Os Pequenos Olímpicos

Desenvolvida por: João H… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Esportes Olímpicos

Nesta atividade, Os Pequenos Olímpicos, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão uma introdução prática e lúdica ao mundo dos esportes olímpicos. Divididos em grupos, participarão de um circuito que simula diferentes modalidades olímpicas, adaptadas para serem seguras e apropriadas para a idade, incluindo corrida, salto e arremesso de peso. Antes de iniciar o circuito, o professor apresentará uma breve história sobre os Jogos Olímpicos, discutindo sua origem na Grécia Antiga, os símbolos olímpicos como a tocha e os anéis, e o significado mais amplo de união, paz e o espírito de excelência e amizade que eles promovem. Ao passar por cada estação, os estudantes terão a oportunidade de experimentar as modalidades esportivas e aprender sobre a história, curiosidades e os valores como trabalho em equipe e respeito mútuo que cada esporte ensina. Esta atividade visa não apenas a introdução ao mundo dos esportes, mas também ao desenvolvimento físico, social e cultural dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são promover a experimentação segura e divertida de diferentes modalidades esportivas, além de introduzir conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, como sua história, a importância dos símbolos olímpicos, e os valores de união, paz, amizade e excelência. Busca-se, com isso, desenvolver o respeito às regras, o espírito de equipe, a superação de desafios e o reconhecimento da importância da saúde física e do bem-estar.

  • Promover a prática de atividades físicas seguras e adaptadas.
  • Introduzir a história e os valores dos Jogos Olímpicos.
  • Estimular o trabalho em equipe e o respeito mútuo.
  • Desenvolver habilidades motoras básicas.
  • Cultivar o interesse pelas diferentes modalidades esportivas.

Conteúdo Programático

Neste plano, trabalhamos com o tema dos esportes olímpicos como um meio de introduzir as crianças à diversidade esportiva e aos valores éticos e históricos que os Jogos Olímpicos representam. As atividades são desenhadas para serem inclusivas e encorajar o envolvimento ativo, promovendo conceitos como a importância do trabalho em equipe, fair play, superação de desafios e a celebração da paz e da amizade através do esporte.

  • Breve história dos Jogos Olímpicos.
  • Significado dos símbolos olímpicos.
  • Introdução a diferentes esportes: corrida, salto, arremesso.
  • Valores olímpicos: excelência, amizade, respeito.
  • Noções de trabalho em equipe e fair play.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos participarão diretamente da construção do conhecimento através da experimentação prática. Esta abordagem permite que as crianças se envolvam ativamente, tanto física quanto cognitivamente, o que facilita a aprendizagem por meio da experiência direta e da reflexão sobre o fazer.

  • Divisão dos alunos em grupos para o circuito de atividades.
  • Explicação interativa sobre a história dos Jogos Olímpicos.
  • Roda de conversa sobre os valores olímpicos após as atividades.
  • Atividades práticas de corrida, salto e arremesso adaptadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira parte, será realizada a apresentação do tema e a introdução histórica. Em seguida, os alunos passarão pelo circuito esportivo. Na segunda aula, os alunos concluirão as atividades do circuito e participarão de uma roda de conversa refletindo sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução aos Jogos Olímpicos e início do circuito.
  • Aula 2: Conclusão do circuito e roda de conversa.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa, colaboração entre os colegas, e reflexão crítica sobre as atividades realizadas. Observar-se-á o envolvimento dos estudantes durante as atividades práticas e a forma como aplicam os valores olímpicos de amizade, excelência e respeito. A contribuição de cada aluno para o trabalho em equipe também será considerada, bem como sua capacidade de seguir instruções e respeitar as regras das atividades.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos materiais adaptados e seguros para simular as modalidades olímpicas, além de recursos visuais e textuais para introduzir a história e os valores dos Jogos Olímpicos. Isso inclui cones, bolas leves, cordas para demarcação de áreas de salto e corrida, imagens dos símbolos olímpicos e materiais didáticos de apoio sobre a história dos Jogos.

  • Cones e fitas para demarcação das áreas de atividades.
  • Bolas leves para arremesso.
  • Cordas para simulação de salto.
  • Materiais didáticos sobre os Jogos Olímpicos.
  • Imagens dos símbolos olímpicos para decoração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo