Criação de Jogos Populares

Desenvolvida por: Joad G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e jogos, JOGOS E BRINCADEIRAS

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental criarão seus próprios jogos usando materiais recicláveis, inspirados em brincadeiras populares de matriz indígena e africana. Durante uma aula de 60 minutos, eles serão introduzidos a várias brincadeiras tradicionais e suas regras, estimulando o respeito e a valorização das culturas diversas. Os alunos, em grupos, usarão sua criatividade para planejar e desenvolver versões únicas dos jogos. A culminação da atividade dará a chance a todos os grupos de jogarem e aprenderem novos jogos, promovendo habilidades sociais, colaboração e liderança. A atividade combina o conhecimento das tradições culturais com o desenvolvimento de competências sociais e de resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda das brincadeiras populares de matriz indígena e africana, promovendo o respeito pela diversidade cultural. Os alunos desenvolverão habilidades de planejamento e trabalho em equipe, além de aplicar estratégias criativas para resolver desafios ao criar seus próprios jogos. A atividade visa fortalecer a empatia, colaboração e respeito às diversidade cultural, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Desenvolver a capacidade de planejamento em grupo ao criar jogos.
  • Estimular a criatividade e inovação através do uso de materiais recicláveis.
  • Promover o respeito e valorização de culturas diversas por meio do conhecimento de jogos populares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF01: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
  • EF35EF02: Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.
  • EF35EF03: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado em brincadeiras e jogos populares de matriz indígena e africana, abordando suas características, regras e a importância histórica e cultural. Inclui também o uso de materiais recicláveis, permitindo a criatividade dos alunos na criação de novas versões de jogos, promovendo não apenas a consciência ambiental, mas também respeito e valorização cultural. O curso busca integrar as experiências dos alunos com o aprendizado histórico e cultural, destacando a importância de práticas lúdicas na preservação de tradições e na promoção da interculturalidade.

  • Introdução às brincadeiras e jogos populares de matriz indígena e africana.
  • Planejamento e criação de jogos utilizando materiais recicláveis.
  • Valorização e respeito às culturas diversas através de práticas lúdicas.

Metodologia

A metodologia da atividade inclui uma apresentação inicial das brincadeiras tradicionais, seguida de uma atividade prática de criação de jogos em grupos. O enfoque está nas metodologias ativas, que promovem a aprendizagem baseada em projetos, incentivando os alunos a trabalhar colaborativamente e a participar ativamente na construção do conhecimento. Durante a atividade prática, os alunos utilizam a criatividade e resolução de problemas para desenvolver suas adaptações lúdicas, o que reforça a aprendizagem contextualizada e significativa. A ênfase no trabalho em grupo e protagonismo estudantil incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia e resiliência.

  • Apresentação sobre jogos de matriz indígena e africana.
  • Criação prática de jogos em grupos.
  • Uso de metodologias ativas centradas na colaboração e criatividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, permitindo que alunos explorem a cultura dos jogos indígenas e africanos. Inicia-se com uma introdução teórica, seguida por planejamento e criação em grupos, e finaliza com a apresentação e experimentação dos jogos criados por todos os alunos. A estrutura temporal garante que os alunos tenham tempo suficiente para compreender, criar e refletir sobre as atividades promovidas, enquanto a divisão clara do tempo apoia a concentração e o foco em cada etapa do processo.

  • Aula 1: Introdução aos jogos populares, planejamento e criação em grupos, e finalização com experimentação dos jogos desenvolvidos.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos Populares (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos as diversas brincadeiras tradicionais de matriz indígena e africana, utilizando materiais de apoio informativo como ilustrações e pequenos textos explicativos. Explique a importância cultural e histórica desses jogos e destaque semelhanças e diferenças entre eles. É importante que o professor torne o momento interativo, fazendo perguntas e incentivando os alunos a compartilhar suas experiências com jogos e brincadeiras semelhantes. Observe se os alunos estão compreendendo e se envolvem na discussão.

    Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento de Jogos (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e distribua o material reciclável. Instrua cada grupo a escolher um dos jogos apresentados ou criar uma nova ideia inspirada neles. Permita que os alunos discutam e façam um esboço do jogo, incluindo as regras e a lista de materiais necessários. O professor deve circular entre os grupos, oferecendo sugestões e garantindo que todos participem ativamente do planejamento. Considere anotar algumas ideias dos alunos no quadro como forma de inspiração para outros grupos.

    Momento 3: Criação Prática do Jogo (Estimativa: 15 minutos)
    No momento da criação prática, incentive os grupos a trabalhar juntos no desenvolvimento do jogo seguindo seu planejamento. Estimule a criatividade e inovação na utilização dos materiais recicláveis. É importante que o professor esteja disponível para ajudar na resolução de problemas práticos e esclarecer dúvidas sobre a execução. Este é um excelente momento para fornecer feedback formativo, considerando a colaboração e a originalidade demonstradas pelos alunos.

    Momento 4: Apresentação e Experimentação dos Jogos (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para cada grupo apresentar seu jogo para a turma e explicar suas regras. Permita que os alunos experimentem os jogos criados por outros grupos. Durante esta fase, promova a troca de feedback entre os alunos e incentive a autoavaliação sobre o que aprenderam durante a atividade. O professor deve estar atento ao desenvolvimento das habilidades sociais, como liderança e negociação, durante as interações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mesmo sem alunos com condições específicas identificadas, é sempre útil prever algumas adaptações. Assegure-se de que os materiais visuais utilizados na introdução sejam acessíveis, com cores e imagens claras. Durante as atividades em grupo, tome cuidado para que nenhum aluno fique de fora, promovendo a inclusão e garantindo que todos sejam ouvidos. Incentive o uso de comunicação clara e respeitosa dentro dos grupos e, se possível, tenha alguns materiais recicláveis extras à disposição para atender às necessidades emergentes sem causar interrupções.

Avaliação

A avaliação será baseada em múltiplas abordagens para permitir uma visão holística do aprendizado dos alunos. As opções incluem: feedback formativo contínuo durante a atividade pratica, autoavaliação sobre a experiência de criação dos jogos e participação dos colegas nos jogos criados, e avaliação comparativa das habilidades sociais demonstradas, como colaboração e respeito pela diversidade cultural. Os critérios de avaliação incluem a criatividade no uso de materiais recicláveis, integração de elementos culturais nas criações e a colaboração eficaz em grupo. Exemplos práticos são a observação direta do engajamento dos alunos e coleta de feedback sobre o processo de criação coletiva.

  • Feedback formativo durante a atividade prática.
  • Autoavaliação e reflexão sobre a experiência de criação.
  • Avaliação comparativa das habilidades socioemocionais durante a apresentação e participação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos incluem itens recicláveis comuns, como garrafas plásticas, papelão, e outros utilitários reutilizáveis, que incentivam o pensamento ecológico dos alunos. Além disso, é importante que haja materiais de apoio informativo sobre as culturas indígenas e africanas para contextualizar o conteúdo. A sala deve ser organizada para permitir mobilidade e interação. Nessas atividades educativas práticas, a utilização de recursos simples e acessíveis enriquece a experiência de aprendizagem e promove a sustentabilidade educativa e a criatividade.

  • Materiais recicláveis diversos (garrafas, papelão).
  • Materiais de apoio informativo sobre culturas indígenas e africanas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a carga de trabalho dos professores, por isso propomos estratégias que não gerem grandes onerações, visando garantir inclusão e acessibilidade de forma prática e sem custos adicionais. Assegure que cada aluno, independentemente de suas condicionantes, tenha acesso e participação na atividade. Para isso, sugere-se oferecer diferentes formas de envolvimento na atividade, seja na criação, execução ou apresentação dos jogos. Os materiais disponíveis devem ser adequados a todos os alunos, garantindo fácil manipulação. Manter um diálogo aberto e constante pode ser uma forma eficaz de promover equidade e auxiliar individualmente os alunos que necessitem de suporte complementar.

  • Diversificação na forma de participação nas atividades.
  • Diálogo aberto e suporte individualizado conforme necessário.

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