Esta atividade se baseia na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando um jogo de tabuleiro especialmente projetado para ensinar sobre seleção natural e biodiversidade de maneira lúdica e engajadora. Cada grupo de alunos representará diferentes espécies, enfrentando 'eventos de seleção natural' - condições ambientais ou mudanças descritas por cartas no jogo - e deverão tomar decisões estratégicas para adaptar suas espécies para sobreviver. As escolhas de cada grupo afetarão diretamente seu avanço pelo tabuleiro, com o grupo que demonstrar melhor adaptação e chegar ao final primeiro enfatizando a importância da diversidade genética para a sobrevivência das espécies. Esta abordagem permite discutir os conceitos de evolução e biodiversidade sob a luz da seleção natural de uma maneira altamente interativa e reflexiva.
A principal meta desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre os mecanismos da seleção natural e seu papel na diversidade das espécies. Os alunos poderão visualizar e experimentar, através da simulação proporcionada pelo jogo, como diferentes estratégias de adaptação podem influenciar a sobrevivência de espécies em variados contextos ambientais. Eles também serão capazes de refletir sobre a importância da biodiversidade e da conservação ambiental como meio de sustentar a vida na Terra através dos conceitos trabalhados durante o jogo.
Este plano de aula aborda conceitos chave dentro da temática de seleção natural e biodiversidade, integrando-os à prática através de um jogo de tabuleiro educacional. O conteúdo é direcionado para facilitar a compreensão de como a seleção natural atua sobre as variantes de uma mesma espécie, influenciando a diversidade e evolução das espécies ao longo do tempo. Também enfatiza as questões relativas à conservação da biodiversidade e as implicações humanas e ambientais associadas.
Adotando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade envolve os alunos em um processo educacional dinâmico e participativo. O jogo de tabuleiro serve como ferramenta central, através do qual os conceitos de seleção natural e biodiversidade são explorados de maneira prática. As decisões tomadas pelos grupos ao longo do jogo estimulam a discussão, reflexão e o pensamento crítico sobre as temáticas abordadas, promovendo assim um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo.
A atividade será desenvolvida em duas etapas, totalizando uma carga horária de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução teórica e preparação para o jogo. Na segunda aula, os alunos jogarão e discutirão os resultados e aprendizados obtidos.
A avaliação será baseada na participação efetiva dos alunos ao longo da atividade, observando-se a capacidade de colaboração em grupo, a aplicação da teoria na prática durante o jogo e a profundidade das reflexões e argumentos apresentados na discussão pós-jogo. Serão consideradas também as decisões estratégicas tomadas no decorrer do jogo, avaliando o entendimento dos conceitos de seleção natural e adaptação. Exemplos de adaptações e decisões tomadas pelos grupos serão analisados como parte da avaliação.
Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem o jogo de tabuleiro educacional projetado especificamente para este fim, cartas de evento representando diferentes desafios de seleção natural, fichas ou marcadores para representar as diferentes espécies no tabuleiro, e recursos adicionais como quadro branco, marcadores e material de apoio impresso para facilitar o acompanhamento das regras e conceitos durante a atividade.
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