Contos de Todas as Cores

Desenvolvida por: Jeymes… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Diversidade Cultural e Respeito Mútuo

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao riquíssimo mundo das histórias populares, originárias de diversas culturas, como a afro-brasileira, indígena, e asiática. Através de rodas de leitura, a turma explorará várias narrativas que trazem em seu cerne mensagens sobre a diversidade racial e a importância do respeito mútuo. Posteriormente, os estudantes terão a oportunidade de recontar esses contos utilizando a arte do desenho e a prática de dramatizações, permitindo assim uma expressão pessoal por múltiplas linguagens. Esta proposta pedagógica visa não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre diferentes culturas, mas também fomentar a valorização da diversidade e a expressão criativa das crianças.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar um ambiente de aprendizado que ressalte a importância da diversidade cultural e do respeito mútuo. Pretende-se que os alunos reconheçam e apreciem as diferenças individuais e culturais através da exploração de contos de diversos povos. Além disso, busca-se estimular a expressão criativa das crianças por meio de desenhos e dramatizações, promovendo a utilização de múltiplas linguagens. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos tenham ampliado sua percepção sobre diferentes culturas e as histórias que as acompanham, desenvolvendo uma atitude mais inclusiva e respeitosa.

  • Promover o reconhecimento e a apreciação da diversidade cultural.
  • Estimular a expressão criativa dos alunos através de desenhos e dramatizações.
  • Desenvolver habilidades de compreensão e reconto de histórias.
  • Fomentar o respeito mútuo e a valorização das diferenças individuais e culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

Conteúdo Programático

A atividade está alicerçada na exploração de narrativas de variadas culturas, promovendo um entendimento mais profundo da diversidade mundial. Ao envolver os alunos em rodas de leitura e atividades práticas, como recontos criativos, a proposta pedagógica transita por múltiplas áreas do conhecimento. Isso inclui desde a compreensão leitora até a expressão artística, permeando também o desenvolvimento socioemocional ao tratar de respeito e valorização das diferenças.

  • Exploração de contos afro-brasileiros, indígenas e asiáticos.
  • Técnicas de narrativa oral e reconto de histórias.
  • Práticas de dramatização e expressão artística através do desenho.
  • Discussão sobre diversidade cultural e respeito mútuo.

Metodologia

Adotamos a Aprendizagem Baseada em Jogos como metodologia central nesta atividade. Tal abordagem promove um ambiente dinâmico e interativo, onde os alunos aprendem de maneira lúdica e prática. As rodas de leitura permitirão a exploração coletiva dos contos, enquanto as atividades de desenho e dramatizações facilitarão a expressão individual dos alunos. Esse conjunto de estratégias busca engajar os alunos de forma integral, estimulando tanto o desenvolvimento cognitivo quanto emocional.

  • Roda de leitura para exploração de contos das diferentes culturas.
  • Atividades práticas de reconto, utilizando desenho e dramatização.
  • Discussões guiadas sobre as histórias lidas e seus ensinamentos culturais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada, totalizando 1 hora de duração. Inicialmente, dedicaremos uma aula à exploração dos contos através da rodas de leitura. Na sequência, os alunos terão a oportunidade de participar das atividades práticas de reconto, seja por meio de desenhos ou dramatizações.

  • Aula 1: Exploração dos contos através da roda de leitura.
  • Aula 1.5: Atividades práticas de reconto utilizando desenho e dramatizações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, enfocando o envolvimento e a expressão criativa dos alunos durante o processo de aprendizagem. Será dada atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de escuta, compreensão e reconto das histórias, além da capacidade de expressar ideias e sentimentos por meio de desenhos e dramatizações. Exemplos de envolvimento na roda de leitura, contribuições nas discussões e criatividade nas atividades práticas serão elementos chave para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários livros ou cópias de contos de diversas culturas, materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, papel), espaço apropriado para as dramatizações e um ambiente acolhedor para as rodas de leitura. Buscar-se-á criar uma atmosfera inclusiva e estimulante que promova a imersão dos alunos nas histórias e nas atividades propostas.

  • Livros ou cópias de contos de diversas culturas.
  • Materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, papel).
  • Espaço adequado para dramatizações.
  • Ambiente propício para rodas de leitura.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo