Missão Submicroscópica: Uma Jornada pelo Estado da Matéria

Desenvolvida por: Raquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Estados Físicos da Matéria e Suas Transformações

Nesta atividade prática, intitulada 'Missão Submicroscópica: Uma Jornada pelo Estado da Matéria', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a compreender as transformações dos estados físicos da matéria de uma forma interativa e dinâmica. Divididos em grupos, os estudantes terão acesso a um computador com internet para explorar simulações interativas no site Phet Colorado, utilizando especificamente a simulação 'Estados da Matéria: Básico'. A turma será inserida em uma narrativa de investigação, onde cada grupo terá que resolver 'mistérios' propostos pelo professor, relacionados às mudanças dos estados físicos da matéria, aplicando conhecimentos sobre modelos de constituição submicroscópica. Esta atividade utilizará a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, com o objetivo de fomentar o raciocínio lógico, incentivar o trabalho em equipe e possibilitar a aplicação prática do conhecimento teórico, motivando os alunos a se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivos principais possibilitar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental compreenderem as mudanças dos estados físicos da matéria, sob a perspectiva do modelo de constituição submicroscópica, e desenvolver habilidades essenciais como raciocínio lógico, trabalho em equipe e aplicação prática do conhecimento. Através da Aprendizagem Baseada em Jogos, busca-se também estimular o engajamento e o protagonismo dos alunos em seu aprendizado, preparando-os para raciocinar cientificamente e solucionar problemas de forma colaborativa.

  • Compreender as mudanças dos estados físicos da matéria utilizando o modelo submicroscópico.
  • Desenvolver raciocínio lógico e habilidades de investigação científica.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Aplicar conhecimentos teóricos em contextos práticos através de simulações interativas.
  • Promover o engajamento e o protagonismo estudantil na aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI01: Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

Conteúdo Programático

A atividade 'Missão Submicroscópica' é alinhada ao currículo de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, enfocando os estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) e suas transformações. Vamos explorar os conceitos de fusão, solidificação, vaporização, condensação e sublimação sob a ótica do modelo de constituição submicroscópica, proporcionando uma base científica sólida para os estudantes.

  • Estados físicos da matéria
  • Mudanças de estado físico: fusão, solidificação, vaporização, condensação e sublimação
  • Modelos de constituição submicroscópica da matéria
  • Aplicação dos conceitos em simulações interativas

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada nesta atividade, onde os alunos aprenderão sobre os estados físicos da matéria e suas transformações de forma lúdica e envolvente, através da exploração de simulações interativas no Phet Colorado. Esta abordagem estimula o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a aplicação prática de conceitos teóricos, incentivando os alunos a investigar, questionar e resolver problemas em conjunto, reforçando assim o processo de aprendizagem colaborativa.

  • Exploração guiada das simulações no Phet Colorado
  • Resolução de 'mistérios' em grupos relacionados às transformações de estados físicos
  • Debate e discussão em grupo para compartilhar descobertas e conclusões
  • Apresentação das soluções dos 'mistérios' para toda a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, dividida em 2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e à metodologia, além do início da exploração das simulações no Phet Colorado. A segunda aula será dedicada à investigação dos 'mistérios', discussão em grupos e compartilhamento das soluções.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da exploração das simulações interativas.
  • Aula 2: Resolução de 'mistérios', discussão em grupos e compartilhamento das soluções.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na participação, engajamento, capacidade de trabalho em equipe e na apresentação das soluções encontradas para os 'mistérios' propostos. Serão avaliadas também as habilidades de raciocínio lógico, aplicação prática do conhecimento e capacidade de explicação dos conceitos investigados, mediante as simulações. A pontuação será dada conforme a criatividade, a precisão científica das explicações e o envolvimento do grupo na atividade como um todo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários computadores com acesso à internet para que os alunos possam acessar as simulações no site Phet Colorado, além de um espaço físico adequado para o trabalho em grupo e a discussão. Materiais de apoio como lousa, marcadores, papel e canetas também serão utilizados para o esboço das ideias e a organização das apresentações dos grupos.

  • Computadores com acesso à internet
  • Acesso ao site Phet Colorado e à simulação 'Estados da Matéria: Básico'
  • Espaço físico para trabalho em grupo e discussão
  • Material de apoio como lousa, marcadores, papel e canetas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo