Missão Biodiversidade: Preservação em Ação

Desenvolvida por: Giovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências]
Temática: [Preservação da Biodiversidade]

[Esta atividade tem como objetivo envolver os alunos em um projeto prático e imersivo para desenvolver soluções criativas voltadas para a preservação da biodiversidade em unidades de conservação. Os alunos começam com uma pesquisa prévia sobre os tipos de unidades de conservação, adotando a metodologia de sala de aula invertida, em que estudam esse conteúdo em casa como preparação para as atividades seguintes. A etapa seguinte consiste em visitas virtuais ou locais a parques onde analisarão a interação humana e atividades desenvolvidas nesses espaços. Em grupos, os alunos usarão o aprendizado baseado em projetos para criar planos de conservação específicos. Os planos devem focar na preservação de espécies de pássaros e na importância das florestas nacionais, permitindo que eles apliquem conhecimentos teóricos em situações reais para promover a conscientização sobre a biodiversidade e a importância da sua conservação.]

Objetivos de Aprendizagem

[Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em integrar o conhecimento teórico sobre biodiversidade e unidades de conservação com a aplicação prática, incentivando o pensamento crítico e a inovação. Os alunos vão aprofundar o entendimento sobre o papel das unidades de conservação na preservação de espécies e como ações humanas podem impactar o equilíbrio ecológico. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de colaboração e comunicação ao trabalharem em grupos para elaborar planos de conservação.]

  • [Compreender a importância das unidades de conservação na preservação da biodiversidad

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI09: Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
  • EF09CI10: Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
  • EF09CI12: Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático desta atividade é estruturado para abordar diversos aspectos relacionados às unidades de conservação e a biodiversidade. Os alunos serão introduzidos a conceitos fundamentais de conservação, como a importância dos parques, reservas e florestas nacionais, e discutirão a interação entre seres humanos e o meio ambiente. A atividade foi projetada para construir conhecimento de maneira progressiva, considerando tanto a base teórica quanto a aplicação prática em projetos de conservação reais.]

  • [Tipos de unidades de conservaçã

Metodologia

[A metodologia adotada nesta atividade combina estratégias de ensino contemporâneas, promovendo o envolvimento ativo dos alunos através da aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e exploração prática de ambientes virtuais e reais. A atividade começa com uma pesquisa prévia independente, seguindo para uma análise prática durante as visitas, culminando na elaboração colaborativa de planos de conservação. Esta abordagem visa consolidar o conhecimento teórico de forma interativa e prática.]

  • [Sala de aula invertid

Aulas e Sequências Didáticas

[A atividade está cuidadosamente planejada para ser realizada em uma carga horária total de 2 horas, divididas em uma aula única de 170 minutos. A aula é iniciada com uma revisão do estudo prévio realizado pelos alunos sobre unidades de conservação, seguida pela visita virtual a um parque, onde os alunos observarão a interação humana com o meio ambiente. A última parte da aula é dedicada à discussão dos planos de conservação elaborados pelos grupos, permitindo a troca de ideias e feedback entre os estudantes.]

  • [Aula única de 170 minutos: introdução, visita virtual, discussão em grupo

Avaliação

[A avaliação desta atividade será conduzida através de observação contínua e análise dos planos de conservação desenvolvidos pelos alunos. Os critérios de avaliação incluem: entendimento do papel das unidades de conservação, criatividade e praticidade das soluções propostas, e a capacidade de trabalhar colaborativamente em equipes. Exemplos de avaliação incluem a análise de como o grupo integrou o conhecimento teórico em seu plano e a apresentação de possíveis impactos das atividades humanas em seu projeto de conservação.]

Materiais e ferramentas:

[Para a realização eficaz desta atividade, diversos recursos e materiais serão utilizados, garantindo que os alunos tenham acesso a informações completas e que possam explorar as unidades de conservação de forma interativa. Os recursos envolvem materiais digitais para pesquisa prévia, plataformas para visitas virtuais e ferramentas colaborativas para a elaboração dos planos de conservação.]

  • [Materiais digitais para pesquisa prévi

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo