A Caça ao Tesouro Adaptado é uma atividade interativa desenhada para promover a inclusão de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com e sem deficiências, em um ambiente de aprendizagem baseado em jogos. A atividade consiste em uma série de desafios sensoriais, cognitivos e físicos, tais como encontrar objetos com texturas distintas, resolver enigmas simples, e seguir pistas visuais e sonoras. O objetivo é estimular a cooperação, reconhecer a diversidade como um valor positivo, incentivar a solução de problemas e promover formas variadas de interação com o ambiente. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para garantir o engajamento dos estudantes e fomentar o aprendizado prático e significativo.
Esta atividade tem como objetivo promover o desenvolvimento cognitivo, físico e sensorial dos alunos, além de fomentar habilidades sociais como trabalho em equipe, respeito às diferenças individuais e resolução de problemas. Enfatiza a importância da inclusão e da cooperação, destacando a capacidade de todos os alunos participarem ativamente, independentemente de suas habilidades individuais. Além disso, visa estimular a criatividade e a investigação ativa por meio de desafios que se adaptam a diferentes necessidades.
A Caça ao Tesouro Adaptado abrange conceitos de inclusão, cooperação e respeito às diferenças, aliando-os à aprendizagem baseada em jogos. O conteúdo programático visa introduzir e reforçar esses conceitos por meio de atividades lúdicas e desafios que promovem o desenvolvimento integral dos alunos. A integração de diferentes habilidades sensoriais, cognitivas e físicas na resolução de problemas é um eixo central dessa abordagem pedagógica.
A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que promove a participação ativa dos estudantes através de desafios práticos e coletivos. Além de adaptar-se às necessidades individuais, essa abordagem estimula a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade. A caça ao tesouro será cuidadosamente desenhada para promover a inclusão e o engajamento de todos os alunos, usando pistas visuais, sonoras e táteis para garantir que as tarefas sejam acessíveis e estimulantes.
A atividade terá uma duração total de 16 horas, subdivididas em 24 aulas de 40 minutos cada. Uma fase preliminar de introdução e planejamento dará início ao projeto, seguida pela execução da caça ao tesouro, com desafios progressivamente mais complexos. Ao final, haverá uma sessão de reflexão e compartilhamento das experiências vividas.
A avaliação será contínua e baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos ao longo da atividade. Observará a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa e a inclusão ativa de todos os membros da equipe. A reflexão pós-atividade também será parte importante da avaliação, onde os alunos discutirão o que aprenderam sobre trabalho em equipe, inclusão e diversidade.
Os recursos necessários incluem uma variedade de materiais adaptáveis para garantir a acessibilidade e o engajamento dos alunos. Isso abrange objetos com texturas distintas, quebra-cabeças, mapas, gravador de som para pistas sonoras e materiais para criar pistas visuais. Ferramentas digitais também podem ser usadas para ajudar na criação e na distribuição das pistas.
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