Eco-Desafio: A Sala de Aula Invertida do Cerrado

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Conservação do Cerrado

Nesta atividade, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão convocados a explorar de maneira ativa o bioma Cerrado, buscando entender não apenas sua fauna e flora ricas e diversificadas, mas também os grandes desafios que enfrenta para sua preservação. Através de pesquisas individuais prévias à aula, assistindo vídeos e lendo artigos, os estudantes colecionarão informações para serem discutidas em pequenos grupos na sala de aula, seguindo a metodologia da Sala de Aula Invertida. Este encontro presencial será um momento de compartilhar descobertas, debater sobre as principais ameaças ao Cerrado e conceber soluções inovadoras para sua conservação. Os grupos utilizarão tecnologias acessíveis - como smartphones e computadores - para criar infográficos ou vídeos informativos que resumam suas conclusões e recomendações, nutrindo a habilidade de justificar a importância das unidades de conservação e propor iniciativas para a solução de problemas ambientais. Esta atividade propõe uma imersão no tema, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o engajamento com questões ambientais atuais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a importância da conservação do Cerrado, estimulando o senso de responsabilidade ambiental e a capacidade de agir proativamente frente aos desafios de conservação. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, além de promover o uso de tecnologias digitais como ferramentas de aprendizado e comunicação. Ao final da atividade, os alunos serão capazes de justificar a relevância das unidades de conservação no Brasil e de propor iniciativas práticas, seja no âmbito individual ou coletivo, para enfrentar problemas ambientais de sua comunidade, inspirando-se em soluções sustentáveis e conscientes.

  • Compreender as características únicas da fauna e flora do Cerrado.
  • Identificar e discutir as principais ameaças à conservação do Cerrado.
  • Utilizar tecnologias digitais para criar apresentações informativas.
  • Justificar a importância da criação e manutenção das unidades de conservação.
  • Propor ações sustentáveis para problemas ambientais locais.

Conteúdo Programático

Esta atividade abordará inicialmente a rica biodiversidade do Cerrado, enfatizando sua fauna e flora variadas. Será dada atenção especial às unidades de conservação existentes no bioma e os esforços para sua proteção. A discussão se expandirá para as ameaças enfrentadas pelo Cerrado, como desmatamento, queimadas e expansão agrícola. Paralelamente, os alunos serão incentivados a refletir sobre o papel das comunidades e das políticas públicas na conservação ambiental. Através da metodologia ativa e participativa, os estudantes estarão engajados em propor soluções criativas e factíveis para a preservação do Cerrado.

  • Características do Cerrado: Fauna e Flora
  • Ameaças à Conservação do Cerrado
  • Unidades de Conservação e sua Importância
  • Papel das Comunidades e Políticas Públicas na Conservação
  • Proposição de Soluções para a Conservação do Cerrado

Metodologia

A atividade será pautada pela metodologia da Sala de Aula Invertida, em que os alunos chegam preparados com informações prévias adquiridas através de vídeos e leituras. Em sala de aula, a dinâmica se dará em pequenos grupos, facilitando a discussão e troca de ideias. Utilizaremos também a Atividade Mão-na-massa, incentivando os alunos a criar infográficos ou vídeos como forma de sintetizar e compartilhar o conhecimento adquirido. A Roda de Debate será uma oportunidade para aprofundar questões complexas sobre conservação, enquanto a Aprendizagem Baseada em Projetos direcionará os alunos a pensar em soluções aplicáveis à realidade do Cerrado.

  • Sala de Aula Invertida
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas pesquisas e iniciarão as discussões em grupos. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão seus infográficos ou vídeos, seguido de uma rodada de debates sobre as soluções propostas.

  • Aula 1: Compartilhamento de pesquisas e início das discussões em grupos.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos projetos. Roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na qualidade das apresentações finais, seja em formato de infográfico ou vídeo. Será considerado o entendimento sobre o Cerrado, a criatividade nas propostas de conservação e a habilidade de comunicação das ideias. A avaliação buscará reconhecer tanto o esforço individual quanto o trabalho em equipe, incentivando a colaboração e o engajamento com o tema.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários acesso à internet para a pesquisa prévia, computadores ou smartphones para a criação dos infográficos ou vídeos, e acesso a plataformas de design gráfico e edição de vídeo. Também será providenciado um acervo de artigos e vídeos recomendados sobre o tema, visando a facilitar o acesso dos alunos a informações de qualidade a respeito do Cerrado.

  • Acesso à internet
  • Computadores ou smartphones
  • Plataformas de design gráfico e edição de vídeo
  • Acervo de artigos e vídeos sobre o Cerrado

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo