Na Pele do Cientista

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Dramatização de Cientistas Históricos

A atividade 'Na Pele do Cientista' tem o propósito de engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em um aprendizado dinâmico e participativo através da dramatização de cientistas históricos. Os alunos serão incentivados a escolher um cientista pioneiro, investigar a vida e as contribuições desse pesquisador, e desenvolver uma dramatização que destaque um momento crucial na carreira do cientista escolhido. Além disso, serão desafiados a reproduzir, de forma prática, um experimento significativo realizado pelo cientista, utilizando materiais simples e adaptados ao cenário escolar. Esta atividade busca tornar a ciência tangível e mais próxima do cotidiano dos alunos, incentivando habilidades como pesquisa, comunicação, cooperação, e criatividade, enquanto promove uma compreensão mais profunda das descobertas científicas e do impacto histórico dessas inovações.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em incentivar os estudantes a desenvolver uma apreciação mais profunda pelos feitos científicos e pela história da ciência. Os estudantes aprenderão não apenas sobre descobertas e teorias científicas, mas também sobre o contexto histórico e os desafios enfrentados pelos cientistas em suas épocas. Será incentivado o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, pesquisa independente e habilidades de apresentação. Por meio da dramatização e reprodução de experimentos, os alunos também terão a oportunidade de exercitar a resolução de problemas e o trabalho em equipe, preparando-os para desafios acadêmicos futuros.

  • Compreender a importância histórica de cientistas e suas descobertas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Exercitar habilidades de comunicação e apresentação oral.
  • Reproduzir experimentos científicos de forma adaptada.
  • Trabalhar colaborativamente na elaboração de dramatizações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI01: Analisar o desenvolvimento histórico e social das ciências, reconhecendo seus impactos e limitações.
  • EF09CI05: Relatar e descrever experimentos científicos históricos e seus desdobramentos na sociedade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foi planejado para oferecer aos alunos uma visão abrangente sobre a ciência em um contexto histórico. A atividade proporciona oportunidades para que os alunos explorem o desenvolvimento de teorias científicas ao longo do tempo e a influência destas sobre a sociedade. Estudar os cientistas não apenas como figuras isoladas, mas como indivíduos que contribuíram para avanços significativos conforme os recursos e conhecimentos disponíveis em suas épocas, ajuda a relacionar o ensino científico com a história, incentivando um aprendizado mais completo e significativo.

  • História da ciência e contextos históricos importantes.
  • Principais cientistas e suas descobertas.
  • Metodologias científicas do passado.
  • Experimentação científica recreativa e adaptada.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade leva em conta a importância do engajamento ativo dos alunos na construção do conhecimento científico. Será utilizada uma abordagem pedagógica que mistura pesquisa, colaboração e dramatização. Os estudantes serão solicitados a realizar pesquisas, sintetizar informações e desenvolver uma dramatização que retrate a vida e obra do cientista escolhido, bem como a realização de um experimento. Essa combinação de métodos permite que os alunos explorem, não apenas de forma teórica mas também prática, os conceitos científicos, favorecendo um aprendizado significativo e integrado.

  • Pesquisa independente sobre cientistas.
  • Discussão em grupo para escolha de temas e abordagem.
  • Desenvolvimento de roteiro e encenação.
  • Reprodução de experimentos de forma criativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária da atividade será de 6 horas, distribuída em aproximadamente duas sessões de 190 minutos. Esta divisão permitirá que os alunos tenham tempo suficiente para desenvolver os roteiros, se prepararem para a dramatização e montarem os experimentos. Inicialmente, os alunos se reunirão em grupos para escolher um cientista e realizar pesquisas sobre sua vida e contribuições. Subsequentemente, passarão a desenvolver o roteiro da dramatização, sendo estimulados a explorar fontes diversas para enriquecer a apresentação. Na segunda parte das aulas, os alunos executarão os experimentos adaptados e finalizarão a dramatização para apresentação ao restante da turma. Esta distribuição horária busca proporcionar um equilíbrio entre tempo para pesquisa e preparo e a execução das atividades práticas.

  • Aula 1: Pesquisa e escolha do cientista, desenvolvimento do roteiro.
  • Aula 2: Ensaios, montagem e apresentação dos experimentos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base em três principais aspectos: pesquisa, colaboração e apresentação. Primeiramente, o professor avaliará a qualidade e a profundidade da pesquisa realizada por cada grupo, observando a compreensão dos alunos sobre a vida e obra do cientista escolhido. Em segundo lugar, será avaliado o trabalho colaborativo, medido através de observações durante o desenvolvimento do projeto e relatos dos próprios alunos sobre a experiência em grupo. Por último, a apresentação será avaliada quanto à clareza, criatividade e precisão científica das informações. Exemplos de critérios de avaliação incluem a capacidade dos alunos de correlacionar o experimento apresentado com as descobertas do cientista, a habilidade em esclarecer o método científico utilizado e o grau de engajamento e cooperação demonstrado durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, são necessários recursos que permitam tanto a pesquisa como a encenação e a reprodução dos experimentos. Os materiais deverão ser simples e acessíveis, adequados ao ambiente escolar e à idade dos alunos, permitindo uma execução segura e efetiva dos experimentos. Além disso, o acesso a bibliotecas online ou recursos de pesquisa digital será crucial para que os alunos possam aprofundar o conhecimento sobre os cientistas escolhidos. O uso de ferramentas de dramatização e apoio visual pode tornar as apresentações mais atrativas e dinâmicas, incentivando o engajamento dos estudantes.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa.
  • Livros sobre cientistas e história da ciência.
  • Materiais para experimentação adaptada (cartolina, tubos de ensaio simulados).
  • Roupas ou adereços para caracterização dos cientistas.

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