Jornada pelo Sistema Solar

Desenvolvida por: Marisa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Terra e Universo

A atividade prática 'Jornada pelo Sistema Solar' é projetada para proporcionar aos alunos uma experiência imersiva e interativa de aprendizagem sobre o sistema solar. Os alunos do 9º ano são incentivados a explorar o cosmos através de projeções ou modelos em miniatura, tornando o aprendizado mais tangível e estimulante. Cada estudante investigará um planeta ou elemento do sistema solar, preparando uma apresentação que destaca suas características, como tamanho, composição e clima. Essa abordagem radial se concentra não apenas no conhecimento factual, mas também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação eficaz, liderança e trabalho em equipe. A inclusão de João Guilherme, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, evidencia a intenção de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo, oferecendo oportunidades de participação ativa e suporte especializado. Através dessa jornada, as discussões vão além da ciência básica, incorporando temas interdisciplinares como ética espacial e sua relevância no mundo contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em integrar o conhecimento científico com habilidades socioemocionais críticas para o desenvolvimento integral dos alunos. Espera-se que os participantes compreendam as características únicas dos planetas e outros elementos do sistema solar, mas também que articulem essas características com questões mais amplas, como a preservação ambiental e a exploração ética do espaço, refletindo a conexão didática com a BNCC. A promoção de apresentações individuais e em grupo incentivará a capacidade de comunicação clara e objetiva, ao mesmo tempo que fomenta a autoconfiança e a expressão pessoal. Criticamente, a atividade busca engajar os alunos na prática de análise de informações complexas, estimulando o raciocínio crítico e a resolução de problemas.

  • Compreender as características dos planetas do sistema solar.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao apresentar conhecimentos adquiridos.
  • Incentivar a análise crítica e a interconexão entre ciência e ética.
  • Promover o trabalho em equipe e as habilidades de liderança.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI08: Analisar e interpretar evidências do universo compreendendo sua origem e formação.
  • EF09CI09: Relacionar o movimento dos astros e sua influência na vida na Terra.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade abrange tópicos fundamentais de astronomia e ciências físicas, com ênfase na descrição e análise dos planetas e corpos celestes do sistema solar. Além de aspectos científicos, a atividades visa explorar as implicações éticas e ecológicas da astronomia e da exploração espacial. O estudo do sistema solar será pautado por um olhar crítico para as inovações tecnológicas que suportam essa ciência e seus impactos na sociedade, proporcionando aos alunos uma visão ampliada e integrada com o contexto contemporâneo. Os alunos serão incentivados a interligar esse conhecimento com outras áreas, promovendo o pensamento interdisciplinar.

  • Características geológicas dos planetas.
  • Atmosferas planetárias e suas composições.
  • Modelos astronômicos do sistema solar.
  • Inovações tecnológicas na exploração espacial.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se em estratégias ativas e colaborativas de aprendizado para promover um envolvimento mais profundo dos alunos. A prática de ensino situada nas metodologias de ensino-aprendizagem ativa, engaja os alunos na execução prática das apresentações, que são essenciais para fortalecer a participação ativa e a responsabilidade individual e coletiva pelo aprendizado. A integração com projeções e modelos fornecem ao ambiente uma dimensão visual e prática que ajuda os alunos a visualizar conceitos abstratos. O engajamento dos alunos por meio das apresentações será facilitado e monitorado tendo em mente estratégias inclusivas adaptadas às necessidades de todos os alunos. Este método também habilita a habilidade de trazer uma educação mais personalizada e relevante para os alunos.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Apresentações individuais ou em grupo.
  • Uso de recursos audiovisuais e modelos físicos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê uma única aula de 60 minutos, bem estruturada para garantir a participação ativa de cada aluno. Esta única sessão será maximizada ao dividir o tempo entre a introdução da atividade, as apresentações individuais e uma discussão reflexiva ao encerramento, permitindo assim o tempo necessário para cada parte da atividade. A escolha por um único encontro compila o planejamento em uma atividade concreta e imersiva, que deve realinhar a atenção dos alunos para o que importa nesse contexto: o aprendizado colaborativo e inovador dentro de um tempo limitado, mas eficiente.

  • Aula 1: Introdução ao sistema solar e atividade prática com apresentações dos alunos.
  • Momento 1: Introdução ao Sistema Solar (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução ao sistema solar. Utilize vídeos curtos ou imagens em um projetor para captar o interesse dos alunos. É importante que o professor destaque as características gerais dos planetas e a organização do sistema solar, incentivando os alunos a fazerem perguntas. Observe se todos estão participando e façam anotações sobre o nível de engajamento.

    Momento 2: Formação de Grupos e Distribuição de Tarefas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos, cada um focado em um planeta ou elemento específico do sistema solar. Garanta que as tarefas sejam distribuídas igualmente e permita que os alunos escolham papéis, como líder do grupo, pesquisador, ou apresentador. Essa organização deve promover o trabalho em equipe. Intervenha se perceber falta de comunicação ou participação desigual.

    Momento 3: Pesquisa e Preparação das Apresentações (Estimativa: 20 minutos)
    Dê tempo para que os grupos desenvolvam suas pesquisas usando fichas informativas e recursos digitais. Os alunos devem focar nas características dos planetas, como tamanho, clima e composição. O professor deve circular pela sala, oferecendo suporte e garantindo que todos os membros do grupo estejam contribuindo. Avalie a colaboração e liderança durante este momento.

    Momento 4: Apresentações dos Alunos (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo terá um tempo para apresentar suas descobertas ao resto da turma. Permita que os alunos utilizem modelos físicos ou demonstrativos em suas apresentações. Avalie a comunicação e eficácia das apresentações usando rubricas específicas. Incentive a análise crítica através de perguntas e reflexões sobre temas como a ética espacial e sua relevância no mundo atual.

    Momento 5: Conclusão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com um breve resumo dos aprendizados e peça aos alunos que façam uma autoavaliação rápida de suas apresentações e do trabalho em equipe. Reforce os pontos fortes e ofereça sugestões de melhoria. Permita que os alunos compartilhem suas impressões e sentimentos sobre o exercício.

Avaliação

A avaliação desta atividade combina avaliação formativa com feedback construtivo e avaliação somativa ao final da apresentação. A avaliação formativa busca permanentemente identificar, no decorrer das atividades, pontos de melhora e sucesso para adaptação imediata da atividade durante sua execução. Métodos como observação direta, rubricas específicas para apresentações e autoavaliação são utilizados para fornecer dados robustos sobre o progresso dos alunos. As rubricas devem incluir critérios claros relacionados à profundidade do conteúdo apresentado, a eficácia da comunicação e a integração de perspectivas éticas e sociais. Os alunos receberão feedback baseado em observações detalhadas das suas apresentações e habilidades comunicativas, e realizarão autoavaliações para promover reflexão crítica e autodesenvolvimento. Diversificação é a palavra-chave, uma vez que cada aluno tem um estilo único de aprendizagem e apresentação.

  • Observação direta e anotação de progresso.
  • Uso de rubricas para avaliar apresentações.
  • Autoavaliação para análise crítica pessoal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem modelos em miniatura dos planetas, projetores para exibir imagens ou vídeos do sistema solar, e outras ferramentas audiovisuais que possam facilitar a visualização dos temas discutidos. Materiais complementares, como fichas informativas ou recursos digitais acessíveis, proporcionarão suporte adicional aos alunos, personalizando seu processo de aprendizagem. Isso auxilia na compreensão visual e textual dos conteúdos tratados, promovendo a acessibilidade e o amplo alcance da informação. Tais recursos foram escolhidos estrategicamente para oferecer diferentes formas de interação com o conteúdo, adequando-se às diversas necessidades dos alunos e possibilitando um contexto mais integrado e dinâmico de ensino.

  • Modelos em miniatura do sistema solar.
  • Projetores e telas para exibição de vídeos.
  • Fichas informativas e recursos digitais.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a complexidade e a carga de trabalho enfrentada pelos professores, e por isso as estratégias de inclusão e acessibilidade foram planejadas de modo a serem simples, sem grandes exigências financeiras ou de tempo. Adaptar o material de ensino, por exemplo, incluirá descrições verbais detalhadas para os modelos projetados, enriquecendo a experiência educativa para alunos que podem apresentar dificuldades em visualização detalhada. A comunicação por meio de sinais visuais e verbais será ajustada para adequação, além do suporte individualizado que se mostrará crucial para incluir todos ativamente no processo de aprendizagem. A atenção especial a sinais que indiquem possível evasão ou desengajamento de João Guilherme permitirá intervir imediatamente, facilitando sua inclusão e incentivando uma experiência colaborativa e segura para todos.

  • Descrição verbal detalhada dos modelos.
  • Material de apoio diferenciado.
  • Estratégias de comunicação ajustadas.

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