Nesta atividade prática, intitulada 'Detetives da Química!', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se transformarão em investigadores da área da química, com o objetivo de descobrir e compreender a relevância e as atribuições de diferentes profissionais do campo. Divididos em equipes, cada grupo receberá o avatar de um especialista especifico, como químico industrial, engenheiro químico, técnico em química, bioquímico, entre outros. Como preparação, os estudantes deverão realizar uma pesquisa prévia detalhada sobre o profissional representado, incluindo suas principais funções, áreas de atuação e contribuições para a sociedade, além de identificar onde esses profissionais se enquadram no mercado de trabalho. Durante a aula, cada equipe terá a chance de apresentar suas descobertas a turma, utilizando-se de ferramentas visuais e métodos criativos para uma exposição dinâmica e educativa, incentivando assim a discussão coletiva sobre a diversidade de atuações da química e sua indispensabilidade em diferentes setores sociais e industriais.
Por meio desta atividade, busca-se não apenas introduzir os estudantes ao amplo universo da química e suas aplicabilidades, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, apresentação em público e pensamento crítico. Os alunos aprenderão a importância da química no cotidiano e no progresso científico e industrial, obtendo uma visão ampla sobre como esta ciência se faz presente em diversas áreas, da saúde à tecnologia, e como profissionais qualificados nesta área contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
A atividade será desenvolvida com base na metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos serão o centro do processo de aprendizagem. Tal abordagem incentiva uma pesquisa ativa e antecipada sobre os profissionais da química, permitindo uma exploração profunda de seu campo de atuação e importância. Dessa forma, os alunos se envolvem diretamente no aprendizado, tornando-o mais significativo e dinâmico.
Adotaremos a metodologia 'Sala de Aula Invertida', estimulando os alunos a assumirem uma postura ativa em seu aprendizado. Antes da aula, realiza-se uma pesquisa sobre determinado profissional da química. Na sala de aula, os alunos compartilharão suas descobertas de forma criativa, incentivando a discussão e o debate. Esta estratégia promove a autonomia do aluno, a colaboração entre pares e um aprendizado mais engajado.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os primeiros 45 minutos serão dedicados às apresentações dos grupos sobre os diferentes profissionais da química, seguidos de 15 minutos de debate guiado sobre a importância da química na sociedade.
A avaliação será realizada com base na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na criatividade e eficácia da apresentação, bem como na participação ativa durante as apresentações e o debate. Será considerado o esforço na elaboração dos recursos visuais, clareza na comunicação das ideias, capacidade de trabalhar em equipe e contribuição para a discussão em classe. A avaliação será formativa, visando incentivar a melhoria contínua e fornecer um feedback construtivo para cada equipe.
Para a execução da atividade será necessário acesso à internet para a pesquisa prévia, além de materiais para as apresentações, como computador com projetor para slides, cartolina, canetas coloridas e demais recursos visuais que as equipes escolherem utilizar. Incentiva-se a criatividade na elaboração dos materiais de apresentação, permitindo que os alunos explorem diferentes formas de expressão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula