Recriando Brincadeiras Tradicionais

Desenvolvida por: Leonar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e Jogos Populares Brasileiros

Esta atividade tem como objetivo incentivar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a pesquisar, discutir, adaptar e ensinar brincadeiras e jogos populares brasileiros, com ênfase nas contribuições indígenas e africanas. A atividade inicia-se com uma pesquisa em grupo sobre diferentes brincadeiras e jogos, seguida de uma discussão coletiva acerca de suas origens, significados e relevância cultural. Posteriormente, cada grupo escolherá uma brincadeira para recriar de maneira criativa, levando em conta o espaço físico disponível e os materiais a serem utilizados. A conclusão da atividade se dá com a organização de oficinas pelos grupos, onde ensinarão os jogos recriados aos colegas, culminando em um festival de jogos na escola, permitindo que todos experimentem as diversas brincadeiras adaptadas.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, visa-se fomentar nos alunos a valorização das tradições culturais brasileiras, com foco nas suas raízes indígenas e africanas, desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade, além de promover o respeito pela diversidade cultural. Pretende-se que os alunos compreendam a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural representado pelos jogos e brincadeiras e sua influência na construção da identidade cultural brasileira.

  • Valorizar as tradições culturais brasileiras.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade na adaptação das brincadeiras.
  • Promover o respeito pela diversidade cultural.
  • Compreender a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo das origens e significados das brincadeiras e jogos populares brasileiros, enfocando as contribuições indígenas e africanas. Abordará também técnicas de pesquisa, discussão em grupo, adaptação criativa de jogos e a organização de eventos culturais na escola.

  • Origens e significados das brincadeiras e jogos populares
  • Contribuições indígenas e africanas
  • Técnicas de pesquisa e discussão em grupo
  • Adaptação criativa de jogos
  • Organização de eventos culturais na escola

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada para engajar os alunos na pesquisa, adaptação e ensino de jogos. Esta abordagem prioriza a experiência prática, estimulando a autonomia dos alunos na aprendizagem e favorecendo a criatividade, a interação social e o pensamento crítico.

  • Divisão da turma em grupos para pesquisa e discussão
  • Seleção e adaptação criativa de uma brincadeira ou jogo
  • Organização de oficinas para ensinar o jogo adaptado
  • Realização de um festival de jogos na escola

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 20 horas, divididas em 24 aulas de 50 minutos. Inicialmente, serão dedicadas 4 aulas para a pesquisa e discussão das brincadeiras, seguidas de 8 aulas para o planejamento e preparação das adaptações. As 8 aulas seguintes serão destinadas à organização das oficinas e, finalmente, serão utilizadas 4 aulas para a realização do festival de jogos.

  • Aula 1-4: Pesquisa e discussão das brincadeiras
  • Aula 5-12: Planejamento e preparação das adaptações
  • Aula 13-20: Organização das oficinas
  • Aula 21-24: Realização do festival de jogos

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade, desde a pesquisa até a organização do festival. Será avaliada a capacidade de pesquisa, o trabalho em equipe, a criatividade nas adaptações e a habilidade de ensinar a brincadeira aos colegas. Um relatório de grupo sobre o processo de adaptação e a experiência na oficina também fará parte da avaliação. Serão considerados ainda o envolvimento e a interação dos alunos durante o festival de jogos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais de pesquisa (livros, internet), materiais para a criação e adaptação dos jogos (papel, canetas, tecidos, cordas) e espaço físico (sala de aula, pátio da escola). Equipamentos de áudio e vídeo podem ser utilizados para documentar e apresentar os trabalhos.

  • Materiais de pesquisa
  • Materiais para criação e adaptação dos jogos
  • Espaço físico adequado
  • Equipamentos de áudio e vídeo

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