Genealogia na Sala de Aula: Entendendo a Hereditariedade

Desenvolvida por: Gerci … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Genética e Hereditariedade

A atividade 'Genealogia na Sala de Aula: Entendendo a Hereditariedade' proporciona aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma vivência prática e interativa para explorar os conceitos de genética e hereditariedade. Divididos em grupos, os estudantes receberão cartões representando diferentes características genéticas, tais como cor dos olhos, tipo de cabelo, cor da pele, entre outras. A tarefa dos grupos será criar 'cruzamentos' entre esses cartões de modo a simular a transmissão de traços hereditários e formar uma nova geração de descendentes. Essa dinâmica permitirá aos alunos observar visualmente como as características são herdadas e como os genes dominantes e recessivos influenciam essas heranças. O professor desempenhará um papel crucial, orientando a discussão e explicando a importância dos gametas na transmissão das características hereditárias. A culminância do projeto será a apresentação das árvores genealógicas criadas pelos grupos, levando à discussão de semelhanças, diferenças e padrões genéticos observados. Esta abordagem prática visa facilitar a compreensão dos alunos sobre conceitos fundamentais da genética, promovendo a aprendizagem ativa e engajamento com o tema.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre hereditariedade e genética, habilidades essenciais para a compreensão da diversidade genética humana e dos processos biológicos. Pretende-se que, ao fim da atividade, os estudantes sejam capazes de compreender como as características são passadas de geração para geração, o papel dos gametas na herança genética e a importância dos genes dominantes e recessivos na determinação das características físicas e biológicas. Além disso, espera-se que a atividade promova habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de apresentação e discussão em público.

  • Compreender os conceitos de genes dominantes e recessivos e sua influência na hereditariedade.
  • Identificar a função dos gametas na transmissão de características hereditárias.
  • Analisar padrões de herança e diversidade genética em árvores genealógicas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação ao criar e apresentar árvores genealógicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI01: Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
  • EF09CI02: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
  • EF09CI08: Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, abordaremos temas fundamentais da genética, enfatizando o mecanismo de herança genética e o papel dos gametas. Através da criação de árvores genealógicas, introduziremos os conceitos de genes, alelos, dominância, recessividade e como estes contribuem para a diversidade hereditária. Esta abordagem prática e visual propicia uma compreensão mais aprofundada e aplicada dos conteúdos, estimulando os alunos a relacionarem teoria e prática.

  • Fundamentos da genética: genes, cromossomos e DNA.
  • Herança genética: dominância, recessividade e alelos.
  • Concepções básicas sobre gametas e fecundação.
  • Construção e análise de árvores genealógicas.

Metodologia

A metodologia adotada para essa atividade é a aprendizagem baseada em projetos, incentivando os alunos a aplicarem os conceitos de genética e hereditariedade na construção de árvores genealógicas. Será promovida uma abordagem prática, onde cada grupo de alunos receberá cartões com características para 'cruzar', observando a transmissão desses traços genéticos. O professor orientará as discussões e elucidará dúvidas, garantindo a compreensão de todos. Além disso, a apresentação dos resultados fomentará a discussão coletiva, analisando padrões genéticos e estimulando o pensamento crítico.

  • Dinâmica de grupos para construção de árvores genealógicas.
  • Discussão orientada sobre hereditariedade e conceitos de genética.
  • Apresentação e análise das árvores genealógicas criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos, distribuídas da seguinte forma: na primeira aula, introdução aos conceitos e distribuição dos materiais; na segunda aula, construção das árvores genealógicas; e na terceira, apresentação e discussão dos resultados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de genética e explicação da atividade.
  • Aula 2: Trabalho em grupo para criar as árvores genealógicas.
  • Aula 3: Apresentação das árvores e discussão dos padrões genéticos observados.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, a qualidade da árvore genealógica construída e a capacidade de discussão e argumentação durante a apresentação dos resultados. Será considerada, também, a habilidade de aplicar os conceitos de genética na análise dos padrões hereditários identificados. Para isso, será utilizada uma rubrica de avaliação que considerará critérios como compreensão conceitual, colaboração no grupo, criatividade na construção da árvore genealógica e eficácia na comunicação das descobertas. Exemplos de aplicação prática dos conceitos e a clareza na explicação dos padrões genéticos observados serão aspectos chave para uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou folhas contendo características genéticas diversas, canetas ou marcadores, papéis grandes ou cartolinas para a construção das árvores genealógicas. Além disso, recursos como quadro branco, marcadores e acesso à internet podem enriquecer as discussões e proporcionar informações adicionais durante a execução da atividade. O uso de vídeos explicativos e ferramentas digitais interativas também pode complementar o aprendizado, tornando a experiência mais dinâmica e engajadora.

  • Cartões com características genéticas.
  • Papéis grandes ou cartolinas.
  • Canetas, marcadores e lápis de cor.
  • Acesso à internet e recursos multimídia.
  • Quadro branco e marcadores.

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