Nesta atividade prática, visando utilizar a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos, o professor irá desenhar no chão da quadra ou da sala de aula, um grande tabuleiro contendo várias casas. Cada casa do tabuleiro terá um pequeno desafio de ginástica, variando desde posições básicas até pequenas coreografias coletivas. Os alunos, organizados em equipes, jogarão um dado para avançar pelo tabuleiro e enfrentar os desafios nas casas em que pararem. Esta atividade tem a finalidade de desenvolver habilidades físicas, promover o trabalho em equipe e incentivar os alunos a pensar estrategicamente para superar desafios físicos com segurança, alinhando-se com a habilidade EF35EF08 da BNCC. Esta metodologia ativa promove engajamento, diversão e aprendizado significativo, tornando a experiência educativa mais rica e memorável para os alunos.
A principal intenção desta atividade é promover o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos por meio de desafios de ginástica em um ambiente lúdico e cooperativo. Os objetivos específicos incluem incentivar o planejamento e a execução de estratégias para superar os desafios propostos, promover o respeito mútuo, o trabalho em equipe e a conscientização sobre a segurança durante a prática de atividades físicas. Além disso, visa proporcionar a valorização das diferentes habilidades individuais dentro de um contexto coletivo, incentivando uma atitude positiva em relação ao exercício físico e à saúde.
Durante esta atividade, os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos da ginástica geral, incluindo diferentes tipos de movimentos, posições e coreografias simples que podem ser realizadas individualmente ou em grupo. A utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos para ensinar e praticar esses conceitos permite que os alunos vivenciem a ginástica de uma maneira divertida e envolvente, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa.
Esta atividade será realizada por meio de um jogo físico e interativo no qual os alunos, divididos em equipes, avançam em um tabuleiro desenhado no chão ao lançar um dado. Cada casa do tabuleiro contém um desafio de ginástica que deve ser enfrentado pela equipe. A seleção de atividades será variada para abranger um amplo espectro de movimentos e posições de ginástica, de simples a mais complexos, incentivando os alunos a trabalhar juntos para superar cada desafio. Além disso, a reflexão e discussão em grupo sobre as estratégias utilizadas para superar os desafios reforçarão o aprendizado e promoverão a integração da turma.
A carga horária total da atividade será de 1 hora, estruturada em 1.2 aulas de 50 minutos. Durante o primeiro encontro, os conceitos básicos serão introduzidos e a atividade principal começará. A parte restante do tempo será dedicada à continuação da atividade, discussões, reflexões e feedback sobre a experiência.
A avaliação desta atividade baseada em jogos enfocará o envolvimento dos alunos, a cooperação da equipe, a habilidade em superar os desafios de ginástica e a aplicação de estratégias eficazes. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de refletir sobre suas ações e sobre como eles trabalharam como uma equipe, incentivando a autoavaliação e a avaliação pelos colegas. Também será considerado a maneira como os alunos abordaram os desafios com segurança e respeito pelos colegas.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples, tais como giz para desenhar o tabuleiro no chão e um dado grande para determinar o número de casas que cada equipe avançará. Além disso, será importante dispor de um espaço adequado, que pode ser a quadra da escola ou uma sala de aula ampla, garantindo a segurança dos alunos durante o jogo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula