de apoio que facilitam o engajamento dos alunos. O foco está em proporcionar um ambiente de aprendizagem rico e interativo, com suporte de ferramentas que ampliam as oportunidades de investigação e apresentação dos conteúdos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais impressos sobre as teorias de Lamarck e Darwin.
  • Quadro branco e marcadores para montagem do painel comparativo.
  • Projetor multimídia para apresentações dos grupos.

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