A atividade "Desvendando o átomo" é uma atividade de imersão interativa e inclusiva na história e evolução dos modelos atômicos. Na qual, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados construir modelos atômicos representando as teorias de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Além de promover uma compreensão visual e tátil dos conceitos atômicos, esta atividade inclui os alunos surdos em toda a execução manual do projeto, como também na apresentação dos modelos e conceitos do átomo em linguagem de sinais, garantindo assim a participação e compreensão dos alunos surdos juntamente a toda turma. Será feita uma divisão da turma em quatro grupos, em que cada um deles representará um modelo atômico específico, discutindo suas características, diferenças e sua importância na compreensão da matéria. Dessa forma, poderá reforçar a compreensão dos estudantes sobre a estrutura atômica de forma prática, interativa e inclusiva.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e tangível dos modelos atômicos e sua evolução ao longo da história, através de uma metodologia ativa e inclusiva. Ao construir e apresentar os modelos atômicos utilizando materiais recicláveis e a linguagem de sinais, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades práticas e teóricas, como trabalho em equipe, pensamento crítico, consciência ambiental e inclusiva, além do domínio do conteúdo científico relativo à estrutura da matéria. Esta abordagem ativa visa também fortalecer a comunicação e a criatividade, incentivando os alunos a buscar soluções inovadoras e acessíveis ao representarem visual e taticamente os conceitos atômicos.
Na construção do conteúdo programático para esta atividade, é fundamental abordar os pilares históricos e teóricos que sustentam o entendimento atual da estrutura atômica. Começando com a introdução aos conceitos de átomo e molécula, a atividade se aprofundará nos modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, explorando suas contribuições e limitações. Este conteúdo se faz essencial para que os alunos possam não apenas construir os modelos físicos, mas também contextualizá-los dentro da história da ciência, compreendendo a natureza progressiva e empiricamente sustentada do conhecimento científico.
A metodologia será focada em práticas de aprendizagem ativa, combinando Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão inicialmente introduzidos ao conteúdo teórico de forma invertida, recebendo materiais para estudo prévio. Em sala, as atividades mão-na-massa começarão com a construção dos modelos atômicos, promovendo a exploração de conceitos de forma prática. Posteriormente, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos se aprofundarão nas pesquisas sobre os cientistas e seus modelos, culminando na apresentação dos projetos com apoio de linguagem de sinais, garantindo inclusão total.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, dedicaremos à introdução dos conceitos e ao início da construção dos modelos. A segunda aula será destinada à finalização dos modelos e à preparação das apresentações em linguagem de sinais, seguida da apresentação e discussão dos modelos criados. Essa divisão permite uma absorção efetiva do conteúdo, além de oferecer tempo adequado para a execução prática e interativa.
A avaliação desta atividade se concentrará na participação efetiva dos alunos durante todo o processo, na qualidade e criatividade dos modelos atômicos construídos, e na clareza e inclusão das apresentações em linguagem de sinais. Espera-se que os alunos demonstrem compreensão dos modelos atômicos estudados, bem como habilidade para trabalhar em equipe e comunicar suas ideias inclusivamente. Atribuir-se-á pontos para a pesquisa, construção e apresentação dos projetos, com critérios bem definidos de avaliação para cada fase. Exemplos específicos de critérios incluem: precisão histórica e científica, inovação no uso de materiais recicláveis, e eficácia na comunicação inclusiva.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis variados, como papelão, garrafas plásticas, tampas, arames, entre outros, além de acessórios como cola, tesoura e tintas. Também será importante o acesso a recursos audiovisuais para o apoio ao estudo prévio dos modelos atômicos e ao aprendizado da linguagem de sinais. Materiais didáticos impressos ou digitais complementarão o estudo, oferecendo uma base sólida para a construção dos modelos e para a pesquisa sobre os cientistas e suas contribuições para a ciência.
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