Arremesso Mágico

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Esportes - Atletismo - Arremessos

Nesta atividade lúdica, os alunos são introduzidos a um cenário mágico onde suas bolas de arremesso se tornam 'poções mágicas'. O objetivo é lançar as poções em locais pré-determinados que representam metas a serem alcançadas, como 'destravar' um feitiço ou 'alimentar' um dragão imaginário. Os alunos são incentivados a usar sua criatividade e imaginação enquanto praticam as técnicas de arremesso. No final da aula, os alunos compartilham suas histórias mágicas, ressaltando a importância de boas técnicas e da criatividade nos esportes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência lúdica em que, através da prática do arremesso, possam explorar e desenvolver tanto competências motoras quanto cognitivas. A atividade promoverá o reconhecimento de diferentes interpretações de jogos e brincadeiras, estimulando a criatividade e a imaginação. Além disso, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a importância das técnicas adequadas de arremesso, enquanto se divertem em um ambiente que valoriza o respeito às regras e a interação social. Os objetivos também incluem desenvolver uma atitude positiva em relação ao esporte e a capacidade de contar e seguir narrativas criativas, fortalecendo suas habilidades de comunicação e raciocínio lógico.

  • Estimular a criatividade e a imaginação na interpretação de jogos.
  • Desenvolver habilidades motoras através da prática do arremesso.
  • Valorizar a importância das regras e da interação social em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Arremesso Mágico' está centrado na introdução ao atletismo e, mais especificamente, na técnica de arremesso. A atividade explora o desenvolvimento motor e a coordenação, aspectos essenciais na educação física para essa faixa etária. Além disso, promove a integração dos alunos através de uma narrativa que agrega elementos da cultura popular e incentiva a imaginação. Dessa forma, os alunos são apresentados aos conceitos fundamentais das técnicas de arremesso enquanto desenvolvem habilidades sociais e cognitivas, como trabalhar em equipe, seguir instruções e criar narrativas.

  • Introdução à técnica de arremesso no atletismo.
  • Desenvolvimento motor e coordenação.
  • Criação de narrativas e integração social.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade visa criar um ambiente de aprendizagem lúdico e envolvente que incentive a participação ativa dos alunos. Através de narrativas criativas, as crianças são introduzidas a práticas esportivas de maneira divertida e engajante. Utiliza-se uma abordagem de ensino que foca na experiência prática, permitindo que os alunos manipulem materiais e explorem o ambiente ao seu redor. Essas estratégias são fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos, reforçando a importância da educação física como um meio de promover saúde, disciplina e socialização.

  • Criação de cenários lúdicos para prática de arremessos.
  • Exploração prática e manipulativa dos materiais.
  • Incentivo à participação ativa e criativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é composto por uma aula de 90 minutos. Durante esse tempo, será feita uma introdução à atividade, explicando o cenário e as regras do jogo. A parte prática, que envolve o lançamento das 'poções mágicas', será supervisionada e orientada para garantir a segurança dos alunos. A última parte da aula será dedicada ao compartilhamento das histórias criadas pelas crianças, promovendo um momento de reflexão e feedback interativo. Esta estrutura permite que os alunos experimentem a atividade de forma completa, integrando aprendizado técnico, interpessoal e criativo.

  • Aula 1: Introdução ao contexto mágico, prática de arremesso e compartilhamento de histórias.
  • Momento 1: Introdução ao Mundo Mágico (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com uma breve narrativa sobre o mundo mágico em que as 'poções mágicas' (bolas de arremesso) serão usadas para completar missões fantásticas. Explique as regras do cenário e dê exemplos de missões como destravar um feitiço ou alimentar um dragão. Permita que os alunos contribuam com ideias sobre que outras missões poderiam existir.

    É importante engajar os alunos através de perguntas como 'Que missão mágica você gostaria de realizar hoje?' Observe se todos estão compreendendo e use perguntas direcionadas para incentivá-los a participar.

    Momento 2: Prática de Arremesso (Estimativa: 45 minutos)
    Distribua as bolas e conduza os alunos para o espaço externo, seguro e amplo. Explique e demonstre técnicas básicas de arremesso, incentivando os alunos a experimentarem diferentes formas de arremesso, desde que seguras. Delimite alvos no chão que representem missões específicas.

    Destaque a importância da cooperação em equipe e crie minigrupos para que as crianças trabalhem juntas, respeitando o espaço e incentivando umas às outras. É essencial observar se as técnicas estão sendo aplicadas corretamente e também a interação entre as crianças. Sugira ajustes nas técnicas quando necessário.

    Momento 3: Compartilhamento de Histórias Mágicas (Estimativa: 25 minutos)
    Após a prática, reúna novamente os alunos em círculo. Oriente-os a compartilhar suas experiências e narrativas sobre as missões completadas. Pergunte como utilizaram a criatividade e o que mais gostaram.

    Estimule cada aluno a falar sobre sua experiência e avalie o engajamento e como eles estruturam suas narrativas. Você pode fazer perguntas que os ajudem a refletir sobre o que poderia ser melhorado nas próximas tentativas, tanto individualmente como em equipe.

Avaliação

Para assegurar que os objetivos de aprendizagem foram atingidos, o processo avaliativo terá caráter formativo e observará o envolvimento dos alunos durante a atividade. Serão considerados aspectos como a capacidade de seguir instruções, participar ativamente e respeitar as regras do jogo. Além disso, a criatividade das narrativas apresentadas ao final da aula será um indicador do engajamento e da compreensão dos alunos. A avaliação será conduzida de maneira inclusiva, permitindo adaptações de acordo com as necessidades individuais e oferecendo feedback construtivo para que cada aluno possa refletir sobre seu desempenho e progresso.

  • Envolvimento e participação ativa durante as atividades.
  • Respeito às regras e cooperação em equipe.
  • Criatividade na elaboração e apresentação das narrativas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem bolas leves que represente as 'poções mágicas' e marcadores de chão que indiquem os alvos para os arremessos. Será necessário também um espaço amplo e seguro, dentro ou fora da sala de aula, que permita o livre movimento dos alunos. Além dos materiais físicos, é essencial o uso de narração para criar o ambiente mágico, utilizando a criatividade do professor para engajar os alunos. Estes recursos são escolhidos para garantir a segurança e a acessibilidade a todos os alunos, respeitando as possibilidades e limitações do ambiente escolar.

  • Bolas leves para arremesso.
  • Marcadores de chão para delimitar os alvos.
  • Espaço amplo e seguro para realização da atividade.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios diários enfrentados pelos educadores e a importância de incorporar estratégias que promovam inclusão sem aumentar significativamente a carga de trabalho. Na atividade 'Arremesso Mágico', asseguramos que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham condições de participar e aproveitar o aprendizado. Desta forma, a atividade foi planejada para ser o mais acessível possível, sem precisar de adaptações específicas de materiais didáticos ou recursos adicionais, garantindo a inclusão de todos. A atividade valoriza a cooperação e empatia, promovendo um ambiente onde todas as crianças se sintam acolhidas e respeitadas, independentemente de suas habilidades. Em caso de dificuldades, recomendamos atenção especial do professor, que pode intervir com suporte adicional de acordo com a necessidade observada.

  • Ambiente acolhedor que respeita diferenças individuais.
  • Intervenção adaptativa pelo professor quando necessário.
  • Atividades planejadas para não requerer adaptações específicas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo