Volta ao Mundo em Brincadeiras

Desenvolvida por: Rosina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincando pelo Mundo

A atividade 'Volta ao Mundo em Brincadeiras' proporciona aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade de explorar brincadeiras populares de diferentes culturas globais. Os estudantes investigarão e aprenderão sobre as regras de brincadeiras como a amarelinha no Brasil, o 'pular elástico' na China e o 'jogo da estátua' africano. Divididos em grupos, eles terão a chance de praticar e experimentar cada uma dessas atividades recreativas. O objetivo é não apenas promover o conhecimento lúdico-cultural, mas também incentivar o trabalho em equipe, a integração social e a conscientização sobre a diversidade cultural. Ao engajar-se ativamente nessas atividades, os alunos desenvolverão competências sociais e motoras, além de ampliar sua compreensão sobre a importância do patrimônio cultural imaterial do mundo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é ampliar o repertório cultural dos alunos através do contato com brincadeiras de várias partes do mundo, promovendo o entendimento, valorização e recriação dessas práticas culturais. Através do uso de metodologias colaborativas, espera-se desenvolver nos alunos a capacidade de negociação e solução de conflitos durante a prática das brincadeiras, além de incentivar o trabalho em grupo. A atividade visa também proporcionar momentos de fruição e apreciação de diferentes culturas, conectando os alunos a uma visão global e plural do mundo, vital para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos.

  • Explorar brincadeiras tradicionais de diferentes culturas.
  • Promover a valorização do patrimônio cultural imaterial.
  • Desenvolver habilidades sociais por meio do trabalho em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF01: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade visa proporcionar aos alunos vivências práticas e conhecimentos sobre diversas brincadeiras populares globais. Ao focar nas diferenças e particularidades de cada cultura, o currículo prepara os alunos para reconhecer a relevância de tais brincadeiras como expressões culturais significativas. Este contato direto não só promove a convivência social e o respeito à diversidade, como também estimula a criatividade na invenção e adaptação de novas regras e dinâmicas nos jogos. Dessa maneira, os alunos são encourajados a usar a cooperação e o diálogo como ferramentas para enfrentar desafios, promovendo a inovação e a criação em brincadeiras coletivas.

  • Estudo de brincadeiras populares de diversos países.
  • Contextualização histórica e cultural das brincadeiras.
  • Prática e vivência de brincadeiras em grupo.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade é centrada na prática colaborativa e no aprendizado experiencial. Ao dividir os alunos em grupos para explorar cada brincadeira, a estratégia visa incentivar a liderança, a tomada de decisões e o respeito mútuo. Sem o uso de recursos digitais, cada grupo terá que depender de comunicação eficaz e criatividade para entender e aplicar as regras de cada jogo. Trabalhar com jogos de diferentes culturas incentiva a curiosidade e a abertura para novas experiências, aspectos fundamentais para a formação de um comportamento ético e respeitoso nas relações intersociais. Isso fomenta também uma educação física inclusiva, onde o foco está no processo de aprendizagem e menos no desempenho.

  • Organização em grupos para a prática em equipe.
  • Experiência prática e observação de brincadeiras.
  • Discussão e adaptação criativa de regras.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em uma aula de 40 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de imergir em uma experiência prática e cultural enriquecedora. Apesar da limitação de tempo, a aula prática visa proporcionar um contato direto com as brincadeiras, permitindo que os alunos desenvolvam um entendimento e apreciação básicos dessas atividades culturais. Dividida em seções específicas, a aula começa com uma introdução teórica rápida sobre cada brincadeira, seguida da formação de grupos para prática e, por fim, uma breve reflexão grupal e conclusão. Essa dinâmica permite que todos tenham a chance de participar ativamente, garantindo uma aprendizagem prática e coesa.

  • Aula 1: Introdução teórica às brincadeiras e formação de grupos para prática e reflexão conjunta.
  • Momento 1: Apresentação das Brincadeiras (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema 'Volta ao Mundo em Brincadeiras'. Explique que os alunos aprenderão sobre diferentes brincadeiras de vários países, como Brasil, China e África. Utilize um mapa-múndi para mostrar onde essas brincadeiras são praticadas e associe cada uma a um país específico. É importante que você destaque a relevância cultural de cada uma dessas brincadeiras. Ao final, permita que os alunos façam perguntas sobre o tema.

    Momento 2: Debate sobre a Diversidade Cultural (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a participarem de um debate sobre a importância de conhecer e respeitar diferentes culturas. Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam como as brincadeiras refletem a cultura local de cada país. Após a discussão, peça que cada grupo compartilhe suas ideias com a turma. Observe se os alunos estão demonstrando compreensão sobre a diversidade cultural. Intervenha quando necessário para corrigir mal-entendidos.

    Momento 3: Formação de Grupos para Prática (Estimativa: 10 minutos)
    Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique que cada grupo será responsável por pesquisar, aprender e praticar uma das brincadeiras nas próximas aulas. Ajude na formação dos grupos, garantindo que todos os alunos estejam confortáveis e integrados. Permita que escolham as brincadeiras que mais lhes interessam, mas garanta uma distribuição equilibrada. Avalie a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e se organizar.

    Momento 4: Reflexão Conjunta sobre Competências Sociais (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma breve reflexão sobre quais habilidades sociais são importantes para o sucesso em atividades em grupo, como trabalho em equipe e liderança. Pergunte aos alunos como eles podem aplicar essas habilidades durante as atividades práticas das brincadeiras. Incentive a participação de todos e mantenha um ambiente inclusivo e respeitoso. Use essa oportunidade para promover o autoconceito positivo e a percepção de importância do indivíduo no grupo.

Avaliação

O processo de avaliação desta atividade será composto por diversas metodologias para garantir um entendimento profundo e desenvolvimento das habilidades propostas. Primeiramente, a Observação Direta será utilizada para avaliar a participação, colaboração e atitudes dos alunos durante as brincadeiras. Isto incluirá a análise de habilidades sociais, como negociação e resolução de conflitos, observando a interação entre pares. Adicionalmente, será empregada uma Autoavaliação, onde os alunos irão refletir sobre sua experiência e contribuição em grupo, promovendo o autoconhecimento e a autorregulação.Em termos de Feedback Formativo, o professor fornecerá orientações contínuas durante a prática para guiar o aprendizado, oferecendo elogios e conselhos construtivos. Isto permitirá uma correção de rota imediata e o aperfeiçoamento das práticas adotadas, incentivando também a reflexão crítica. A avaliação somativa por meio de um Relatório Reflexivo, em que cada grupo sintetiza suas experiências e aprendizados sobre as brincadeiras, permitirá consolidar o aprendizado das competências culturais e sociais desenvolvidas.

  • Observação Direta: Avaliação da participação e habilidades sociais em tempo real.
  • Autoavaliação: Reflexão individual sobre a interação e contribuição na atividade.
  • Feedback Formativo: Orientação contínua durante a prática para reforço da aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos para a realização desta atividade foram pensados para serem simples, mas eficazes, permitindo que todos os alunos possam participar sem impedimentos. Serão utilizados materiais já existentes ou facilmente acessíveis, como cordas para a prática do 'pular elástico' e giz para desenhar a 'amarelinha', demonstrando uma abordagem econômica e sustentável. Além dos materiais físicos, a criação de um espaço seguro e inclusivo para prática será priorizada, garantido que a área esteja livre de obstáculos e seja acessível a todos os alunos, promovendo a segurança e conforto durante a atividade. Esta preparação cuidadosa dos recursos e ambiente é essencial para facilitar o aprendizado e a interação entre todos os participantes.

  • Cordas para 'pular elástico'
  • Giz para marcar 'amarelinha'
  • Espaço aberto seguro para os jogos

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho cotidiano do professor pode ser bastante desafiador, mas garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos é um compromisso que traz benefícios substanciais para a turma. A atividade foi planejada de forma a garantir que todos os alunos participem de modo igualitário. Adaptar os jogos para que não demandem habilidades físicas específicas e encorajar a criação de regras que promovam a equidade são passos fundamentais. Embora não haja alunos com necessidades especiais identificadas, é sempre recomendável que a comunicação seja clara e inclusiva, garantindo que todos compreendam as instruções. Fomentar um ambiente de aceitação e empatia, onde cada aluno é respeitado e suas ideias são valorizadas, é um passo vital para trabalhar a diversidade cultural e social.

  • Adaptação das atividades para participação de todos.
  • Criação de regras que promovam equidade e cooperação.
  • Comunicação clara e inclusiva para compreensibilidade.

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