Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao riquíssimo mundo das histórias populares, originárias de diversas culturas, como a afro-brasileira, indígena, e asiática. Através de rodas de leitura, a turma explorará várias narrativas que trazem em seu cerne mensagens sobre a diversidade racial e a importância do respeito mútuo. Posteriormente, os estudantes terão a oportunidade de recontar esses contos utilizando a arte do desenho e a prática de dramatizações, permitindo assim uma expressão pessoal por múltiplas linguagens. Esta proposta pedagógica visa não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre diferentes culturas, mas também fomentar a valorização da diversidade e a expressão criativa das crianças.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar um ambiente de aprendizado que ressalte a importância da diversidade cultural e do respeito mútuo. Pretende-se que os alunos reconheçam e apreciem as diferenças individuais e culturais através da exploração de contos de diversos povos. Além disso, busca-se estimular a expressão criativa das crianças por meio de desenhos e dramatizações, promovendo a utilização de múltiplas linguagens. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos tenham ampliado sua percepção sobre diferentes culturas e as histórias que as acompanham, desenvolvendo uma atitude mais inclusiva e respeitosa.
A atividade está alicerçada na exploração de narrativas de variadas culturas, promovendo um entendimento mais profundo da diversidade mundial. Ao envolver os alunos em rodas de leitura e atividades práticas, como recontos criativos, a proposta pedagógica transita por múltiplas áreas do conhecimento. Isso inclui desde a compreensão leitora até a expressão artística, permeando também o desenvolvimento socioemocional ao tratar de respeito e valorização das diferenças.
Adotamos a Aprendizagem Baseada em Jogos como metodologia central nesta atividade. Tal abordagem promove um ambiente dinâmico e interativo, onde os alunos aprendem de maneira lúdica e prática. As rodas de leitura permitirão a exploração coletiva dos contos, enquanto as atividades de desenho e dramatizações facilitarão a expressão individual dos alunos. Esse conjunto de estratégias busca engajar os alunos de forma integral, estimulando tanto o desenvolvimento cognitivo quanto emocional.
A atividade será dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada, totalizando 1 hora de duração. Inicialmente, dedicaremos uma aula à exploração dos contos através da rodas de leitura. Na sequência, os alunos terão a oportunidade de participar das atividades práticas de reconto, seja por meio de desenhos ou dramatizações.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, enfocando o envolvimento e a expressão criativa dos alunos durante o processo de aprendizagem. Será dada atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de escuta, compreensão e reconto das histórias, além da capacidade de expressar ideias e sentimentos por meio de desenhos e dramatizações. Exemplos de envolvimento na roda de leitura, contribuições nas discussões e criatividade nas atividades práticas serão elementos chave para a avaliação.
Para a execução desta atividade, serão necessários livros ou cópias de contos de diversas culturas, materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, papel), espaço apropriado para as dramatizações e um ambiente acolhedor para as rodas de leitura. Buscar-se-á criar uma atmosfera inclusiva e estimulante que promova a imersão dos alunos nas histórias e nas atividades propostas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula