Hora de Virar Eco-Inventor

Desenvolvida por: Alan D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Invenções Sustentáveis com Materiais Recicláveis

A atividade 'Hora de Virar Eco-Inventor' tem como propósito engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na criação de protótipos de invenções sustentáveis utilizando materiais recicláveis. Esta iniciativa busca promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento de soluções práticas para problemas relacionados ao desperdício e ao consumo excessivo de recursos naturais. Os alunos serão divididos em equipes e desafiados a aplicar conceitos de sustentabilidade e criatividade para elaborar invenções que possam ser implementadas na vida real. A atividade culminará com a apresentação e discussão das invenções, onde os alunos poderão explicar suas propostas e debater sobre sua viabilidade ambiental e inovadora.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam instigar a criatividade dos alunos enquanto incorporam conceitos de sustentabilidade e inovação. Os alunos desenvolverão habilidades problematizadoras, raciocínio lógico e proativo na busca por soluções sustentáveis. Além de incentivar o pensamento crítico, esses objetivos estão alinhados com o crescimento consciente sobre o impacto ambiental e a importância da preservação dos recursos naturais, permitindo uma análise profunda e a proposta de soluções inovadoras e aplicáveis.

  • Estimular a criatividade e a inovação em contextos sustentáveis.
  • Promover a consciência ambiental entre alunos.
  • Desenvolver habilidades críticas e analíticas para problemas ambientais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI11: Avaliar propostas para tornar o consumo pessoal e coletivo mais responsável e sustentável.
  • EF09CI12: Relacionar o desenvolvimento da humanidade com aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na promoção do conhecimento sobre sustentabilidade e inovação. Desafia os alunos a utilizarem conceitos complexos como ciclo de vida dos produtos e impactos ambientais para criarem soluções práticas. Pretende-se que os alunos vivenciem de maneira prática o que foi aprendido teoricamente, trazendo o conceito de economia circular e processos inovadores de reutilização de materiais à realidade escolar.

  • Conceitos básicos de sustentabilidade.
  • Princípios da inovação aplicada.
  • Identificação de problemas ambientais locais.

Metodologia

A metodologia utilizada focará em um ensino prático e colaborativo, onde os alunos trabalharão em equipes para fomentar o trabalho em grupo e a responsabilidade compartilhada. Será utilizada a pedagogia de projetos para criar um ambiente de aprendizagem envolvente e significativo. O envolvimento ativo dos alunos é fundamental para promover a criatividade e discutir ideias para soluções ambientais criativas e críticas, incentivando a autonomia e o engajamento dos estudantes.

  • Trabalho em equipe multidisciplinar.
  • Laboratório de inovação sustentável.
  • Discussão e apresentação de protótipos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi desenhado para garantir uma progressão ordenada e produtiva das etapas do projeto. Será realizada ao longo de duas aulas, abrangendo desde a introdução do tema até a apresentação das invenções. Durante a primeira aula, os alunos se familiarizarão com o tema e iniciarão o desenvolvimento das ideias e protótipos. Na segunda aula, será realizada a finalização dos protótipos, seguida da apresentação e avaliação entre os colegas.

  • Aula 1: Introdução e iniciação dos protótipos.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos protótipos.

Avaliação

A avaliação consistirá em dois componentes principais: o processo e o produto final. No processo, a colaboração e o trabalho em equipe serão observados e avaliados com base nas interações e envolvimento de cada aluno durante a execução do projeto. Já o produto final será avaliado com base na criatividade, inovação e viabilidade das invenções, além da capacidade de argumentar sobre a implementação e impacto ambiental das soluções apresentadas. Exemplos de critérios incluem a originalidade do projeto, a clareza na apresentação e a sustentação das ideias propostas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos fornecidos são fundamentais para dar suporte à criatividade e execução das atividades práticas. A utilização de materiais recicláveis incentivará o pensamento 'fora da caixa'. Além disso, recursos tecnológicos e plataformas digitais poderão ser usadas para apresentações e pesquisas rápidas, fomentando uma integração eficiente e moderna do conhecimento teórico com situações práticas.

  • Materiais recicláveis diversos (garrafas, papelão, etc.).
  • Ferramentas de construção (tesouras, colas, etc.).
  • Acesso a dispositivos tecnológicos para pesquisa.

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