Driblando com Estilo

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Esportes

Esta atividade foi projetada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e tem como foco o desenvolvimento da habilidade de drible no futsal. A aula proporciona um ambiente interativo e desafiador onde os alunos poderão aprimorar suas capacidades motoras e estratégias cognitivas através de um circuito com cones coloridos. Nele, as crianças deverão Driblar e conduzir a bola, praticando movimentos como o elástico, o chapéu e dribles de corpo. Além de incrementar a coordenação motora, espera-se que os alunos sejam capazes de fomentar a integração social e a criatividade, uma vez que terão a oportunidade de compartilhar e aperfeiçoar suas próprias técnicas de drible. Essa atividade, portanto, não só desperta o interesse pelo esporte como promove habilidades sociais e cognitivas, respeitando as capacidades próprias dessa faixa etária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são essencialmente voltados para a melhora das habilidades motoras e cognitivas, além de promover um ambiente de colaboração e criatividade. Espera-se que os alunos consigam coordenar movimentos complexos ao executar dribles e condução de bola, estimulando assim o desenvolvimento pleno da habilidade motora relacionada ao esporte. Outro objetivo é o de promover a autoconfiança, já que os alunos poderão explorar e demonstrar suas técnicas pessoais. Por meio dessa experiência, incentiva-se também a socialização entre os pares, ao impulsionar a interação e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para a formação integral do aluno. Finalmente, a atividade visa despertar nos alunos um sentido de responsabilidade e respeito pelo próximo, contribuindo para o desenvolvimento harmônico das competências relacionadas à justiça e igualdade nas práticas esportivas.

  • Desenvolver habilidades motoras relacionadas a dribles no futsal.
  • Estimular a criatividade na execução de movimentos esportivos.
  • Promover a socialização e colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a responsabilidade e o respeito no contexto esportivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF01: Participar de brincadeiras e jogos, respeitando as regras e colaborando com os colegas.
  • EF35EF04: Experimentar e fruir diferentes práticas corporais, respeitando e valorizando seus limites e necessidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para essa atividade se concentra no desenvolvimento de habilidades motoras específicas ao drible no futsal, bem como no incentivo à criatividade tática e ao pensamento estratégico dos alunos. Além dos aspectos técnicos, o programa inclui a promoção de habilidades sociais através de práticas colaborativas, buscando integrar o respeito, a inclusão e a consciência coletiva na rotina esportiva dos alunos.

  • Técnicas de dribles no futsal.
  • Estratégias de condução de bola.
  • Cooperação e integração social no esporte.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade utiliza uma abordagem prática, centrada no aluno e com foco na experimentação direta das técnicas de drible. Esta abordagem é embasada em metodologias ativas que valorizam a prática consciente, permitindo que cada aluno explore e refine suas habilidades motoras através de exercícios práticos em um circuito dinâmico. A facilitação do professor será essencial para observar, orientar e incentivar, além de fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo e encorajar múltiplas tentativas e adaptações pessoais das técnicas esportivas.

  • Prática orientada em circuito de dribles.
  • Feedback contínuo e suporte pedagógico.
  • Aprendizagem colaborativa e entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade prevê uma única aula de 50 minutos para permitir uma experiência de aprendizado intensa e concentrada. Durante esse período, os alunos passarão por diferentes etapas no circuito, dedicando tempo tanto à prática individual quanto coletiva. A organização da aula será fluida, estimulando os alunos a compartilhar seus aprendizados e técnicas ao final da atividade, para reforçar o desenvolvimento coletivo e individual.

  • Aula 1: Apresentação das técnicas de drible e circuito prático com cones coloridos.
  • Momento 1: Introdução às Técnicas de Drible (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o objetivo principal: desenvolver habilidades de drible no futsal. Apresente as técnicas a serem praticadas, como o elástico, o chapéu e dribles de corpo. Use demonstrações visuais para reforçar o aprendizado e incentive os alunos a fazerem perguntas para garantir que conceitos básicos tenham sido entendidos.

    Momento 2: Demonstração Prática das Técnicas (Estimativa: 10 minutos)
    Peça a alguns alunos voluntários para demonstrar os movimentos sob supervisão. Dê feedbacks imediatos, elogiando os esforços e corrigindo posturas e movimentos, quando necessário. Reforce a importância da criatividade ao executar diferentes tipos de dribles.

    Momento 3: Prática Individual em Circuito (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os cones coloridos de modo que formem um circuito que os alunos precisarão completar usando as técnicas de drible apresentadas. Permita que cada aluno pratique individualmente, por cerca de 3 minutos, enquanto você observa atentamente e oferece feedback imediato. Enfatize a importância do controle de bola e precisão.

    Momento 4: Atividade Colaborativa e Competição Amistosa (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e organize uma competição amistosa de dribles pelo circuito, onde cada grupo torce pelos colegas. Utilize essa atividade para fortalecer o trabalho em equipe. Avalie o desempenho com base na criatividade e no espírito esportivo, mais do que na técnica perfeita. Incentive o respeito e a cooperação.

    Momento 5: Avaliação e Feedback Coletivo (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma rápida sessão de feedback coletivo, permitindo que os alunos compartilhem como se sentiram sobre suas performances e o que aprenderam. Faça perguntas abertas e incentive a autoavaliação e os comentários construtivos entre os pares. Ressalte progressos e áreas de melhoria.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Crie oportunidades para que todos os alunos possam participar plenamente das atividades, ajustando a dificuldade do circuito, se necessário. É importante que cada aluno se sinta incluído, portanto, ofereça alternativas para as crianças que acharem difícil executar certos movimentos. Considere grupos heterogêneos que possam apoiar colegas com diferenças de habilidades, promovendo a cooperação e a empatia. Explique que todos têm algo valioso a contribuir e que o aprendizado no esporte vai além das habilidades físicas.

Avaliação

A avaliação da atividade será focada em três componentes principais: técnica, social e reflexivo. Primeiramente, a avaliação técnica observará o cumprimento das habilidades de drible durante o circuito. Em segundo lugar, a avaliação social abordará a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e respeitar as diferenças dos colegas. Finalmente, a avaliação reflexiva oportunizará aos alunos ponderarem sobre suas experiências e desafios ocorridos durante a prática. Utilizando-se de autoavaliações, observação do professor e feedback entre pares, esta atividade garante a apreciação de diferentes dimensões do aprendizado, além de fomentar o desenvolvimento crítico e envolvimento igualitário no ambiente da educação física.

  • Avaliação técnica de execução de dribles.
  • Autoavaliação e feedback entre colegas.
  • Observação contínua pelo professor.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos simples e acessíveis como bolas de futsal, cones coloridos para o circuito e um espaço adequado para a montagem do percurso. Esses materiais são suficientes para incentivar a prática esportiva e não geram ônus significativos. Além disso, o uso de feedback verbal entre alunos e professor promove suporte imediato sem a necessidade de equipamentos tecnológicos complexos, assegurando que o foco permaneça na experiência prática e nas interações sociais entre os participantes.

  • Bolas de futsal.
  • Cones coloridos.
  • Espaço amplo para circuito.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que, mesmo sem a presença de deficiências especificadas, é crucial proceder com atenção à diversidade presente na sala de aula. Assim, algumas estratégias práticas podem ser implementadas para assegurar que todos os alunos se sintam acolhidos e motivados a participar de maneira plena. Por exemplo, o circuito pode ser adaptado em extensão e complexidade, permitindo que alunos em diferentes níveis de habilidade possam colocar em prática as suas competências enquanto são apoiados por colegas e pelo professor. Sugere-se a criação de grupos heterogêneos onde a cooperação é incentivada através do apoio mútuo, maximizando os benefícios sociais e emocionais para cada aluno. Encorajamos também o uso de marcações visuais claras nos cones e uma linguagem clara e encorajadora durante a facilitação da aula. Essas práticas simples criam um ambiente respeitoso e inclusivo, sem a necessidade de recursos adicionais caros ou complexos.

  • Adaptação do circuito para diferentes habilidades.
  • Marcação visual clara e encorajamento verbal.
  • Formação de grupos heterogêneos para apoio mútuo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo