Operação Carbono Zero: Jogo da Sustentabilidade

Desenvolvida por: Cesar … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Sustentabilidade e Consciência Ambiental

A atividade 'Operação Carbono Zero: Jogo da Sustentabilidade' é uma proposta inovadora de aprendizagem ativa, destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio desta atividade, os estudantes serão divididos em grupos, onde cada um representará uma empresa com o desafio de integrar crescimento econômico com estratégias de sustentabilidade, logística verde e sequestro de carbono. Utilizando uma combinação de dados reais e fictícios, os alunos precisarão tomar decisões estratégicas de longo prazo sobre investimentos em tecnologias limpas, redesign da cadeia de suprimentos e envolvimento do consumidor em práticas sustentáveis. O jogo se desenvolverá em um ambiente competitivo, porém, a ênfase será colocada no planejamento estratégico, criatividade e desenvolvimento da consciência ambiental, incentivando os alunos a refletirem sobre o impacto das ações humanas no planeta e como podem liderar a mudança para um futuro mais sustentável.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade pedagógica é capacitar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a compreender e aplicar conceitos de sustentabilidade, logística verde e sequestro de carbono de maneira prática e significativa. Destina-se também a promover a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de planejamento estratégico dos estudantes ao enfrentarem desafios semelhantes aos do mundo real. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam uma consciência ambiental robusta, reconhecendo a importância de soluções sustentáveis na redução das emissões de carbono e no combate às mudanças climáticas.

  • Compreender o conceito de sustentabilidade aplicado ao contexto empresarial.
  • Desenvolver habilidades de planejamento estratégico e tomada de decisão com foco em sustentabilidade.
  • Promover a consciência ambiental e a importância do sequestro de carbono.
  • Incentivar a cooperação e trabalho em equipe na busca por soluções criativas para problemas ambientais.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos chave como sustentabilidade, sequestro de carbono, logística verde e tecnologias limpas. Serão discutidas as estratégias para uma cadeia de suprimentos sustentável, além de métodos para engajar consumidores e comunidades em práticas ambientais positivas. Através de um aprendizado dinâmico e interativo, os alunos poderão vincular teorias à prática e visualizar as implicações de suas escolhas no ambiente e na sociedade.

  • Conceitos de sustentabilidade e sua importância no contexto empresarial
  • Técnicas de sequestro de carbono e logística verde
  • Investimento em tecnologias limpas
  • Redesign da cadeia de suprimentos para sustentabilidade
  • Engajamento do consumidor em práticas ambientalmente sustentáveis

Metodologia

A metodologia ativa adotada nesta atividade, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), permite que os alunos sejam protagonistas de seu aprendizado ao experimentarem diretamente com a resolução de problemas complexos e relevantes. Divididos em grupos, eles atuarão como gestores de uma empresa fictícia, enfrentando desafios e tomando decisões baseadas em informações reais e simuladas. Esta abordagem promove a colaboração, a reflexão crítica e a aplicação prática dos conceitos estudados.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
  • Trabalho em grupo para simulação de gestão empresarial sustentável
  • Uso de dados reais e fictícios para tomada de decisões estratégicas
  • Apresentações e debates sobre as estratégias adotadas pelos grupos
  • Reflexão conjunta sobre as lições aprendidas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos e regras do jogo, além da formação dos grupos e início das discussões estratégicas. A segunda aula será dedicada à implementação das decisões, debates sobre as estratégias adotadas e uma sessão reflexiva sobre os resultados e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao Jogo da Sustentabilidade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Aplicação das estratégias, debates e reflexões finais.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada tanto no processo quanto nos resultados alcançados pelos grupos. Serão avaliados o entendimento e aplicação dos conceitos de sustentabilidade, a qualidade do planejamento estratégico, a criatividade das soluções propostas e a habilidade de trabalhar em equipe. As apresentações finais dos grupos servirão como base para a avaliação, onde o raciocínio por trás das decisões tomadas e a capacidade de argumentação serão criteriosamente analisados. Além disso, será considerada a capacidade de reflexão dos alunos sobre suas ações e suas implicações ambientais.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão utilizados recursos como dados reais e fictícios sobre logística e sustentabilidade, planilhas para simulação de decisões, projetor para apresentações e debates em grupo. Recursos online, como artigos e estudos de caso, também serão aproveitados para enriquecer o conteúdo programático e oferecer exemplos reais de empresas que implementaram com sucesso práticas sustentáveis.

  • Dados reais e fictícios sobre logística e sustentabilidade
  • Planilhas para simulação de cenários
  • Projetor para apresentações
  • Acesso à internet para pesquisa de artigos e estudos de caso
  • Materiais para anotação e organização das ideias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo