Caça ao Tesouro do Movimento

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e jogos

A atividade Caça ao Tesouro do Movimento tem como objetivo principal envolver os alunos em uma dinâmica lúdica que mescla o desenvolvimento de habilidades motoras e a promoção de competências sociais como a cooperação e o respeito às diferentes habilidades individuais. Neste exercício, os alunos participarão de uma caça ao tesouro no pátio da escola, onde serão desafiados a encontrar cartas escondidas que contêm instruções de movimentos corporais específicos, como pular, girar ou equilibrar-se. A proposta é que cada equipe de alunos se organize para realizar os movimentos, permitindo que cada criança tenha a oportunidade de ser protagonista em algum momento da atividade. Com isso, espera-se estimular a inclusão e valorização de diferentes habilidades dentro do grupo. Além de proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa que combina atividade física e colaboração, a atividade promove a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe e do respeito mútuo entre os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento global do aluno, englobando tanto aspectos físicos quanto sociais. Ao participar de uma caça ao tesouro que requer a realização de diversos movimentos corporais, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades motoras básicas, como saltar, girar e manter o equilíbrio. Além disso, a dinâmica em grupo demandará que as crianças aprendam a tomar decisões coletivas, respeitar a vez do outro e colaborar para alcançar um objetivo comum. Assim, a atividade não só fomenta a prática física, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais, como empatia, cooperação e respeito por diferentes capacidades individuais.

  • Desenvolver habilidades motoras básicas.
  • Promover a colaboração e o respeito mútuo entre os colegas.
  • Incentivar o protagonismo e a tomada de decisão coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
  • EF12EF07: Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange várias dimensões do aprendizado infantil, focando principalmente em brincadeiras e jogos, que são contextos essenciais para o desenvolvimento motor e social dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. A caça ao tesouro incorpora movimentos físicos que ajudam na conscientização corporal, além de habilidades fundamentais de coordenação motora, como pular e equilibrar-se. Ao trabalhar em grupos pequenos, os alunos terão o desafio de discutir e decidir coletivamente, exercitando habilidades de comunicação e cooperação. Além disso, a inclusão de elementos lúdicos e de competição saudável pode tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, permitindo que as crianças explorem e expressem suas emoções.

  • Habilidades motoras básicas como pular e equilibrar-se.
  • Desenvolvimento da comunicação e cooperação em equipe.
  • Reflexão sobre valores como respeito e inclusão.

Metodologia

A metodologia da atividade Caça ao Tesouro do Movimento baseia-se em uma abordagem lúdica e inclusiva, incentivando a participação ativa de todos os alunos. O uso de jogos como forma de ensino é uma maneira eficaz de capturar o interesse das crianças e promover a aprendizagem de maneira espontânea e prazerosa. A atividade é planejada para que todos os alunos possam contribuir de alguma forma, respeitando suas individualidades e capacidades. A inclusão de uma sequência de desafios físicos e o objetivo final de achar o 'tesouro' estimulam habilidades de resolver problemas em equipe e a tomada de decisões coletivas. Além disso, a exigência de manter o respeito e a comunicação constante entre os membros de cada grupo promove um ambiente cooperativo e acolhedor.

  • Abordagem lúdica e inclusiva.
  • Estimulação de resolução de problemas em equipe.
  • Incentivo à comunicação e respeito mútuo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi pensado para ocorrer em uma única aula de 60 minutos, o que é tempo suficiente para que os alunos se envolvam totalmente na experiência, sem perder a atenção e o interesse. A aula começa com uma breve explanação das regras e a divisão dos alunos em grupos. Logo após, inicia-se a caça ao tesouro, onde cada grupo deverá procurar pelas pistas e realizar os movimentos indicados. O encerramento consiste na reunião de todos os grupos para uma discussão sobre a experiência, destacando momentos de colaboração e superação de desafios, bem como o reconhecimento do esforço e talento de cada colega.

  • Aula 1: Introdução às regras, formação de grupos, execução da caça ao tesouro e discussão de encerramento.
  • Momento 1: Introdução e Apresentação das Regras (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em um semi-círculo no pátio e explique que participarão de uma caça ao tesouro do movimento. Diga a eles que irão procurar cartas escondidas com instruções de movimentos que deverão ser realizadas em equipe. Apresente as regras básicas da atividade, enfatizando a importância do respeito mútuo, da colaboração e da devida atenção às instruções. Observe se os alunos estão atentos e permita que façam perguntas para garantir a compreensão.

    Momento 2: Formação de Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Organize os alunos em grupos pequenos, de modo que cada um tenha a oportunidade de participar ativamente. Utilize cartazes ou etiquetas de identificação para formar os grupos e assegure-se de que eles compreendam a dinâmica de colaboração. É importante que misture alunos com diferentes níveis de habilidades motoras.

    Momento 3: Execução da Caça ao Tesouro (Estimativa: 35 minutos)
    Inicie a atividade de caça ao tesouro. Oriente os alunos a procurarem as cartas no pátio e a seguirem as instruções de movimentos como pular, girar ou equilibrar-se. Incentive a tomada de decisões em grupo e a oportunidade de cada criança liderar em algum momento. Permita que discutam rapidamente suas estratégias antes de partir para a busca e sugestões de movimentos quando necessário. Avalie a participação ativa dos alunos e a capacidade de resolver problemas em equipe durante a execução.

    Momento 4: Discussão de Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna novamente os alunos e abra espaço para que compartilhem suas experiências. Pergunte o que aprenderam sobre trabalho em equipe e como foi seguir as instruções. Incentive-os a refletirem sobre a importância do respeito e da inclusão de todos. Conclua destacando as competências sociais trabalhadas e agradecendo pela participação. Observe se conseguem identificar e verbalizar os valores discutidos e o que acharam significativo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, mesmo não havendo nenhuma condição específica identificada, adapte as cartas de instruções para que sejam visuais, utilizando ícones ou desenhos que representem os movimentos. Essa abordagem pode beneficiar alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Esteja preparado para repetir as instruções verbalmente e, se possível, demonstre os movimentos fisicamente. Se algum aluno apresentar dificuldade em participar das atividades físicas, permita que contribua em outras funções, como ajudante na organização ou na orientação dos colegas. É crucial manter uma atitude positiva e incentivadora, destacando a importância de cada contribuição individual.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio de observação contínua durante a execução da caça ao tesouro. O objetivo é monitorar não só a compreensão das instruções e a capacidade dos alunos de realizar os movimentos propostos, mas também a aptidão em colaborar com seus pares. Os critérios de avaliação incluem a participação ativa, o respeito pelas regras do jogo e pelos colegas e a capacidade de resolver problemas em equipe. Exemplos práticos de uso incluem anotações do professor sobre os momentos de destaque de cada aluno na atividade ou comentários reflexivos coletados após a discussão final. Esta abordagem deve ser flexível para acomodar diferentes níveis de habilidade e oferecer feedback construtivo, reforçando comportamentos positivos observados durante a atividade.

  • Participação ativa dos alunos.
  • Respeito pelas regras e colegas.
  • Capacidade de resolver problemas em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Caça ao Tesouro do Movimento\

  • Cartas com instruções de movimentos.
  • Cones para delimitação do espaço.
  • Cartazes ou etiquetas de identificação para grupos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que a carga de trabalho dos professores é significativa, por isso, propomos estratégias de inclusão que não exijam adaptações extensas ou grandes investimentos de tempo. Nesta atividade, mesmo sem condições específicas de deficiência a serem atendidas, é essencial fomentar um ambiente onde todos os alunos se sintam seguros e incentivados a participar. As cartas com instruções podem ser ilustradas para auxiliar alunos em fase de alfabetização, e o professor pode oferecer apoio verbal durante a atividade para esclarecer dúvidas. O uso de áreas bem demarcadas e visíveis garante a segurança de todos, enquanto o incentivo ao trabalho em equipe promove a integração e participação equitativa. Estratégias para monitorar e ajustar a dinâmica incluem observação atenta durante a atividade para identificar alunos que possam necessitar de apoio adicional e adaptar o andamento conforme necessário.

  • Uso de instruções ilustradas para apoiar a compreensão.
  • Apoio verbal e encorajamento durante a atividade.
  • Áreas de atividades bem demarcadas para segurança.

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