Desafio dos Arremessadores

Desenvolvida por: Tábata (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Esportes de Marcação e Estratégia

O 'Desafio dos Arremessadores' é uma atividade prática planejada para estimular estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem habilidades técnicas e estratégicas relacionadas ao basquetebol, um dos esportes de marca mais populares. Divididos em grupos, os alunos terão o desafio de criar e aplicar estratégias para aprimorar a precisão de seus arremessos e passes, buscando maximizar a marcação de pontos durante o jogo. A atividade se estende para além da prática esportiva, incentivando o trabalho em equipe, a criatividade na resolução de problemas e a reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas estratégias e resultados, compartilhando com os demais colegas os desafios encontrados e como foram superados. Este exercício prático tem como objetivo central fomentar o desenvolvimento de competências essenciais no âmbito do esporte, além de estimular a socialização e a comunicação eficaz entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas do basquetebol, como arremessos e passes, ao mesmo tempo em que fortalece competências interpessoais como trabalho em equipe, comunicação e liderança. O objetivo é que os alunos aprendam a valorizar o processo colaborativo na construção de estratégias para superar desafios, compreendendo a importância da criatividade e da experimentação. Também se busca fomentar a autoconfiança dos estudantes em suas capacidades motoras e cognitivas, preparando-os para a prática esportiva consciente e integrada, respeitando as regras e o espírito de coletividade inerente aos esportes.

  • Desenvolver competências técnicas relacionadas ao basquetebol.
  • Estimular a capacidade de trabalhar em equipe e liderar.
  • Promover a criatividade e a resolução de problemas de forma coletiva.
  • Valorizar o respeito mútuo e a comunicação eficaz entre os participantes.
  • Fomentar a importância da prática esportiva para o desenvolvimento integral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67EF03: Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • EF67EF04: Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
  • EF67EF05: Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda os fundamentos técnicos e táticos do basquetebol, focando no desenvolvimento de habilidades como arremesso, passes e criação de estratégias de jogo. Ao integrar prática e teoria através de metodologias ativas, os alunos são incentivados a refletir sobre suas ações e aprender com seus pares, enriquecendo sua experiência de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

  • Técnicas de arremesso e passes no basquetebol.
  • Criação e aplicação de estratégias de jogo.
  • Regras básicas e espírito do basquetebol.
  • Trabalho em equipe e liderança no contexto esportivo.
  • Análise e reflexão sobre o processo de aprendizagem no esporte.

Metodologia

A metodologia utilizada será baseada em práticas mão-na-massa, permitindo que os alunos aprendam pela experiência direta, e em roda de debates para compartilhamento de estratégias e soluções. A sala de aula invertida será aplicada para que os alunos possam se preparar previamente, e a aprendizagem baseada em jogos incentivará o envolvimento ativo e a dinâmica lúdica na construção do conhecimento.

  • Prática mão-na-massa de técnicas de basquetebol.
  • Roda de debate para discussão de estratégias.
  • Sala de aula invertida com preparação pré-aula.
  • Aprendizagem baseada em jogos e desafios práticos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser executada em duas sessões de 50 minutos cada, abrangendo desde a explicação dos objetivos, passando pela prática efetiva e discussão em grupo, até a apresentação de estratégias e reflexão final.

  • Aula 1: Explicação do projeto, formação dos grupos e início das práticas de arremesso.
  • Aula 2: Continuação da prática, discussões em roda de debate e apresentações das estratégias.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação individual e em grupo, a aplicação das técnicas de basquetebol aprendidas, a criatividade e eficácia das estratégias desenvolvidas, além da capacidade de reflexão e feedback sobre o processo. Serão valorizados tanto o desempenho técnico quanto o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe e comunicação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma quadra de basquetebol ou espaço similar, bolas de basquetebol suficientes para os grupos, coletes diferenciados para divisão das equipes, material para registro das observações e estratégias (papel e caneta ou dispositivos eletrônicos) e acesso a materiais de apoio teórico para a preparação prévia.

  • Quadra de basquetebol ou espaço similar.
  • Bolas de basquetebol.
  • Coletes para divisão de equipes.
  • Materiais de apoio teórico.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo