A Corrida dos Valores

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e jogos

Nesta atividade, os alunos participarão de uma emocionante corrida em equipe, que envolve completar pequenas tarefas ou desafios baseados em valores positivos como respeito, cooperação e honestidade. Cada estação do percurso apresenta uma tarefa que ilustra um desses valores, seguida de uma breve discussão onde os alunos são incentivados a refletir sobre a importância do valor abordado. Este exercício visa não só promover o condicionamento físico, mas também o desenvolvimento social e ético, ao integrar a atividade física com a educação em valores e habilidades socioemocionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são múltiplos e integrados. Primeiramente, busca-se desenvolver nos alunos uma compreensão sólida dos valores essenciais ao convívio social harmônico, como respeito, cooperação e honestidade. Em segundo lugar, a atividade promove o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, incentivando os alunos a trabalhar juntos e resolver problemas de forma colaborativa. Além disso, a prática física envolvida na corrida melhora a condição física dos estudantes, enquanto os desafios intelectuais aprimoram suas habilidades cognitivas e sociais. Esses objetivos estão alinhados ao desenvolvimento de competências integrais, conforme preconizado pela BNCC.

  • Fomentar a compreensão dos valores de respeito, cooperação e honestidade.
  • Estimular a prática de trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas.
  • Promover o desenvolvimento físico e a condição dos alunos através da atividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF12: Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na aplicação prática de valores éticos em contextos de trabalho em equipe e competição amistosa, no desenvolvimento de habilidades sociais em ambientes diversos e no uso da atividade física como um veículo para o desenvolvimento integral. Ela abrange aspectos de intervenção em grupo, comunicação eficaz, resolução de conflitos e reflexão sobre experiências práticas, conectando-se com práticas cotidianas de convivência e cooperação. Este enfoque reflete uma abordagem holística da aprendizagem, que considera o desenvolvimento do aluno em várias esferas de forma simultânea.

  • Aplicação prática de valores éticos em atividades físicas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais através de jogos colaborativos.
  • Promoção da reflexão e comunicação sobre experiências vividas.

Metodologia

A metodologia desta aula utilizará uma abordagem experiencial e integrada, centrada em metodologias ativas que incluem jogos cooperativos e debates participativos. Com base em uma perspectiva pedagógica construtivista, a atividade proporcionará aos alunos oportunidades para experimentar conceitos de valores na prática, enquanto participam de reflexões guiadas sobre suas percepções. Os alunos serão incentivados a assumir papéis ativos e críticos, promovendo a aquisição de conhecimentos de forma lúdica e significativa. Tecnologias e materiais didáticos serão utilizados para enriquecer a experiência e facilitar a interação entre os membros do grupo.

  • Utilização de jogos cooperativos para demonstração prática de valores.
  • Incorporação de debates e reflexões guiadas após cada atividade.
  • Promoção de participação ativa dos alunos através da aprendizagem experiencial.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada em uma única aula de 60 minutos, onde os alunos iniciarão com uma introdução ao tema, seguida pela corrida e finalizando com uma discussão reflexiva. Esta estrutura foi pensada para maximizar o engajamento dos alunos, garantindo que todos os aspectos da atividade – físicos, sociais e cognitivos – sejam adequadamente explorados dentro do tempo programado.

  • Aula 1: Introdução aos valores e regras da corrida, execução das tarefas em cada estação e discussão final.
  • Momento 1: Introdução aos Valores e Regras da Corrida (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando os valores de respeito, cooperação e honestidade aos alunos. Explique brevemente a importância de cada um e como eles se relacionam com a atividade da corrida. Responda possíveis dúvidas sobre os valores e permita que os alunos expressem suas opiniões e compartilhem suas experiências pessoais relacionadas a esses valores.

    Momento 2: Explicação das Regras e Organização das Equipes (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em equipes de maneira equitativa, assegurando a inclusão de todos os alunos. Apresente as regras da corrida e a dinâmica de funcionamento das estações. É importante que os alunos entendam que, para completar a corrida, precisam trabalhar em equipe e aplicar os valores discutidos. Certifique-se de que todos os alunos compreendem as regras. Incentive perguntas e clarifique dúvidas.

    Momento 3: Execução das Tarefas em Cada Estação (Estimativa: 30 minutos)
    Conduza os alunos às estações, onde enfrentarão desafios que refletem cada um dos valores. Permita que cada grupo discuta rapidamente como abordar o desafio antes de começar. Observe se os alunos estão engajados e incentivando uns aos outros. Ofereça feedback imediato após cada tarefa, destacando ações que exemplificam os valores em questão. Avalie a participação de cada aluno e a dinâmica do grupo.

    Momento 4: Discussão Final e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Realize uma discussão final onde os alunos compartilham suas experiências durante a atividade. Estimule-os a refletirem sobre seu comportamento e o dos colegas em relação aos valores abordados. Permita que expressem o que aprenderam ou que estratégias poderiam melhorar na próxima vez. Conclua destacando a importância da aplicação desses valores no dia a dia escolar e além.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Aos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), ofereça uma estrutura visual das atividades e das regras que serão seguidas durante a corrida para facilitar a compreensão. Se possível, permita que um profissional ou professor auxiliar acompanhe o aluno para apoio individual. Durante as atividades em grupo, assegure-se de que os alunos com TEA compreendam suas funções e sintam-se incluídos. Estimule os colegas a serem compreensivos e acolhedores, promovendo um ambiente onde todos se sintam seguros para participar. Lembre-se de respeitar o tempo de processamento de cada aluno e de fornecer feedback construtivo em um tom positivo e motivador.

Avaliação

Os processos avaliativos da atividade serão conduzidos de maneira contínua e dinâmica, usando métodos diversificados para atender às necessidades dos alunos. A avaliação formativa estará presente ao longo da atividade, com observação direta do engajamento e participação ativa dos alunos. Serão realizados feedbacks instantâneos após cada tarefa, garantindo que os alunos compreendam o sentido dos valores praticados e sugestões de melhoria sejam compartilhadas. A avaliação também incluirá um componente de autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre sua própria contribuição e entendimento dos valores discutidos. Para alunos com necessidades específicas, adaptações nos critérios de avaliação serão aplicadas, assegurando igualdade de oportunidades e inclusão.

  • Observação direta do engajamento e participação dos alunos.
  • Feedback imediato após cada tarefa para reforçar o aprendizado.
  • Autoavaliação para reflexão pessoal dos alunos sobre suas contribuições.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais necessários para a marcação das estações e os desafios a serem realizados em cada uma, além de fichas de avaliação e reflexão para os alunos. O espaço físico deve ser amplo e seguro, propício para a realização de uma corrida com várias paradas. Será necessário um cronômetro para controlar o tempo, cartões ilustrativos dos valores para cada estação e recursos audiovisuais para introdução dos temas.

  • Material para marcação das estações e desafios.
  • Fichas de avaliação e reflexão para os alunos.
  • Cronômetro e cartões ilustrativos dos valores.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da sobrecarga que os professores enfrentam, mas é essencial garantir a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), recomenda-se o uso de instruções visuais claras e simplificadas, promovendo a familiarização antecipada com a atividade e incentivando a colaboração em pares ou grupos pequenos, o que pode ajudar na interação social e no cumprimento das tarefas. Recorrer a momentos de pausa para permitir a autorregulação e preparar o ambiente para que não haja muitos estímulos que possam distrair ou sobrecarregar. Recursos visuais e estratégias de comunicação claras são fundamentais para garantir o sucesso e o bem-estar de todos os alunos.

  • Instruções visuais claras e simplificadas.
  • Familiarização antecipada com a atividade.
  • Colaboração em pares ou grupos pequenos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo