Aventura na Floresta Encantada

Desenvolvida por: Maciel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Cooperação e superação de desafios em grupo

Nesta atividade denominada 'Aventura na Floresta Encantada', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a desenvolver habilidades de cooperação, trabalho em equipe, confiança mútua e superação de desafios físicos. Divididos em pequenos grupos, irão enfrentar um circuito de obstáculos montados no pátio da escola, que simula uma floresta com troncos caídos, pedras para serem saltadas, e túneis de folhagem para rastejar. Além do desenvolvimento motor e da percepção espacial, esta atividade visa promover a importância do trabalho em equipe, a superação de dificuldades pessoais e coletivas e o respeito aos limites individuais de cada participante. O diálogo e a reflexão conjunta no final da atividade buscarão consolidar esses aprendizados, destacando a relevância da cooperação e da empatia nas relações interpessoais.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivo principal incentivar os alunos a desenvolverem habilidades sociais essenciais como a cooperação, o trabalho em equipe e a confiança mútua. Através dos desafios físicos propostos, espera-se promover também o desenvolvimento motor, a noção de espaço e a capacidade de superar obstáculos. Em paralelo, a atividade busca incutir nos alunos a importância do respeito mútuo e do reconhecimento dos limites de cada um, elementos fundamentais para a construção de relações sociais saudáveis e colaborativas.

  • Fomentar o espírito de cooperação e a capacidade de trabalho em equipe entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades motoras através de desafios físicos, como saltar, rastejar e equilibrar.
  • Promover a superação de desafios pessoais e coletivos, estimulando a resiliência e autoconfiança.
  • Incentivar o respeito aos limites individuais e a importância da ajuda mútua.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF05: Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
  • EF12EF07: Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração de habilidades básicas de movimento e a aplicação destas em um contexto lúdico e cooperativo. Enfatiza-se a aprendizagem experiencial através da resolução de problemas de movimento, a promoção da saúde e do bem-estar físico, e o desenvolvimento de competências sociais através do jogo e da atividade física estruturada.

  • Habilidades motoras básicas: saltar, rastejar, equilibrar.
  • Conceitos de trabalho em equipe e cooperação.
  • Resolução de problemas em grupo e superação de desafios.
  • Desenvolvimento de respeito pelos limites individuais e ajuda mútua.

Metodologia

A metodologia desta atividade incorpora uma abordagem de aprendizado baseada em jogos e desafios físicos, promovendo um ambiente de aprendizagem ativa. Os alunos serão incentivados a explorar e resolver problemas em grupo, guiados pelas instruções do professor, mas com grande ênfase na autocriação de estratégias e soluções colaborativas. A avaliação será processual, observando a participação, o engajamento e a interação entre os alunos ao longo da atividade.

  • Atividades lúdicas como ferramenta de aprendizagem.
  • Desafios físicos para promover habilidades motoras.
  • Trabalho em grupo para solucionar problemas.
  • Reflexão coletiva sobre as experiências e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Aventura na Floresta Encantada' será realizada uma vez, com duração total de 4 horas. Esta única sessão incluirá a introdução das instruções, a divisão em grupos, a realização do circuito de obstáculos e a discussão e reflexão finais sobre os aprendizados.

  • Aula 1 da Atividade: Aventura na Floresta Encantada - 4 horas

Avaliação

A avaliação será focada no processo e na participação ativa dos alunos durante a atividade. Observaremos critérios como colaboração, comunicação efetiva dentro do grupo, estratégias de superação dos desafios e respeito aos colegas e aos limites individuais. Os professores poderão usar checklists para registrar observações específicas sobre o desempenho e o comportamento dos alunos. Além disso, a autoavaliação e a avaliação pelos pares serão utilizadas para que os alunos reflitam sobre suas próprias atuações e a dos colegas, incentivando a autocrítica construtiva e o reconhecimento mútuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Aventura na Floresta Encantada', serão necessários recursos como cones, cordas, pneus, bambolês e tecidos, que simularão os obstáculos naturais da floresta. Além disso, faz-se necessário o uso de equipamentos de segurança, como tapetes de EVA para a zona de queda e joelheiras. O ambiente será demarcado de forma segura, garantindo o espaço adequado para a movimentação dos alunos e a eliminação de riscos desnecessários.

  • Cones, cordas e pneus para montar os obstáculos.
  • Tapetes de EVA e joelheiras para segurança.
  • Espaço adequado no pátio da escola delimitado para a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo