Caça ao Tesouro Adaptado

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física e Educação Inclusiva
Temática: Atividade Lúdica Inclusiva

A Caça ao Tesouro Adaptado é uma atividade interativa desenhada para promover a inclusão de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com e sem deficiências, em um ambiente de aprendizagem baseado em jogos. A atividade consiste em uma série de desafios sensoriais, cognitivos e físicos, tais como encontrar objetos com texturas distintas, resolver enigmas simples, e seguir pistas visuais e sonoras. O objetivo é estimular a cooperação, reconhecer a diversidade como um valor positivo, incentivar a solução de problemas e promover formas variadas de interação com o ambiente. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para garantir o engajamento dos estudantes e fomentar o aprendizado prático e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover o desenvolvimento cognitivo, físico e sensorial dos alunos, além de fomentar habilidades sociais como trabalho em equipe, respeito às diferenças individuais e resolução de problemas. Enfatiza a importância da inclusão e da cooperação, destacando a capacidade de todos os alunos participarem ativamente, independentemente de suas habilidades individuais. Além disso, visa estimular a criatividade e a investigação ativa por meio de desafios que se adaptam a diferentes necessidades.

  • Promover o desenvolvimento cognitivo, físico e sensorial
  • Incentivar o trabalho em equipe e a resolução de problemas
  • Reconhecer e respeitar as diferenças individuais entre os alunos
  • Fomentar a inclusão e a interação com o ambiente de maneiras diversas
  • Estimular a criatividade e a investigação ativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
  • EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

Conteúdo Programático

A Caça ao Tesouro Adaptado abrange conceitos de inclusão, cooperação e respeito às diferenças, aliando-os à aprendizagem baseada em jogos. O conteúdo programático visa introduzir e reforçar esses conceitos por meio de atividades lúdicas e desafios que promovem o desenvolvimento integral dos alunos. A integração de diferentes habilidades sensoriais, cognitivas e físicas na resolução de problemas é um eixo central dessa abordagem pedagógica.

  • Conceitos de inclusão e diversidade
  • Habilidades cognitivas, físicas e sensoriais
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Resolução de problemas
  • Interação com o ambiente

Metodologia

A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que promove a participação ativa dos estudantes através de desafios práticos e coletivos. Além de adaptar-se às necessidades individuais, essa abordagem estimula a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade. A caça ao tesouro será cuidadosamente desenhada para promover a inclusão e o engajamento de todos os alunos, usando pistas visuais, sonoras e táteis para garantir que as tarefas sejam acessíveis e estimulantes.

  • Planejamento e execução da Caça ao Tesouro
  • Uso de pistas e desafios adaptados
  • Integração de habilidades sensoriais na resolução de problemas
  • Promoção do trabalho em equipe e comunicação eficaz
  • Reflexão e discussão pós-atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 16 horas, subdivididas em 24 aulas de 40 minutos cada. Uma fase preliminar de introdução e planejamento dará início ao projeto, seguida pela execução da caça ao tesouro, com desafios progressivamente mais complexos. Ao final, haverá uma sessão de reflexão e compartilhamento das experiências vividas.

  • Aula 1-2: Introdução à atividade e formação de equipes
  • Aula 3-8: Planejamento e preparação dos desafios
  • Aula 9-20: Execução da Caça ao Tesouro
  • Aula 21-24: Reflexão, discussão e compartilhamento de experiências

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos ao longo da atividade. Observará a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa e a inclusão ativa de todos os membros da equipe. A reflexão pós-atividade também será parte importante da avaliação, onde os alunos discutirão o que aprenderam sobre trabalho em equipe, inclusão e diversidade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma variedade de materiais adaptáveis para garantir a acessibilidade e o engajamento dos alunos. Isso abrange objetos com texturas distintas, quebra-cabeças, mapas, gravador de som para pistas sonoras e materiais para criar pistas visuais. Ferramentas digitais também podem ser usadas para ajudar na criação e na distribuição das pistas.

  • Objetos com diferentes texturas
  • Quebra-cabeças simples
  • Mapas da área da caça ao tesouro
  • Gravador de som para pistas sonoras
  • Materiais para criação de pistas visuais
  • Ferramentas digitais para suporte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo