Resgatando o Pique-esconde

Desenvolvida por: Nathan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e Jogos

A atividade 'Resgatando o Pique-esconde' propõe engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma vivência prática e colaborativa do tradicional jogo de pique-esconde. Este jogo promoverá a interação social, a cooperação, e o desenvolvimento motor e estratégico dos alunos, além de resgatar um patrimônio cultural de grande importância. Iniciaremos com um brainstorming para relembrar as regras do jogo e discutir adaptações para garantir a segurança e a inclusão de todos os participantes, respeitando as particularidades dos alunos, especialmente aqueles com TDAH, transtornos de ansiedade e dificuldades motoras. Durante a atividade, os alunos serão incentivados a colaborar entre si, desenvolvendo a sensibilidade para questões de justiça e igualdade, enquanto planejam estratégias em equipe. Esta dinâmica não somente estimula a participação ativa e planejada, como também promove a autorregulação emocional e a mediação de conflitos. Será um momento de descontração que permitirá o desenvolvimento de habilidades importantes em um ambiente acolhedor e seguro, sem a utilização de recursos digitais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver habilidades físicas, cognitivas e sociais dos alunos através de um jogo tradicional adaptado, promovendo a cooperação e a interação entre os participantes. A atividade está alinhada às diretrizes da BNCC, incentivando a experimentação de jogos populares, o planejamento estratégico e a descrição das atividades por meio de múltiplas linguagens. Visa-se, além disso, a promoção da inclusão e acessibilidade, considerando as especificidades dos alunos com TDAH, transtornos de ansiedade e dificuldades motoras, garantindo que todos se sintam parte ativa e segura do processo.

  • Desenvolver habilidades motoras através da prática de jogos populares.
  • Estimular o pensamento estratégico e a resolução de problemas em equipe.
  • Promover a inclusão e a participação equitativa de todos os alunos na atividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF01: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
  • EF35EF02: Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.
  • EF35EF03: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o resgate e a adaptação do pique-esconde para promover a ampla inclusão e interação dos alunos, utilizando o jogo como ferramenta pedagógica para desenvolver competências físicas e cognitivas. O jogo será explorado em sua dimensão educativa e histórica, permitindo aos alunos uma vivência que integra aspectos culturais e físicos, fundamentais para a formação integral propondo uma visão crítica e reflexiva sobre a prática e sua relevância.

  • Revisão e adaptação das regras do pique-esconde.
  • Planejamento de estratégias coletivas e individuais.
  • Participação ativa e mediada em jogos cooperativos.
  • Discussão sobre a importância do jogo como patrimônio cultural.

Metodologia

A metodologia pedagógica baseia-se em atividades práticas, reflexivas e colaborativas, incentivando os alunos a assumir papéis ativos na aprendizagem. A atividade será introduzida por meio de brainstormings e discussões em grupo que permitam ajustes e assegurar a segurança e inclusão de todos. Serão implementadas dinâmicas de grupo para estimular o planejamento estratégico e reflexão sobre o jogo. Fomentamos a autoavaliação e a mediada reflexão pós-jogo, a fim de apoiar a internalização das experiências vividas e a aplicação do aprendizado em outros contextos. Tais metodologias permitirão que os alunos experimentem diretamente as habilidades sociais e motoras visadas.

  • Discussões em grupo para adaptação das regras.
  • Planejamento colaborativo de estratégias de jogo.
  • Acompanhamento e mediação do professor para garantir participação equitativa.
  • Reflexões pós-jogo para autoavaliação das estratégias utilizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será organizado em uma aula de 60 minutos. A aula possibilitará o desenvolvimento gradativo das habilidades, desde a introdução e discussão inicial até a reflexão pós-atividade. Serão abordadas todas as fases do planejamento e execução do jogo, incentivando a participação ativa dos alunos em cada etapa. A aula é estruturada de forma a garantir tempo suficiente para as adaptações requeridas pelo grupo e as necessidades individuais dos estudantes, favorecendo um ambiente acolhedor e inclusivo.

  • Aula 1: Iniciaremos a aula com um brainstorming para relembrar as regras do pique-esconde e discutir possíveis adaptações. Seguiremos com a prática do jogo em ambiente seguro, finalizando com uma reflexão coletiva sobre a experiência e estratégias utilizadas.
  • Momento 1: Brainstorming sobre as regras do pique-esconde (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula convidando os alunos para formarem um círculo. Explique que o objetivo é relembrar as regras do pique-esconde. Permita que cada aluno contribua com uma regra ou experiência pessoal sobre o jogo. Incentive a discussão sobre adaptações possíveis para garantir a segurança e inclusão de todos. É importante que o professor anote as sugestões em um quadro ou papel grande para referência durante a atividade. Observe se todos os alunos estão participando e incentive aqueles que são mais tímidos a contribuírem.

    Momento 2: Prática do jogo em ambiente seguro (Estimativa: 30 minutos)
    Leve os alunos para um espaço ao ar livre previamente delimitado com cones ou marcadores. Antes de começar, revise as regras e adaptações consensuais discutidas anteriormente. Divida a turma em grupos menores e, enquanto cada grupo joga, observe a participação e cooperação entre os alunos. Intervenha quando necessário para mediar conflitos ou incentivar a participação. Incentive os alunos a pensarem em estratégias em equipe para procurar ou se esconderem. Avaliação formativa pode ser feita observando o envolvimento e interação dos alunos durante o jogo.

    Momento 3: Reflexão coletiva sobre a experiência e estratégias (Estimativa: 15 minutos)
    Ao retornar à sala de aula, peça que os alunos se reúnam novamente em círculo. Permita que cada aluno compartilhe sua experiência, destacando o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado nas próximas jogadas. Incentive a autoavaliação, permitindo que os alunos identifiquem suas contribuições e oportunidades de crescimento. Ofereça feedback construtivo e crie um ambiente seguro para que alunos expressem suas perspectivas. Utilize essa discussão para reforçar a importância do jogo como patrimônio cultural e a habilidade de trabalhar em equipe.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, mantenha as instruções curtas e diretas, e lembre-os regularmente das regras e próximas etapas do jogo. Para alunos com transtornos de ansiedade, assegure-se de que o ambiente seja acolhedor e incentive a participação no ritmo deles, evitando pressão excessiva. Para alunos com dificuldades motoras, permita que escolham papéis no jogo que sejam confortáveis para suas habilidades e considere ajustar regras ou tarefas para adaptação individual. Lembre-se de que sua função é criar um ambiente inclusivo, incentivando todos a participarem e compartilharem suas vivências. Apoie-se na ajuda dos próprios alunos para melhorar a inclusão, destacando a importância da empatia e cooperação entre eles. Parabéns por sua dedicação à inclusão na educação!

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade considerará múltiplas metodologias, adaptáveis ao contexto e às condições dos alunos. A avaliação formativa será utilizada durante o jogo, observando o engajamento e a cooperação dos alunos. Critérios como a participação, a demonstração de habilidades motoras e cognitivas, bem como a capacidade de adaptação às regras e planejamento serão avaliados. O feedback será contínuo e construtivo, incentivando a autoavaliação dos alunos sobre seu desempenho e contribuição coletiva. Exemplos práticos incluem envolver os alunos em discussões sobre o que funcionou bem e o que pode ser melhorado, promovendo um ambiente de aprendizado reflexivo e colaborativo.

  • Avaliação formativa baseada em observação do engajamento e interação dos alunos.
  • Feedback contínuo e construtivo para apoio e desenvolvimento.
  • Autoavaliação dos alunos sobre suas estratégias e contribuições para o jogo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais simples e acessíveis, sem a necessidade de tecnologia digital. Utilizaremos o espaço ao ar livre ou uma área ampla dentro da escola para garantir segurança e conforto durante o jogo. Cones ou outros marcadores serão utilizados para delimitar áreas de jogo. Incentivamos os alunos a trazerem elementos pessoais, como bonés ou lenços, para complementar o reconhecimento das 'casas' ou áreas seguras, promovendo senso de pertencimento.

  • Espaço ao ar livre ou área ampla delimitada.
  • Cones e/ou marcadores para delimitar áreas de jogo.
  • Itens pessoais dos alunos para marcação de áreas seguras.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as várias demandas impostas aos professores e oferecemos estratégias práticas para tornar a atividade acessível a todos os alunos sem incorrer em custos elevados ou maior carga de trabalho. Para alunos com TDAH, ofereceremos tarefas claras com comandos curtos e intervalos regulares de feedback, assegurando estrutura e foco. Para os alunos com transtornos de ansiedade, o ambiente será seguro e previsível, e as regras do jogo serão explicadas em detalhes, possibilitando o controle sobre a situação. Para alunos com dificuldades motoras, faremos adaptações no espaço e nas tarefas do jogo, promovendo o uso de tecnologias assistivas e a colaboração entre os colegas. Estratégias como avaliação contínua da eficácia das adaptações e ajustes conforme necessário serão aplicadas.

  • Adaptações de espaço e regras para alunos com dificuldades motoras.
  • Tarefas claras e feedback regular para alunos com TDAH.
  • Ambiente seguro e previsível para alunos com transtornos de ansiedade.

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