Detetives dos Elementos

Desenvolvida por: Juceli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Elementos Químicos e Tabela Periódica

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se aprofundar no estudo dos elementos químicos de uma maneira dinâmica e interativa. Divididos em pequenos grupos, eles atuarão como detetives científicos, investigando informações específicas sobre um elemento químico que será sorteado para cada grupo. Os alunos utilizarão diferentes fontes de pesquisa, incluindo livros e a internet, para coletar dados como o número atômico, a massa atômica, aplicações no cotidiano e curiosidades sobre o elemento designado. Cada grupo preencherá uma 'ficha de investigação', que consiste em uma tabela impressa contendo as informações coletadas. A atividade culminará em um seminário detetive, onde cada grupo apresentará suas descobertas. Esta apresentação fomentará um debate entre os alunos, destacando a relevância dos elementos estudados em nossa vida diária e no contexto ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e aplicada sobre os elementos químicos, estimulando o pensamento crítico e a pesquisa ativa. Através da metodologia ativa e participativa, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades investigativas e de comunicação, além de ampliarem seu conhecimento sobre a constituição da matéria e a importância dos elementos químicos no cotidiano e na natureza. Este exercício contribuirá para a formação de estudantes mais questionadores e interessados pela ciência, cultivando o senso de curiosidade e a capacidade de conectar conceitos teóricos com o mundo real.

  • Desenvolver habilidades investigativas nos alunos.
  • Promover o uso de múltiplas fontes de informação incluindo tecnologia digital.
  • Fomentar habilidades de comunicação e apresentação.
  • Estimular o pensamento crítico sobre a aplicação dos elementos químicos no dia a dia.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI03: Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais sobre os elementos químicos, a estrutura do átomo, e a importância e aplicação dos elementos no cotidiano. Além disso, será explorada a evolução histórica dos modelos atômicos, permitindo aos alunos entender como o conhecimento científico se desenvolve e se aprofunda ao longo do tempo. Essa abordagem contribuirá para uma visão mais integrada e significativa da química e de sua relevância para o entendimento do mundo que nos rodeia.

  • Estrutura atômica e número atômico
  • Massa atômica
  • Utilizações dos elementos químicos no cotidiano
  • Curiosidades sobre os elementos
  • Evolução dos modelos atômicos

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade combina a pesquisa direta (Atividade Mão-na-massa) com a discussão colaborativa (Roda de Debate). Inicialmente, os alunos, organizados em grupos, recebem um elemento químico para investigar. Eles buscam informações em diversas fontes, preenchendo a ficha de investigação com os dados coletados. Posteriormente, cada grupo apresenta suas descobertas no seminário detetive, promovendo a troca de conhecimento entre os alunos e estimulando a discussão e reflexão crítica sobre a importância dos elementos pesquisados.

  • Atividade Mão-na-massa: Pesquisa e investigação sobre os elementos químicos
  • Roda de Debate: Discussão e troca de informações durante o seminário detetive

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Inicia-se com a divisão dos alunos em grupos e o sorteio dos elementos químicos, seguido por um período dedicado à pesquisa. Na segunda metade da aula, os grupos se preparam e realizam suas apresentações, finalizando com uma roda de debate sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução, pesquisa e apresentação dos elementos químicos (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na compreensão e articulação dos conceitos pesquisados, na qualidade da informação apresentada, e na participação ativa durante o seminário e a roda de debate. Critérios específicos incluirão a completude e precisão das fichas de investigação, a clareza e organização das apresentações, além da contribuição para o debate. Será incentivada a avaliação formativa, onde o feedback construtivo será dado com o intuito de aprimorar o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet, para pesquisa online, livros de química e ciências, para consulta offline, e materiais para a criação das fichas de investigação, como papel, impressora e canetas. Adicionalmente, será disponibilizado um espaço adequado para a realização das apresentações e dos debates.

  • Acesso à internet
  • Livros de química e ciências
  • Materiais para impressão das fichas de investigação
  • Equipamentos para apresentação (projetor, som, etc.)
  • Espaço físico adequado para apresentações e debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo