Exploradores do Universo

Desenvolvida por: Jailma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia e Corpos Celestes

Na atividade 'Exploradores do Universo', os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no estudo astronômico de uma maneira prática e envolvente. Através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão incentivados a pesquisar, construir e debater sobre diferentes corpos celestes. Divididos em grupos, irão escolher um corpo celeste ou sistema solar para explorar, utilizando materiais recicláveis para a construção de modelos simplificados. Este projeto não só promove a compreensão científica sobre a astronomia, mas também fomenta a criatividade, o trabalho em equipe e habilidades de pesquisa. O processo incluirá a investigação sobre as características específicas dos objetos celestes selecionados, a construção dos modelos em sala e uma apresentação final onde cada grupo compartilhará os conhecimentos adquiridos. Este projeto almeja não apenas o aprendizado teórico, mas também a aplicação prática do conhecimento, tornando o aprendizado mais significativo e memorável para os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Exploradores do Universo' é engajar os alunos do 9º ano no estudo da Astronomia de uma forma prática, estimulando sua curiosidade e interesse pelo universo. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação e criatividade, além de proporcionar o entendimento sobre os diferentes corpos celestes que compõem o universo. Essa experiência formativa visa também consolidar conhecimentos científicos relativos à estrutura do universo, as características dos planetas e demais corpos celestes, promovendo uma visão mais ampla e integrada do conhecimento astronômico.

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a pesquisa e curiosidade científica sobre corpos celestes.
  • Aplicar conhecimentos teóricos sobre o universo de maneira prática.
  • Fomentar habilidades de comunicação através das apresentações dos projetos.
  • Incentivar o uso de materiais recicláveis em projetos científicos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI12 - Compreender as principais características, movimentos e a influência gravitacional entre Terra, Lua e Sol, explicando eclipses, fases da Lua e estações do ano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focaliza no estudo dos corpos celestes, abarcando desde os princípios básicos da astronomia até aspectos mais detalhados dos planetas, estrelas, satélites naturais, asteroides, entre outros. Essa abordagem tem por base proporcionar aos alunos uma compreensão mais rica e diversificada do universo, instigando o interesse pela ciência astronômica e promovendo uma compreensão integrada do cosmo. Ao longo das atividades propostas, os estudantes terão a oportunidade de explorar diversos conceitos, como gravitação, movimentos planetários, características de diferentes corpos celestes, e a importância da astronomia para o entendimento do nosso contexto no universo.

  • Introdução aos conceitos básicos de astronomia.
  • Características e classificação dos corpos celestes.
  • Movimentos dos corpos celestes e suas influências.
  • Estudo detalhado de um corpo celeste ou sistema solar selecionado.

Metodologia

A atividade se baseia numa abordagem metodológica integrada, combinando Aprendizagem Baseada em Projetos com técnicas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Esta combinação propicia um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, motivando os estudantes a tomarem parte ativa no seu processo de aprendizagem. Os alunos irão inicialmente pesquisar sobre os corpos celestes, seguido pela construção dos modelos utilizando materiais recicláveis, promovendo a consciência ambiental. Posteriormente, por meio de rodas de debate, compartilharão ideias, solucionarão problemas e trocarão informações, enriquecendo o processo educativo com diversas perspectivas.

  • Pesquisa em grupo sobre o corpo celeste escolhido.
  • Construção de modelos dos corpos celestes com materiais recicláveis.
  • Rodas de debate para troca de informações e solução de problemas.
  • Preparação e apresentação dos projetos para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução sobre o projeto e distribuição dos grupos. A maior parte do tempo será dedicada à pesquisa, construção dos modelos e preparação das apresentações. Ao final, cada grupo terá um tempo para apresentar seu projeto à turma.

  • Introdução ao projeto e formação dos grupos - 10 minutos
  • Pesquisa e construção dos modelos - 35 minutos
  • Preparação para as apresentações - 10 minutos
  • Apresentação dos projetos pelos grupos - 5 minutos por grupo

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade, pesquisa, trabalho em equipe, qualidade e detalhamento do modelo construído, e a apresentação do projeto. Cada critério receberá uma pontuação, totalizando uma nota final. A capacidade de comunicação das ideias, a argumentação com base científica durante a apresentação, e o uso eficiente dos materiais recicláveis também serão considerados. Exemplos de projetos notáveis serão compartilhados para incentivar a excelência e o engajamento dos alunos em futuras atividades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis variados (plásticos, papéis, metais leves), tesouras, colas, fitas adesivas e tintas. A disposição desses materiais de forma organizada facilitará o desenvolvimento dos modelos, além de promover a conscientização sobre reciclagem e sustentabilidade entre os alunos. O ambiente de sala de aula deverá ser preparado para acomodar os estudantes em grupos e permitir a movimentação necessária durante a fase de construção dos modelos.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais recicláveis (plásticos, papéis, metais)
  • Tesouras, colas e fitas adesivas
  • Tintas e pincéis para decoração dos modelos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo