Viagem no Tempo: A Evolução dos Modelos Atômicos

Desenvolvida por: Uhalac… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Modelos Atômicos

Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão levados a uma 'viagem no tempo' imersiva para explorar a evolução dos modelos atômicos, desde o pioneiro modelo de Dalton até o avançado modelo quântico moderno. Através da metodologia ativa, os estudantes serão divididos em equipes, cada uma responsável por pesquisar, compreender e apresentar um modelo atômico específico. Empregando recursos multimídia e uma variedade de materiais, cada equipe deverá criar uma apresentação criativa e instrutiva que enfatize as características principais, as contribuições de cada modelo para o avanço da ciência e como cada descoberta levou ao desenvolvimento do próximo modelo. Este método permite que os alunos se tornem protagonistas de seu aprendizado, fomentando a curiosidade, o pensamento crítico e a habilidade de comunicação. Além disso, a atividade promove a interação entre as equipes por meio de perguntas e trocas de informações, enriquecendo o processo de aprendizagem com diferentes perspectivas e insights.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada da estrutura da matéria, por meio do estudo da evolução dos modelos atômicos. Deseja-se estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, habilidades de pesquisa e capacidade de apresentação em público. Através da metodologia ativa, os estudantes se tornarão protagonistas no processo de aprendizagem, o que reforça a assimilação do conteúdo de maneira significativa. Além disso, promover a interação entre turmas aumenta a capacidade de argumentação e o respeito pelas ideias do outro, importantes habilidades socioemocionais para o convívio em sociedade.

  • Compreender a evolução dos modelos atômicos na história da ciência.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
  • Promover a interatividade e colaboração entre alunos.
  • Estimular o pensamento crítico sobre como os modelos científicos evoluem.
  • Reconhecer a importância das descobertas científicas no avanço do conhecimento humano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI01: Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
  • EF09CI03: Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a evolução histórica dos modelos atômicos, explorando cada modelo significativo desde Dalton até a era quântica. Através desta trajetória, os alunos serão capazes de visualizar como as teorias científicas são construídas e modificadas ao longo do tempo, refletindo o avanço tecnológico e a acumulação de evidências experimentais.

  • Modelo atômico de Dalton
  • Modelo atômico de Thomson
  • Modelo atômico de Rutherford
  • Modelo atômico de Bohr
  • Teoria Quântica e o modelo quântico moderno

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo assumirá a tarefa de estudar e apresentar um dos modelos atômicos históricos. Eles serão incentivados a utilizar recursos multimídia para suas apresentações, como slides, vídeos e demonstrações, tornando a aprendizagem mais dinâmica e interativa. Discussões em grupo e sessões de perguntas e respostas entre as equipes também farão parte do processo, proporcionando um ambiente rico para reflexão e troca de ideias.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa em fontes diversas
  • Uso de recursos multimídia para apresentações
  • Sessões de discussão e perguntas e respostas
  • Revisão coletiva e feedback dos colegas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Neste período, os alunos apresentarão seus trabalhos, discutirão as diferenças e semelhanças entre os modelos e participarão de uma sessão de feedback coletivo.

  • Aula 1: Apresentações dos modelos atômicos - 60 minutos

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e criatividade das apresentações, no conhecimento demonstrado sobre o modelo atômico atribuído, na habilidade de responder perguntas e no envolvimento durante as discussões. Serão considerados a pesquisa, a colaboração entre os membros da equipe, a clareza da apresentação e a capacidade de envolver a audiência. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza de explicação dos conceitos, uso efetivo de recursos multimídia, colaboração e trabalho em equipe, e engajamento na sessão de perguntas e respostas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os alunos terão acesso a computadores com internet, projetor para apresentações, materiais de papelaria para confecção de materiais físicos, como cartazes, e acesso a laboratório de informática ou biblioteca para pesquisa.

  • Computadores com acesso à internet
  • Projetor multimídia
  • Materiais de papelaria
  • Acesso ao laboratório de informática ou biblioteca
  • Fontes digitais e físicas de pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo