Salvando Nosso Planeta

Desenvolvida por: Fábio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências, Geografia, Artes
Temática: Sustentabilidade e Meio Ambiente

Nesta atividade prática de aprendizagem ativa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se transformarão em ambientalistas empenhados em criar um projeto de sustentabilidade direcionado à escola ou comunidade local. Através de métodos de pesquisa, brainstorming e planejamento colaborativo, serão explorados conceitos fundamentais como reciclagem, redução de resíduos, uso de energias renováveis e conservação da biodiversidade. O projeto fomentará uma abordagem interdisciplinar, engajando os estudantes na aplicação do conhecimento científico, geográfico e artístico para propor soluções reais e efetivas aos crescentes problemas ambientais. Essa iniciativa visa não apenas a conscientização, mas também a participação ativa dos alunos na promoção de hábitos de vida mais sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os estudantes a compreender e aplicar os princípios de sustentabilidade em contextos reais, promover a capacidade de pesquisa e trabalho em equipe, além de incentivar a criatividade na resolução de problemas ambientais. Através da integração de conhecimentos das áreas de ciências, geografia e artes, espera-se que os alunos desenvolvam projetos que reflitam uma compreensão profunda dos desafios ambientais contemporâneos e proponham soluções viáveis que possam ser implementadas na escola ou comunidade.

  • Desenvolver compreensão crítica sobre sustentabilidade e desafios ambientais
  • Aplicar métodos de pesquisa, brainstorming e planejamento em desenvolvimento de projetos
  • Promover habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Incentivar a criatividade e inovação na proposta de soluções sustentáveis
  • Fomentar a aplicação de conhecimentos interdisciplinares na resolução de problemas práticos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI09 - Avaliar o papel dos seres humanos nos ciclos da matéria e no fluxo da energia nos ecossistemas, propondo ações para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade.
  • EF09GE07 - Analisar as diferentes fontes e matrizes energéticas existentes no Brasil e no mundo, com foco em sustentabilidade e impacto ambiental.

Conteúdo Programático

Este projeto abraça uma abordagem pedagógica interdisciplinar envolvendo ciências, geografia e artes, focando nos desafios e soluções de sustentabilidade. Incorporará o estudo dos ciclos da matéria, fluxo de energia nos ecossistemas, matrizes energéticas e técnicas de redução de resíduos. Através desta estrutura, os alunos serão estimulados a pensar criticamente e de maneira inovadora para desenvolver propostas de sustentabilidade aplicáveis tanto na escola quanto na comunidade.

  • Princípios de sustentabilidade
  • Ciclos da matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
  • Matrizes energéticas e fontes de energia renovável
  • Técnicas de reciclagem e redução de resíduos
  • Conservação da biodiversidade

Metodologia

Este plano de aula será conduzido pela metodologia ativa, em que os estudantes serão os principais agentes de seu aprendizado atrav́s de pesquisas, discussões em grupo e a criação colaborativa de projetos. Esta estratégia promove um ambiente de aprendizagem dinâmico, estimulando a autonomia, o pensamento crítico e habilidades de colaboração entre os alunos.

  • Apresentação do projeto e formação de grupos
  • Pesquisa sobre temas específicos de sustentabilidade
  • Sessões de brainstorming para geração de ideias
  • Desenvolvimento e planejamento dos projetos
  • Apresentação dos projetos para a turma e avaliação

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma dessa atividade está estruturado em quatro aulas de 60 minutos cada, onde os alunos passarão por etapas de introdução ao projeto, pesquisa, desenvolvimento e apresentação dos projetos de sustentabilidade.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa e brainstorming
  • Aula 3: Planejamento e desenvolvimento do projeto
  • Aula 4: Apresentação dos projetos e feedback

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e viabilidade das soluções propostas, e na apresentação do projeto. A avaliação considerará também o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação dos alunos ao defenderem suas propostas. Será utilizado um sistema de pontuação, onde pontos serão atribuídos para diferentes aspectos do trabalho, incluindo a pesquisa, inovação das soluções, apresentação e argumentação. Exemplos de projetos bem-sucedidos podem incluir planos para implementar sistemas de coleta seletiva, a criação de jardins sustentáveis na escola, ou propostas para reduzir o consumo de energia.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis para a criação de maquetes ou protótipos, papel para anotações e apresentações, e dispositivos para a apresentação final dos projetos. A inclusão de especialistas locais no meio ambiente como convidados para palestrar ou avaliar os projetos também enriquecerá a experiência de aprendizado.

  • Acesso à internet
  • Materiais recicláveis
  • Papel para anotações
  • Dispositivos para apresentações
  • Convidados especialistas em meio ambiente

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo