A atividade 'Caça ao Tesouro Tecnológico' é uma proposta inovadora que alia a diversão da caça ao tesouro com a utilização consciente da tecnologia, engajando alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma jornada de descobertas e desafios físicos e cognitivos. Durante a atividade, os alunos serão divididos em equipes. Cada equipe usará tablets ou smartphones para receber e resolver enigmas e charadas, guiar-se até locais determinados na escola ou no pátio externo, onde terão de realizar atividades físicas específicas (como saltos, corridas curtas e exercícios de agilidade) para desbloquear a próxima pista no aplicativo. Além de promover a cooperação e o pensamento lógico, esta atividade visa estimular a movimentação e a atividade física, incorporando a tecnologia de maneira produtiva e saudável.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa, que integre tecnologia, atividade física e trabalho em equipe. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico ao enfrentar os desafios propostos nas charadas e enigmas. Além disso, a atividade visa incentivar a prática de exercícios físicos, destacando a importância da saúde corporal. Fomentar a cooperação e a comunicação entre os alunos também se faz essencial, uma vez que o trabalho em equipe será crucial para o sucesso na caça ao tesouro.
A atividade está estruturada em torno de três eixos centrais: tecnologia, atividade física e resolução de problemas. A tecnologia é usada como ferramenta para guiar os alunos através das pistas, integrando aprendizados digitais com experiências reais. A atividade física é incorporada como um componente essencial para desbloquear cada etapa do jogo, reforçando a importância do exercício para a saúde. O desafio de resolver charadas e enigmas estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades valiosas tanto na escola quanto na vida cotidiana.
Esta atividade emprega a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, estimulando os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado. Ao envolvê-los em uma caça ao tesouro, desafia-se os estudantes a aplicar conhecimentos, resolver problemas, e trabalhar em equipe, enquanto se movimentam fisicamente. Por meio de enigmas que requerem habilidades cognitivas e tarefas que exigem esforço físico, os alunos experimentam um aprendizado holístico, no qual corpo e mente são igualmente engajados.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, será feita a introdução da atividade e formação das equipes. As duas aulas seguintes serão dedicadas à execução da caça ao tesouro. Na última aula, será feita uma reflexão coletiva sobre a experiência, abordando os aprendizados e as habilidades desenvolvidas durante a atividade.
A avaliação da atividade Caça ao Tesouro Tecnológico será formativa e processual, focando no envolvimento dos alunos durante a atividade, capacidade de trabalho em equipe, aplicação de habilidades de resolução de problemas, e participação nas atividades físicas. A observação direta por parte dos professores permitirá avaliar as competências desenvolvidas. Além disso, os estudantes serão encorajados a refletir sobre suas experiências e aprendizados, compartilhando feedbacks que serão essenciais para a avaliação final.
Para a realização desta atividade, será necessário dispor de tablets ou smartphones com acesso à internet e um aplicativo de caça ao tesouro especialmente desenvolvido para este fim. Além disso, será preciso organizar os espaços externos e internos da escola que serão utilizados como pontos de desafio, garantindo a segurança dos alunos, e providenciar material para as atividades físicas específicas, como cones, cordas e colchonetes.
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