Ecolab: Simulando Ecossistemas

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ecologia e evolução

A atividade 'Ecolab: Simulando Ecossistemas' permite aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorar os conceitos de ecologia e evolução de uma maneira prática e interativa. Utilizando um software ou aplicativo de simulação de ecossistemas, os estudantes terão a oportunidade de criar seu próprio ecossistema virtual. Eles poderão manipular variáveis como clima, disponibilidade de recursos alimentares e introduzir novas espécies para observar os impactos dessas mudanças na evolução e diversidade das espécies dentro do ecossistema. Esta atividade prática está desenhada para engajar os alunos na compreensão de conceitos complexos através de experimentação e observação direta, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e compreensão profunda dos princípios que regem as interações ecológicas e os processos evolutivos. Através desta simulação, esperamos que os alunos possam visualizar e compreender as dinâmicas evolutivas e ecológicas em ação, explorando diferentes cenários e suas consequências para a vida na Terra.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aprofundada dos conceitos de ecologia e evolução, através de uma experiência de aprendizagem interativa. Os estudantes irão explorar os elementos que influenciam a diversidade e evolução das espécies dentro dos ecossistemas, como seleção natural, recursos alimentares e variações climáticas. Eles aprenderão a analisar como as mudanças ambientais podem afetar a biodiversidade e a adaptabilidade das espécies. A atividade também visa promover habilidades de pensamento crítico, colaboração e solução de problemas, à medida que os alunos trabalham em grupos para projetar seus ecossistemas e prever os resultados de suas intervenções.

  • Compreender os conceitos fundamentais de ecologia e evolução.
  • Analisar o impacto das variações ambientais sobre a biodiversidade.
  • Explorar o conceito de seleção natural em ambientes controlados.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e solução de problemas.
  • Promover o trabalho colaborativo por meio de atividades em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI11: Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangido nesta atividade inclui a introdução aos conceitos de ecologia e as interações ecológicas que definem os ecossistemas. Focaremos especialmente na evolução das espécies, compreendendo como a seleção natural opera sobre as variantes genéticas para moldar a diversidade de vida que observamos. A simulação de ecossistemas permitirá abordar, de maneira prática, a importância dos recursos alimentares, o papel das alterações climáticas e o impacto da introdução de novas espécies em ambientes estabelecidos. Esta abordagem prática visa consolidar o conhecimento teórico em ciências da natureza, permitindo aos estudantes visualizar e experimentar diretamente os conceitos discutidos.

  • Conceitos básicos de ecologia e evolução.
  • Seleção natural e adaptação das espécies.
  • Impacto das variações ambientais na biodiversidade.
  • Dinâmicas de ecossistemas e cadeias alimentares.
  • Simulação computacional como ferramenta de aprendizagem na ciência.

Metodologia

A metodologia desta atividade integra elementos da 'Atividade Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida', proporcionando uma experiência de aprendizagem ativa e participativa. Os alunos começarão a atividade com uma pesquisa independente sobre ecossistemas e evolução, seguida de uma sessão de discussão em grupo para partilhar seus conhecimentos. Posteriormente, utilizarão o software de simulação de ecossistemas para projetar e manipular seus próprios ecossistemas digitais. Esta abordagem permite que os alunos se envolvam diretamente com o conteúdo, aplicando seus conhecimentos teóricos em cenários práticos e refletindo sobre os resultados de suas ações. Este ambiente de aprendizagem colaborativa incentiva os alunos a pensar criticamente e resolver problemas em equipe.

  • Pesquisa independente e discussão em grupo.
  • Uso de software de simulação de ecossistemas.
  • Design e manipulação de ecossistemas digitais.
  • Reflexão e análise dos resultados obtidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Ecolab: Simulando Ecossistemas' será realizada ao longo de 10 aulas de 60 minutos cada. Esta distribuição garante tempo adequado para pesquisa, discussão, experimentação prática, e reflexão sobre os resultados obtidos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de ecologia e evolução.
  • Aula 2: Pesquisa independente sobre ecossistemas.
  • Aula 3: Discussão em grupo dos conhecimentos adquiridos.
  • Aula 4-5: Introdução ao software de simulação e design dos ecossistemas.
  • Aula 6-8: Manipulação dos ecossistemas e coleta de dados.
  • Aula 9: Análise e discussão dos resultados obtidos.
  • Aula 10: Apresentações dos projetos e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, na qualidade e profundidade de sua pesquisa inicial, na colaboração efetiva durante a fase de discussão em grupo, e na criatividade e rigor científico demonstrados no design e manipulação dos ecossistemas digitais. Será igualmente considerada a capacidade dos alunos de analisar e discutir os resultados de suas simulações, compreendendo as implicações ecológicas e evolutivas de suas escolhas. A apresentação final do projeto de cada grupo servirá como componente crucial da avaliação, onde os alunos deverão demonstrar seu entendimento dos conceitos abordados e a habilidade de aplicá-los de forma prática e informativa.

Materiais e ferramentas:

Os principais recursos para a realização desta atividade incluem acesso a computadores com internet, para utilização do software de simulação de ecossistemas. Recomenda-se a escolha de uma plataforma educativa que seja de fácil acesso e manuseio pelos alunos. Artigos científicos e materiais didáticos sobre ecologia e evolução também serão necessários para a fase de pesquisa. A estrutura da sala deve permitir discussões em grupo e atividades colaborativas, facilitando a troca de ideias e o trabalho em equipe.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Software ou aplicativo de simulação de ecossistemas.
  • Artigos científicos e materiais didáticos sobre ecologia e evolução.
  • Espaço adequado para discussões em grupo e apresentações.

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