Nesta atividade, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos aos conceitos químicos por trás da fabricação de sabonetes, com foco especial na ação dos tensoativos na formação de micelas que capturam a sujeira. O objetivo é proporcionar uma experiência hands-on (mão na massa), onde os aprendizes terão a oportunidade de aplicar conhecimentos químicos na prática, ao mesmo tempo desenvolvendo habilidades importantes como trabalho em equipe, criatividade e aplicação do método científico. A partir de materiais fornecidos, como glicerina, óleos essenciais, corantes naturais e formas variadas, os alunos irão projetar e criar seus próprios sabonetes, escolhendo os componentes de acordo com suas preferências e objetivos de aprendizado. Esta atividade não só reforça a teoria estudada em sala de aula, mas também demonstra de forma tangível como os conceitos químicos estão presentes no cotidiano dos estudantes.
Através deste laboratório prático, os alunos serão capazes de entender a importância e o papel dos tensoativos na limpeza e higiene pessoal, aprender a aplicar conceitos químicos na criação de produtos utilizáveis, além de desenvolver habilidades de pesquisa, experimentação e formulção de hipóteses. Além disso, esta atividade pretende estimular o trabalho em equipe, a criatividade na escolha dos ingredientes e o pensamento crítico durante o processo de fabricação, reforçando assim a relevância da ciência no dia a dia.
A matéria cobrirá inicialmente uma introdução teórica aos tensoativos, explicando o seu papel fundamental na limpeza e higiene através da formação de micelas. Em seguida, abordaremos os processos químicos envolvidos na fabricação de sabonetes, incluindo a saponificação e a escolha de aditivos naturais para funções específicas e personalização. A parte prática da aula permitirá que os alunos apliquem esses conceitos na criação de sabonetes, enfatizando a experimentação e a aprendizagem ativa.
A metodologia deste plano de aula é baseada na abordagem Atividade Mão-na-Massa, valorizando a aprendizagem ativa e participativa. Inicia-se com uma breve introdução teórica, seguida por uma demonstração dos materiais. Logo após, os alunos são divididos em grupos e começam a fase de planejamento e execução do projeto de criar seus próprios sabonetes, com a supervisão e orientação do professor. Esta abordagem incentiva a experimentação direta, a discussão em equipe e a aplicação de conceitos científicos em um projeto prático.
A atividade será realizada em um total de 3 horas, distribuídas em 4.5 aulas de 40 minutos cada. Inicialmente dedicaremos uma aula para a introdução dos conceitos e demonstração dos materiais. As próximas duas aulas serão destinadas ao planejamento e execução do projeto de fabricação dos sabonetes pelos alunos. A última aula e meia será reservada para a finalização dos projetos, discussões sobre os resultados e reflexões sobre o processo.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na habilidade de trabalhar em equipe, na qualidade e criatividade do sabonete produzido, bem como na capacidade de aplicar os conceitos teóricos aprendidos na prática. Será dada especial atenção ao processo de planejamento, execução e análise crítica dos resultados. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o seu projeto em um pequeno relatório que destacará as escolhas feitas, os desafios enfrentados e as soluções encontradas, além de uma apresentação final do produto.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos. Estes incluem: glicerina, óleos essenciais, corantes naturais, formas para sabonetes, equipamentos de segurança como luvas e óculos de proteção, e utensílios básicos de laboratório, como béqueres e espátulas. Um ambiente adequado para a prática de experimentação, preferencialmente um laboratório de ciências equipado com pias e áreas de trabalho, também é essencial.
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