Detetives dos Alimentos

Desenvolvida por: Lucas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Saúde e Alimentação

A atividade 'Detetives dos Alimentos' tem como foco principal munir os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com conhecimento crítico sobre os componentes dos alimentos processados que consomem regularmente. Ao se envolverem como detetives alimentares, os estudantes irão analisar rótulos de produtos alimentícios para identificar ingredientes que possam representar riscos à saúde, como conservantes, corantes e aditivos artificiais. Além da investigação, eles deverão reconhecer as implicações desses componentes na saúde humana e sugerir alternativas mais saudáveis. Esta atividade prática busca não apenas promover a alfabetização científica quanto aos rótulos alimentícios, mas também desenvolver a consciência crítica dos alunos em relação a escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Empregando a metodologia ativa, os estudantes trabalham em grupos colaborativos, incentivando a troca de conhecimentos e desenvolvendo habilidades de comunicação ao compartilhar seus achados em apresentações.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da capacidade dos alunos de compreenderem os ingredientes presentes nos alimentos processados e seus impactos na saúde. Os estudantes serão capazes de identificar componentes nocivos à saúde e relacionar esses ingredientes a possíveis riscos à saúde humana. Além disso, a atividade visa promover a capacidade de propor alternativas alimentares mais saudáveis, contribuindo para uma reflexão crítica sobre os hábitos alimentares diários.

  • Analisar rótulos de alimentos processados para identificar ingredientes nocivos à saúde.
  • Relacionar ingredientes dos alimentos a potenciais impactos negativos à saúde.
  • Propor alternativas mais saudáveis para o consumo alimentar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI01: Analisar sistemas que compõem o corpo humano e suas relações com a saúde e qualidade de vida.
  • EF09CI05: Investigar a composição de diferentes materiais, relacionando os riscos de consumo de certas substâncias ao desempenho e à saúde.
  • EF09CI07: Participar em práticas de intervenção argumentadas sobre questões relacionadas à saúde, com base em conhecimentos científicos.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático, os alunos irão explorar o conceito de aditivos alimentares, a legislação sobre rotulagem de alimentos e identificar os efeitos de diferentes ingredientes na saúde. A atividade buscará promover uma compreensão ampla dos elementos químicos e biológicos envolvidos no processamento de alimentos, além de apresentar estratégias para uma alimentação mais saudável.

  • Aditivos alimentares e seus principais tipos.
  • Leitura e interpretação de rótulos alimentícios.
  • Legislação sobre rotulagem de alimentos.
  • Impacto dos ingredientes no organismo humano.
  • Alternativas de alimentos mais saudáveis.

Metodologia

A metodologia aplicada utiliza uma abordagem ativa, incentivando a investigação autônoma e a análise colaborativa dos rótulos alimentares. Os alunos divididos em grupos adotam o papel de detetives alimentares, explorando e apresentando os dados que encontraram. A proposta promove um aprendizado significativo por meio de descobertas, proporcionando um ambiente de interação e construção do conhecimento.

  • Estudo de rótulos alimentares em grupo.
  • Investigação sobre ingredientes prejudiciais.
  • Discussão de propostas de alternativas saudáveis.
  • Apresentações dos grupos sobre suas descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Durante a primeira aula, os alunos investigarão os rótulos alimentares e começarão a identificação dos ingredientes, enquanto na segunda aula, os grupos se prepararão e realizarão apresentações de suas descobertas, concluindo com uma discussão em sala.

  • Aula 1: Formação de grupos, investigação dos rótulos alimentares e identificação de ingredientes.
  • Aula 2: Preparação e apresentação dos resultados pelos grupos; discussão final sobre alternativas saudáveis.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação ativa e contribuição no trabalho em grupo, bem como na qualidade da apresentação final. Serão considerados critérios como a capacidade de identificar corretamente os ingredientes prejudiciais, o desenvolvimento de propostas alternativas claras e fundamentadas, e a habilidade de comunicação durante a apresentação. Por exemplo, um grupo que forneça soluções criativas para substituir ingredientes nocivos receberá uma avaliação positiva, assim como um grupo que demonstre compreensão aprofundada dos impactos dos ingredientes prejudiciais.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade incluem rótulos de diferentes alimentos processados coletados previamente, acesso a internet para pesquisas adicionais, computadores ou tablets para criação de apresentações, além de materiais para anotação. Estes recursos são essenciais para garantir que os alunos possam realizar uma análise detalhada dos ingredientes e comunicar efetivamente suas descobertas.

  • Rótulos de alimentos processados.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Computadores ou tablets para apresentações.
  • Materiais de anotação.

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